Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O Ipiranga e os planos de Deus para o Brasil


O prédio do Ipiranga, dentro de certas limitações, em determinados momentos me toca muito, pois representa uma certa grandeza verdadeira, não subjetiva.

Objetivamente falando, o edifício tem certa forma de grandeza que eu definiria assim: uma grandeza de poder, por uma espécie de autoafirmação de si mesmo.

Tendo-se passado no Ipiranga o fato da proclamação da Independência — que pode ser apreciado diversamente —, ali nasceu uma nação. Isso é historicamente incontestável.

No Ipiranga há uma como que emanação de grandeza que provém de todas as coisas. O prédio é grande não apenas fisicamente, mas tem certa grandeza. O parque não é apenas grande, mas tem certa grandeza.

Isto que se deduz meio por imponderáveis, não por uma análise de ambientes e costumes do Ipiranga, mas há algo mais alto que traz consigo uma ressonância: uma grandeza e um futuro que correspondem a um anseio de caráter sobrenatural que há na alma, de uma esperança de algo enorme nas vias de Deus que se realizará.

De um plano natural consideramos um plano histórico e discernimos um plano profético que vai muito além do natural e histórico.

Olhando para os alentours do Ipiranga se tem a impressão de que o horizonte é grande, o ar é puro e que coisas enormes — dir-se-iam coortes de anjos — aguardam o olhar por toda a parte.

Minha impressão é de que isso todo o mundo, ainda que não seja brasileiro, acaba percebendo algo e diz o seguinte: “Você é filho dessa Pátria, mas essa Pátria é mais do que ela mesma. Ela é uma grandeza como que baixada do Céu e em face da qual você tem uma participação e um dever. Viva para isso”.

Essa participação e esse dever são de caráter fundamentalmente religioso, e na linha de Cruzada, de expansão da Fé pelo mundo, do domínio exercido pelo menos sobre uma grande área da Terra para favorecer e estimular todo o bem, e perseguir e reprimir toda forma de mal.

______________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 20 de agosto de 1993. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Setembro/2022.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados