Realengo: Primeiro provável atentado terrorista de inspiração islâmica em território brasileiro.

Realengo, zona oeste da cidade Rio de Janeiro, escola Municipal Tasso da Silveira, dia sete de abril de 2011. Wellington Menezes de Oliveira abre fogo contra crianças que assistiam aula, provocando a morte de 13 estudantes.

Que motivos levaram Wellington a cometer esse crime? Que explicação plausível poderíamos apontar?

Autoridades competentes estão trabalhando para tentar resolver essas questões. Mas enquanto não sai um dado conclusivo da polícia, o que temos são as que correm na grande mídia brasileira.

Lembro, por exemplo, a vasta reportagem da revista “Veja”,  que informa que Wellington meditava sobre o 11/9 (atentado às torres gêmeas em Nova Iorque) e dedicava quatro horas do seu dia lendo o alcorão.

Será que o dia 7 de abril passará para a história do Brasil como o dia do primeiro atentado terrorista de inspiração islâmica em território brasileiro?

Será que as investigações darão “pano para manga”? Não sabemos. Ainda é muito cedo afirmar. Mas é bom ficarmos de olho para ver se foi um episódio isolado, ou algo que se insere num contexto mais vasto do terrorismo islâmico internacional.

E o leitor, o que acha?