Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Formação da Juventude – Como Ajudar


Em janeiro, haverá uma nova Caravana de Jovens e um Acampamento de Formação para a juventude. Para isso, eles precisam de sua ajuda.

Veja, ao final do artigo, como ajudar.

* * *

A juventude não foi feita para o prazer, mas sim para o heroísmo!

A juventudenão foi feita para o prazer, mas sim para o heroísmo!”, afirmou, após suaconversão ao Catolicismo, o poeta francês Paul Claudel.

A alma do jovem, de fato, pode ser comparada a umbotão de flor, estuante de potencialidades, aguardando o momento iminente paradesabrochar, abrindo suas pétalas e dando o máximo de si, até o amadurecimentocompleto no fruto que levará adiante toda a história de sua própria espécie.Basta que o sol possa atingi-lo com seus raios vivificantes, e que a água possachegar qual bênção à terra, para que todo esse progresso chegue a suaplenitude.

Corte-se, entretanto, o passo aos fatoresvivificantes, e o mesmo botão cheio de vida pode se ver fadado ao apodrecimentoprecoce, frustrando as expectativas daquele futuro promissor.

A narrativa do caminhar da juventude na atualidadetem, infelizmente, seguido esse enredo de morte. Chamem-se de falsas luzessedutoras, ou de orvalho envenenado, inúmeros são os fatores que hoje seobservam, responsáveis por seu fenecimento.

A depravação moral é o fator que mais vivamentesalta aos olhos. E vai cavando abismos cada vez maiores, como a compulsão pelapornografia.

Não bastasse a avalanche de imoralidade com que apropaganda envolve o jovem, por todos os lados, agora a depravação passa ainsinuar-se na própria escola, desde a mais tenra idade: é a ideologia degênero, que promete apagar das novas gerações os últimos resquícios dasbarreiras opostas pela natureza à completa promiscuidade.

E o que dizer das drogas? Prometem ao jovem um mundode fantasia, a evasão de todo sofrimento… em troca da ruína da saúde, do vigorjuvenil que é a garantia do progresso de qualquer nação. E eis que as própriasinstituições responsáveis por custodiar esse progresso ameaçam legalizar essasterríveis substâncias, quais “sacramentos” demoníacos!

Evasão da realidade, mundo de fantasia… não é a issoque leva também o mundo virtual – videogames, redes sociais, etc.? Tão ou mais atraente que as drogas, e deaparência inofensiva, vem se revelando outra potentíssima arma na destruição dajuventude, e veículo para todos os outros males.

No fim do túnel está o Príncipe das Trevas,convidando, através de doutrinas as mais perversas, a juventude já perdida aadorá-lo, e a entregar-lhe, em supremo sacrifício, a própria vida!

Bem tinha razão o poeta francês. A graça de Deus,resgatando-o das trevas da incredulidade, fez-lhe ver, num relance salvador, ofrustrante caminho que lhe aguardava, caso resolvesse soltar suas própriasrédeas.

Não, o jovem não foi feito para atolar-se no prazere atalhar seus dias no nada!

Outro poeta, que experimentou também em si o amargodilema, vencido pela graça exclamou: “Fizestes-nos para vós, Senhor; e nossocoração não descansa enquanto não repousar em Vós!”. Ninguém menos que o grandeSanto Agostinho!

O ardor que todo jovem experimenta, como uma forçairreprimível que o impulsiona, vem, no fundo, do chamado que Deus lhe faz para,como São Paulo, combater o “bom combate” da vida e completar o percurso da lutapelo Bem, guardando a Fé.

Há, portanto, dois caminhos bem definidos,radicalmente antagônicos. Pelas vias largas do prazer, aclamadas pelos louvoresdo mundo, chega-se à destruição de si mesmo em holocausto a Satanás. Pelocaminho do dever, da abnegação, da dedicação a um ideal – cheio dos estímulossobrenaturais – chega-se à plena realização humana, coroada pela verdadeirafelicidade que é o antegozo do Paraíso.

Quando uma sociedade escolhe o primeiro deles,compra sua própria ruína – as provas abundam, basta olhar ao redor… Quando,porém, resolve trilhar o segundo, nada a pode deter na realização do verdadeiroprogresso.

***

Entre as múltiplas lutas a que se dedica, em proldos princípios da civilização cristã, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveirapromove também a formação da juventude. Como coroação dos programas semanaismantidos por núcleos de voluntários distribuídos por várias cidades do Brasil,e como oportunidade para congregar os jovens que vão assim aprendendo a trilharas vias do ideal, o IPCO realiza um encontro nacional no início de cada ano, emconvênio com organizações coirmãs. São cinco dias de programações intensas,balanceadas entre palestras sobre temas culturais, atividades físicas própriasao vigor da idade e outros momentos de convívio. Tudo com vistas afavorecer uma formação sólida do caráter, num ambiente ameno e respeitoso.

Entre as múltiplas lutas a que se dedica, em prol dos princípios da civilização cristã, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira promove também a formação da juventude

Mas, para tornar isso possível, precisamos recorrerà generosidade de nossos mais devotados amigos! Será que é só para lado do malque jorram os recursos capazes de financiar a [de]formação da juventude?Enquanto os inimigos do Bem conspiram para arrancar dos jovens as últimas luzesdo ideal, dormiremos nós ao lado da História, afundando gostosamente numdespreocupado comodismo?

É a Providência Divina que nos chama para esse bomcombate! Ela saberá suscitar a generosidade e a dedicação dos bons!

Participe V. também com sua melhor contribuição! Sequeremos um futuro melhor para nossa Nação, dediquemo-nos à formação dajuventude!

Em janeiro, haverá uma programação de formação daJuventude e, para isso, precisamos desua ajuda.

Para ajudar, considere uma das duas opções abaixo:

1) DOAÇÃO MENSAL

Faça sua doação mensal no valor que preferir: Clique Aqui

Se o link acima não funcionar, copie e cole a seguinte linha em seu navegador: https://doacao.app.vindi.com.br/customer/pages/9b280a59-38f8-4095-8715-4fc64c9afc76/subscriptions/new

 2) DOAÇÃO ÚNICA

Faça uma doação única no valor que preferir via PagSeguro (com opção de imprimir boleto): https://pag.ae/bfFsYz

Alguns dos Benefícios de ser um Doador do IPCO:

  • Seu nome é inscrito nas orações que os membros do IPCO rezam, diariamente, em uma vigília noturna das 18 horas da noite até as 6 horas da manhã, todos os dias. Enquanto você estiver dormindo, haverá uma pessoa rezando por você e por sua família. 
  • Todos os doadores mensais, que fizerem a doação através do link indicado, receberão também a Revista Catolicismo como cortesia e terão seus nomes inscritos em uma missa mensal que será celebrada pelas intenções deles.

Detalhes do artigo

Autor

Ação Jovem do IPCO

Ação Jovem do IPCO

230 artigos

A Ação Jovem do IPCO é o setor de promoção de campanhas e atividades públicas do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira realizadas com o intuito de defender e preservar os pilares básicos da Civilização Cristã.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados