Dom Sviatoslav, líder dos católicos ucranianos de rito greco-católico  visita as Servas de Maria Imaculada em Lviv
Dom Sviatoslav, líder dos católicos ucranianos de rito greco-católico,
e as Servas de Maria Imaculada, em Lviv.

Mercenários pró-russos invadiram, no dia 26 de agosto, o Mosteiro de Todos os Santos da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Donetsk. A informação foi confirmado pela superiora provincial das freiras na Ucrânia, Irmã Bonifácia Dyakiv, informou o Departamento de Imprensa da Igreja Católica de rito greco-católico.

Os terroristas transformaram o mosteiro das freiras numa base de operação criminosa. “As irmãs, porém, já não estavam no mosteiro. Por indicação do exarca (bispo) de Donetsk, D. Stefan Meniok, elas haviam abandonado a cidade por razões de segurança”, explicou a irmã Bonifácia.

E fez então uma comparação com o crescente apostolado e expansão do catolicismo na Ucrânia, como resultado do zelo das religiosas. Porém, segundo ela, todos os objetos de uso pessoal das religiosas, material da igreja e um carro ficaram no mosteiro, tendo sido roubados, presumivelmente pelos milicianos anticatólicos.

Há 15 anos que as Servas de Maria Imaculada vêm fazendo seu apostolado religioso no bispado de Donetsk e Kharkiv. Agora elas continuam trabalhando ativamente na região ocidental da Ucrânia, preservada, de momento, das violências putinistas.

Poucos dias antes dessa invasão, Sua Beatitude D. Sviatoslav, arcebispo-mor do rito greco-católico, visitou a casa provincial das religiosas, que veneram especialmente a Maria Imaculada em Lviv, informou a sala de imprensa da Igreja Católica na Ucrânia.

Durante a homilia, o arcebispo comentou a multiplicação dos pães e dos peixes feita por Nosso Senhor para alimentar a multidão e manifestar-se como o Deus aguardado por Israel. Os desafios enfrentados pelo catolicismo na Ucrânia agredida pela Rússia e como que abandonada pelo Ocidente implicam numa pobreza de meios comparável à da multidão faminta. Mas, a graça de Deus e suas bênçãos, tais desafios estão fazendo o que parecia inacreditável no país: multiplicando os recursos e os resultados apostólicos.

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Renato Emydio da Silva,

    Errado de novo Renato, Nosso Senhor Jesus Cristo é o fundador da única Igreja Verdadeira: a Igreja Católica Apostólica Romana. Confinou nEla todas as verdades que o homem deve crer para alcançar a salvação, fora dEla não há salvação.

    Não respondeu a respeito de Putin que é o foco nesta matéria. Ele é comunista de carteirinha e engana aqueles que vão atrás de superficialidades aparências. Putin não é cristão.

     
  2. Carlos,

    não seja cego. Deus não confinou o bem e o mal à tempos, templos, lugares, pessoas etc. Temos problemas na Igreja Católica que não são oriundos de infiltração nenhuma e que ocorreram antes das destrtivas Ideologias modernas. Veja Santa Joana D’Arc.

    Anormalmente anti-cristã é a manifestação de Barack Obama afirmando que os U.S. não são mais um país cristão. Veja, e acautele-se você Carlos, as declarações do Bispo de Chicago – disse ele: Eu espero morrer em uma cama; meu sucessor vai morrer na cadeia e o sucessor dele será martirizado em praça pública.
    O Bispo de Chicago (penso ser Chicago se não me falha a memória) também é uma “infiltrado”???
    Veja e esdtude qual a Relação do Patriarca Kirili (chefe da Igreja Ortdoxa Russa) com o Kremlin da época Putin.

    Abraço

     
  3. Renato Emydio da Silva,

    Quem não conhece é quem emite um comentário como o seu. Não me diga que desconhece a declaração de Putin a respeito da destruição (graças a Deus) da antiga URSS? Pode ser cristão quem lamenta a destruição do império do mal? Se desconhece leia aqui: Em seu Discurso sobre o Estado da União, presidente chama fim da URSS de “a maior tragédia geopolítica do século” passado
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2604200511.htm

    Deixe de ser mentiroso, você deve ser um dos agentes de Putin espalhado para contar mentiras a respeito dele.

     
  4. É necessário conhecer para não falar coisas erradas e inverídicas. “Por que não tiras a trave do teu olho para depois falares da trave no olho do teu irmão?”
    Putin é CRISTÃO ortodoxo, reune-se com seus irmãos ortodoxos e participa das atividades religiosas de sua Igreja. Participa inclusive na condição de Primeiro Mandatário da Rússia – e nesta condição vai à Missa. Muito diferente do governo de Kiev e da indecência e imoralidade em que chafurdam os governos ocidentais.

    Renato

     
  5. Nos deixam perplexos. Falar e não viver é hipocrisia, é falsa a fé pregada. Meu Deus, eis a a realidade não dá para esconder. O abandono é a mais cruel evidencia.
    Até quando!Até quando!Até quando!. Vinde Senhor Jesus salvar vossa Igreja que agoniza, em meio a tantas perseguições. A falta de amor a Vós meu Deus faz-nos merecedores da Vossa punição. Hoje se realiza Vossa Palavra:”porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos. (Oséias 4,6).
    Meditemos nestas palavras e mudemos de atitude para com nosso Deus, O amando acima de tudo e de todos, e por amor a Ele amemos o próximo como a nós mesmos.
    Salve Jesus e Maria! Deem uma passadinha neste sit cms.misteriofidei.Webenode.com

     
  6. E agora o Putin enviou muitos materiais bélicos para a Ucrania onde fica claro que a guerra via voltar e com muita força. Será que agora os europeus irão mandar sanções “de verdade” a Russia?

    E O Putin que era tido como um defensor da direita no caso de proibir a revolução homossexual em seu país, deixou de ser criticado pela esquerda e nunca mandou um contigente sequer para proteger os cristãos perseguidos no Iraque e na Síria.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here