É a Big Tech o supremo juiz em matéria de censura? Quais os critérios ou princípios morais que inspiram os censores da Internet?

Nosso Senhor afirmou no Evangelho: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6a). A Lei Natural, os Dez Mandamentos são a pauta que todo católico deve seguir. Os Estados e a Big Tech também.

“VARSÓVIA, Polônia, 23 de dezembro de 2020 (LifeSiteNews) – O ministro da justiça da Polônia anunciou a criação de um novo projeto de lei que protegeria a liberdade de expressão da censura nas redes sociais.”

O projeto permite aos usuários registrar uma reclamação contra empresas de midia social

“Zbigniew Ziobro disse na quinta-feira que a nova medida proposta permitiria aos usuários de mídia social registrar uma reclamação contra as empresas de mídia social se seus comentários não violassem as leis polonesas, mas fossem apagados pelos moderadores de uma empresa ou se a empresa de mídia social os bloquear.”

“De acordo com a revista online polonesa “Poland In”, o ministro da Justiça quer tranquilizar os poloneses de que seus direitos de liberdade de expressão serão protegidos.”

““Muitas vezes, as vítimas de tendências de censura ideológica são também representantes de vários grupos que operam na Polónia, cujo conteúdo é removido ou bloqueado, apenas porque expressam opiniões e referem valores que são inaceitáveis ​​do ponto de vista das comunidades … com uma influência cada vez mais forte no funcionamento das redes sociais “, disse Ziobro.”

“De acordo com o portal de mídia on-line polonês ONET, o ministro da Justiça disse que há “muitos exemplos” que “mostram o absurdo das decisões de diferentes autoridades privadas, corporações internacionais, que censuram comentários de políticos ou de usuários privados”.”

***

Se um comentário na internet não viola as Leis do País porque razão o censurar, como tem procedido tantas vezes a Big Tech? Os censores das grandes Midias sociais estão acima das Leis do País? A opinião dessas grandes midias prevalecem como se fossem Juízes Universais a defenir o que é certo ou errado, o que deve ser publicado ou censurado?

Em boa hora o Ministro da Justiça da Polônia anuncia a criação desse necessário projeto de Lei.

Ziobro reconheceu que não era um “assunto fácil”, e que a internet também deveria ter uma “esfera de garantias” para quem se sentir caluniado e uma “esfera de limitação” contra conteúdos que atuem contra a “esfera de liberdade” dos outros.

Um Órgão, na Polônia, que está acima da Big Tech

Continua o Ministro: “Mas gostaríamos de propor essas ferramentas que permitirão a um lado e ao outro pedir a decisão de um órgão que será capaz de julgar se o conteúdo que aparece em tal ou tal conta de mídia social realmente viola os direitos pessoais, se ela pode ser eliminado, ou se há censura “, continuou ele.

“Se este tribunal proposto decidisse a favor do usuário censurado de mídia social contra a empresa de mídia social, esta poderia ser multada em até 8 milhões de zlotys poloneses (aproximadamente $ 2.163 milhões de dólares americanos).”

***

Importantes Sites conservadores têm tido seu conteúdo censurado pela Big Tech. Quem constituiu a grande Mídia como Juiz Supremo entre as Nações? Vemos com bons olhos essa iniciativa do Ministro da Polônia em defesa do direito de recorrer face às imposições da macro midia.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/poland-announces-measures-to-fine-social-media-companies-that-censor-free-speech

Deixe uma resposta