Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Quase 2/3 dos bispos concordariam em manter o Summorum Pontificum


“(LifeSiteNews) – Um importante correspondente do Vaticano acaba de compartilhar outra amostra das respostas dos bispos do mundo ao questionário da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) de 2020 sobre a implementação do Summorum Pontificum e o uso da missa latina tradicional.”

se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus” (At 5.35-39).]

Uma grave afirmação

Em 7 de outubro, o jornal The Remnant publicou uma edição impressa da palestra 2021 do CIC de Diane Montagna revelando que os Custodes Traditionis, o motu proprio de julho emitido pelo Papa Francisco que visa restringir a missa em latim, não era consistente com as respostas da pesquisa dos bispos de todo o mundo, como o Papa Francisco havia afirmado.

“Enquanto o Papa Francisco formulou sua decisão de revogar o Summorum Pontificum como uma resposta aos “pedidos” dos bispos, Montagna revelou que, entre os bispos que responderam, mais da metade viu a Missa Tradicional com bons olhos, e “mais de 60 por cento a dois terços dos bispos teriam concordado em “manter o Summorum Pontificum,“ talvez com algumas pequenas modificações ”.”

***

A notícia de LifeSiteNews transcreve inúmeras respostas de bispos, diferentes países, em abono do benefício da Missa Tradicional:

***

“A Forma Extraordinária tornou-se um tesouro para a Diocese, a partir do qual pode buscar inspiração e perspectivas concretas sobre como renovar a vida litúrgica da Igreja”. (Um Bispo das Filipinas, resposta à pergunta 5)

Sobre o valor histórico da Forma Extraordinária

“Omitir a prática da Forma Extraordinária seria isolar-se das fontes da fé.” (Um Bispo da Bélgica, resposta à pergunta 9)

Sobre a influência da Forma Extraordinária na Forma Ordinária

“Às vezes presumia-se que elementos da Forma Extraordinária haviam sido incorporados à Forma Ordinária da Missa. Pude constatar que não era assim, mas que se tratava simplesmente de um desconhecimento do que já é permitido pelo GIRM. ” (Um Bispo dos Estados Unidos, resposta à pergunta 5)

Propostas e / ou perspectivas para o futuro

“Eu sugiro que permitamos a Forma Extraordinária como ela é. Que usemos o princípio de Gamaliel. ” (Um Bispo das Filipinas, resposta à pergunta 9)

Conselho de Gamaliel: [se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus” (At 5.35-39).]

“Acho que é possível que os dois usos, Ordinário e Extraordinário, coexistam. Isso pode ser uma força dentro da Igreja Católica. Embora ouçamos muito sobre a LMS [Latin Mass Society] e sua cruzada para mudar a face da Igreja e atrasar os relógios, minha impressão na Diocese é que os apelos estridentes para a EF agora desapareceram e irão encontrar o seu próprio (provavelmente muito pequeno) nível, por assim dizer (…) Eu diria que a formação na plenitude da tradição das formas, práticas e símbolos litúrgicos é necessária, e que estes podem ser abertos a todos em plena liberdade, e até encorajado, de forma a mostrar que o EF não é algo a se temer, e que o OF não deve ser desprezado, porque está enraizado na tradição ”. (Um Bispo da Inglaterra, resposta à pergunta 9)

“Se continuarmos a tolerar exemplos tristes de anormalidades litúrgicas, experimentação, abuso e simplesmente liturgias de má qualidade, por que deveríamos destacar aqueles ligados aos antigos ritos da Igreja para vigilância especial? Simplesmente não parece certo. ” (Um Bispo dos Estados Unidos, resposta à pergunta 9)

Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/hidden-story-behind-traditionis-custodes-more-bishops-responses-on-the-latin-mass-revealed

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados