Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Recasamento — atentado à família legítima

Por Plinio Corrêa de Oliveira

1 minhá 9 anos — Atualizado em: 9/1/2017, 8:49:13 PM


Chamamos a atenção dos nossos leitores para o hábito, edificantíssimo, adotado pela Cúria Metropolitana desta Arquidiocese [note-se bem: isso nos idos de 1942], que consiste em denunciar por meio de editais as pessoas que tentam mentir a Deus e aos homens, celebrando novos desponsórios quando ainda ligados pelo vínculo de um casamento anterior.

Assim procedendo, a Cúria Metropolitana demonstra toda a repulsa que à Santa Igreja causam não só tais práticas sacrílegas, quanto todos os atentados à constituição santíssima da família legítima, nascida do sacramento do matrimônio.

Há quem suponha que só com melúrias e sorrisos se cativam as almas, e neste sentido, se dá uma interpretação tão imbecil quão infundada à famosa e verdadeiríssima afirmação de São Francisco de Sales [quadro acima] de que numa pequena colherada de mel se apanham mais moscas do que num tonel de vinagre.

Muito se espantariam as pessoas que assim abusam da autoridade deste santo, se soubessem que ele requisitou a intervenção da força armada de Saboia contra os protestantes, bem crente de que, se com vinagre não se apanham moscas, com mel não se amansam panteras!

Fonte: “Legionário”, n° 490, 1º de fevereiro de 1942

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

557 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados