Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Sabedoria: A Maior Causa


Trecho da palestra “Sabedoria: O Fundamento de uma Sociedade Cristã Orgânica”, proferida por John Horvat II na Conferência Nacional da TFP em 26 de outubro de 2013:

Saint_Albert_the_Grreat“Como eu disse antes, sabedoria é conhecer a causa maior. Eu gosto muito da explicação do filósofo alemão Josef Pieper. Ele diz: ‘Conhecer a causa maior, então, não significa conhecer a causa de algo em particular, mas conhecer a causa de tudo e de todas as coisas: significa conhecer o ‘para onde’ e o ‘de onde’, a origem e o fim, o plano e a estrutura, a conjuntura e o sentido da realidade ¹.

E ele tem razão. Vivemos num mundo hiperespecializado, onde todos sabem cada vez mais (sobre cada vez menos). É por isso que o especialista não é necessariamente um homem sábio; muitas vezes ele não tem uma visão do todo. Nós perdemos a noção estrutural completa de uma ordem cristã que explica o significado da vida em sociedade, ordena o universo e nos serve de mapa para conduzir ao objetivo final, a nossa salvação, que é o motivo de estarmos aqui, em primeiro lugar.

Nesse sentido, a obra ‘Return to Order: From Frenzied Economy to Organic Christian Society – Where We’ve Been, How We Got Here, and Where We Need to Go’ ² é toda sobre sabedoria.

Quando você pensa em retorno, o retorno insinua causas. Você está voltando para algo que veio antes. Você está refazendo seus passos para encontrar uma causa, que irá fornecer uma solução.

A ordem também nos fala sobre sabedoria. A ordem insinua um design inteligente embutido na natureza das coisas. Alguém organizou um ‘plano e estrutura’. Há uma causa eficiente, com uma intenção original. Quando você pensa em ordem, você pensa no sistema inteiro. Quando eu digo que um quarto está em ordem, isso significa que tudo está onde deveria estar.

E então, a partir da perspectiva do livro ‘Revolução e Contra-revolução’, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, precisamos retornar à ordem, porque a revolução destruiu a civilização cristã; tem mexido em tudo e feito uma verdadeira bagunça. Nosso nobre propósito é juntar – e trazer de volta – essa ordem, para reconstituir o mapa e levar a cabo uma contra-revolução”.

____________________

(Tradução: Fabio Ramos)

¹ Josef Pieper, Leisure: The Basis of Culture (Nova York: The New American Library, 1963, p. 110).

² Título da obra: “Retorno à Ordem: Da Economia Frenética à Sociedade Orgânica Cristã – Onde Estivemos, Como Chegamos Aqui e Para Onde Precisamos Ir”, de John Horvat II, em tradução livre.

Fonte: http://www.returntoorder.org/2014/04/wisdom-highest-cause-things/

Detalhes do artigo

Autor

John Horvat II

John Horvat II

36 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados