santa-casa-de-loreto1-1024x636

Lugar onde transcorreu o maior acontecimento da História: a Encarnação do Filho de Deus

Loreto é um dos santuários marianos mais célebres do mundo. É compreensível, pois as paredes que encerram a casa sagrada são testemunhas do nascimento da Santíssima Virgem, da Anunciação angélica do plano da Redenção do gênero humano e da Encarnação do Verbo de Deus.

Na Santa Casa em Nazaré — que hoje, por comprovado milagre, encontra-se em Loreto — Nossa Senhora nasceu, cresceu e tornou-se Mãe de nosso Divino Redentor.

santa-casa-de-loreto3-234x300O artigo de capa da revista Catolicismo deste mês descreve o percurso miraculoso das paredes da Santa Casa em Nazaré, na Palestina, até Loreto, na Itália.

Especialista italiano sobre o tema desse grande prodígio explica que pelo menos cinco trasladações foram constatadas, não só das paredes, mas também do Altar dos Apóstolos, onde eles celebravam a Missa, por ocasião de suas visitas à Santíssima Virgem. As pedras do sagrado edifício apresentam a mesma origem na Palestina do mencionado Altar dos Apóstolos.

A trasladação desse conjunto, ocorrida no século XIII, é atribuída a uma ação angélica, reconhecida por papas e santos, bem como por testemunhas oculares e místicos.

Merece menção outro fato extraordinário: a instalação da Santa Casa numa estrada pública de Loreto. Arqueólogos e arquitetos, examinando o subsolo da construção, julgam impossível humanamente essa instalação, pois inexistem as bases materiais para a edificação de uma casa.

santa-casa-de-loreto2-300x259
Percurso da Santa Casa desde a Palestina até a Itália

Ademais, investigações demonstraram um claro contraste da Santa Casa com as construções da região de Loreto e os costumes urbanísticos do século XIII. Enquanto as paredes são constituídas por pedras, as construções em Loreto são de tijolos.

O Bem-aventurado Papa Pio IX, na Carta Apostólica Inter Omnia, de 1852, afirma: “Entre todos os Santuários consagrados à Mãe de Deus, a Imaculada Virgem Maria, um se encontra em primeiro lugar e brilha com incomparável fulgor: a venerável e augustíssima Casa de Loreto”.

O relato histórico apresentado na edição de Catolicismo e esse incomparável elogio papal ao Santuário servem como estímulo a uma crescente devoção de Nossa Senhora de Loreto.

santa-casa-de-loreto4-300x128
Antiga gravura representando a chegada da Santa Casa em Loreto

_______

PS: Os leitores que desejarem adquirir o exemplar deste mês da revista Catolicismo, ou fazer uma assinatura da mesma, podem acessar o seguinte link da Livraria Petrus:

http://www.livrariapetrus.com.br/Produto.aspx?IdProduto=227&IdProdutoVersao=225&cod=yrjkO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome