Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Santa Gema Galgani: altivez, pureza, retidão


O retrato que vemos é o de Santa Gema Galgani (1878-1913), que se tornou conhecida pelas excelsas visões e revelações com que foi agraciada por Deus. Ela era  italiana, tendo vivido na cidade de Lucca.

Assista ao áudio: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_860117_sta_gema_galgani_gemma.htm#.YHOmMuhKiMo

Pertencia à Ordem Terceira de uma Congregação Religiosa – a dos Passionistas.

A Ordem Terceira é uma  associação de leigos, da qual mesmo pessoas casadas podem participar sem adotar propriamente o estado religioso.

Não vivem num convento, mas no mundo, no qual procuram levar vida edificante e piedosa. 

Descrição da fisionomia

A fisionomia da santa impressiona. Impressiona pela harmonia dos traços, pela profundidade da reflexão que ela expressa. Nota-se que há algo no olhar da Santa que está dirigido muito para o alto, muito para cima. Suas cogitações não são desta Terra. Em sua fisionomia, algo existe de extraterreno.

A meu ver, chama a atenção a altivez e a pureza angélica de sua figura. Pureza e altivez  que se fazem notar pelo modo como a cabeça está impostada sobre o pescoço: ereta, e de modo inteiramente despretensioso.

Não há nenhum enfeite que a adorne. O cabelo está apenas arranjado. Sua figura está muito limpa, mas não se nota nada que revele o desejo de enfeitar-se.

Olhar de uma retidão completa

O traje é preto e simples. Entretanto, Santa Gema revela uma dignidade extraordinária, a par de  uma pureza virginal que se faz notar em algo de impalpavelmente resplandecente na cútis. Dir-se-ia que a pele dela tem algo de luminoso como também o olhar.  Este é de uma retidão completa. É o olhar de uma mística embebida daquilo que vê; e em cujo olhar pode-se suspeitar o que ela percebe.

 Ressalta também  em sua fisionomia a manifestação da  virtude da fortaleza. Ela quer porque a fé manda que ela queira! E seu querer é inabalável. O que ela deseja? Servir a Deus, a Nossa Senhora, à Igreja Católica, e esse rumo ela segue quaisquer que sejam os obstáculos!

É uma representação física da Mulher Forte descrita na Sagrada Escritura, cujo preço é incomparável. Vale a pena ir até os confins do universo para encontrá-la, como uma pedra rara.

(*) Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio para sócios e cooperadores da TFP, em 17 de janeiro de 1986. Sem revisão do autor.

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados