Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Santíssima Virgem do Pilar – Castenaso


27 de Janeiro é festa de Nossa Senhora do Pilar em Castenaso, na Itália. Na primeira vez que a jovem Maddalena comete uma falha em sua devoção, Nossa Senhora aparece e lhe pede que permaneça dedicada a Ela!

Santuário de Nossa Senhora do Pilar em Castenaso – Atribuição: https://www.santuaritaliani.it/santuario/madonna-del-pilar/

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Na pequena cidade de Castenaso, havia uma capela de “Santa Maria delle Tombe” (Santa Maria dos Túmulos), datada de 1315. Nesta capela, em 1672, foi posta para decoração e veneração, uma pintura feita por Giovanni Battista Bolognini, representando Nossa Senhora do Pilar, a famosa Virgem de Zaragoza, padroeira da Espanha.

Em 27 de janeiro de 1699, Maria Maddalena Azzaroni, a mais velha de cinco irmãos, passou em frente a referida capela, sem parar para fazer suas orações de costume. Maddalena estava a caminho da casa de sua tia, apressada para pedir óleo emprestado. Mas, nessa hora, a moça ouviu uma voz que lhe disse: “Maria Maddalena, você desistiu de suas devoções à Nossa Senhora?”.

Constrangida pela culpa, Maddalena voltou-se para ver quem a repreendera, mas não havia ninguém nas proximidades. A jovem então retornou alguns passos, e entrou na igreja para cumprir seu dever. Devota da imagem de Nossa Senhora do Pilar, Maddalena se pôs de joelhos diante do quadro para fazer suas orações. Nesse momento, a Santíssima Virgem saiu do quadro, e, estendendo as mãos, pediu à menina que permanecesse sempre dedicada a Ela.

Em pouco tempo, a notícia corre por todas as aldeias da região e a Virgem passa a ser o centro de peregrinações. Dom Sebastião Bianconcini, Vigário Geral da Diocese de Bologna, fica encarregado de fazer os devidos processos para a verificação do milagre. E, quatro anos depois, após a Igreja aprovar o milagre, ali é construído um novo santuário ao estilo barroco.

Quadro de Nossa Senhora do Pilar em Castenaso – Atribuição: http://arteacastenasoedintorni.blogspot.com/2018/07/

Em 21 de dezembro de 1702, Madalena entrou para o convento de Santa Cristina, onde dedica o resto de sua vida ao serviço da Santíssima Virgem

Nossa Senhora do Pilar, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: http://www.mariadinazareth.it/home%20page.htm

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados