Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
2 min — há 5 anos — Atualizado em: 1/30/2020, 9:23:10 PM
Três etapas na trajetória de um varão de grandeshorizontes
Nesta primeira foto de São João Bosco*, feita na sua idade madura, o tempo ainda não tinha começado a marcar-lhe o rosto com o anúncio da proximidade do Céu. Nota-se a expressão viva e animada de um homem com boa saúde, forte, e sobretudo com uma impressionante chama sobrenatural no olhar. Percebe-se no olhar um homem de grandes e longos horizontes, com muita capacidade de realização. Seu nariz adunco lhe confere algo das características de uma ave de briga; e sua bondade extraordinária transparece em seu sorriso.
A segunda fotografia mostra que avelhice já começou. Dom Bosco está como que murchando, esforçando-se para nãonotarem que está doente, a fim de não desanimar ninguém. Mas vê-se que suasaúde foi abalada, e que a morte não vai tardar. Lança seus últimos olharespara o mundo, que ele deixará repleto com as obras de sua caridade.
Na terceira foto, já entregou sua alma aDeus. Revestido com os paramentos sacerdotais, o corpo do grande santo espera aressurreição dos mortos. Os paramentos não são pretos, como os habituais paradias de luto, mas festivos, pois para o católico a morte é o nascimento para oCéu. A fisionomia é a mesma do seu tempo de moço: forte, com um imponderávelsorriso nos lábios; homem realizador; mesmo com os olhos fechados, parece verlonge.
____________
*Dom Bosco, sacerdote italiano, é considerado “apóstolo da juventude”. Grandeescritor e pregador, fundou a PiaSociedade São Francisco de Sales e oInstituto Filhas de Maria Auxiliadora. Nasceu na aldeia de Becchi(Piemonte), no dia 16 de agosto de 1815. Faleceu em Turim em 31 de janeiro de1888, data em que a Igreja celebra sua festividade.
________________________________________________
Excertos daconferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 30 de janeiro de1988. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.
Plinio Corrêa de Oliveira
557 artigosHomem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!