Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Senso católico vs. democratização da Igreja

Por Nuno Alvares

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 10/25/2021, 4:57:03 AM


Transcrevemos, de um artigo do Prof. Plinio, oportunas considerações sobre o senso católico, que muito ajudariam os fieis face a essa tentativa de democratização almejada pelo Sínodo 2023.

O Senso Católico é o antídoto contra a democratização da Igreja

“A doutrina católica não condena o casamento dos sacerdotes (1). Mas o senso católico, profundamente identificado com o pensamento da Igreja, compreende que, no terreno dos fatos, a grandeza do sacerdócio exige o celibato eclesiástico.

“A doutrina católica é perfeitamente compatível com a primitiva organização da Igreja, em que algumas dignidades eclesiásticas eram preenchidas por meio de eleição entre os fiéis. Mas o senso católico, compreendendo embora as vantagens deste sistema em outras épocas, defende hoje em dia, intransigentemente, a atual organização da Igreja, única compatível com as circunstâncias de nossa época.

[Lembramos, é o que midia festeja como meta para o Sínodo de 2023: democratização da Igreja]

“A doutrina católica não obriga o Santo Padre a cercar-se, no Vaticano, de todo o esplendor da Corte pontifícia. Mas o senso católico compreende perfeitamente a necessidade deste esplendor, como manifestação humana da excelsa dignidade do Sumo Pontífice”.

[Foi um dos pontos que o “Pacto das Catacumbas” instituiu: acabar com o esplendor, a pompa e a riqueza dos objetos religiosos, dos paramentos, das igrejas]

***

Temos, então, a perfeita união entre senso católico e doutrina católica. O senso católico tem um papel especial para guiar os fieis a discernir a penetração sutil de desvios, erros e heresias no seio da Santa Igreja.

A Santa Igreja é monárquica por instituição divina: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Nem sequer Nosso Senhor instituiu a Igreja sobre os 12 Apóstolos. Menos ainda sobre os 70 discípulos. O que dizer, então, da democracia na Igreja?

(1) Em ritos da Igreja Oriental (Católica) admite-se a ordenação ao sacerdócio de homens casados. No rito latino, vigora o celibato eclesiástico.

Fonte: O leão mudo / Não basta conhecer a doutrina católica; é preciso ter também o senso católico. Exemplos (pliniocorreadeoliveira.info)

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados