Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Tragédia: Incêndio em Notre-Dame de Paris faz parte da catedral desmoronar


PARIS – A Catedral de Notre-Dame, glória e símbolo da Cristandade medieval foi gravemente desfigurada nesta segunda-feira, 15, por um misterioso incêndio. Mais de 400 bombeiros impediram o colapso total da igreja, que começou a ser construída no século 12 e sobreviveu a guerras, a revoluções, à ação do tempo e ao ingresso de 13 milhões de turistas por ano.

[…]

Minutos depois do início do incêndio, a torre e o teto da igreja colapsaram completamente.

[…]

Diante das chamas, os parisienses se reuniram nas margens do Rio Sena e sobre pontes para assistir, incrédulos, às chamas consumirem a catedral. Parte deles entoou a Ave Maria. Muitos choravam, enquanto o fogo se espalhava pelo prédio, que começou a ser construído em 1163 e foi concluído em 1345. O presidente francês, Emmanuel Macron disse: “Parte de nós queimou com a catedral”.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/incendio-em-notre-dame-de-paris-faz-parte-da-catedral-desmoronar-23600825 e https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,incendio-atinge-a-catedral-de-notre-dame-em-paris,70002792236

Sagradas Relíquias foram salvas!

Segundo Nicolas Delesalle, jornalista da Parimatch, todo o Tesouro Sagrado da Catedral foi salvo:

“o tesouro da catedral está intacto, a coroa de espinhos e os Santos Sacramentos”.

A informação foi confirmada pelo pároco de Saint-Paul em Paris, Pe. Pierre Vivarès.

A gloriosa Catedral era o relicário onde se guardavam algumas das maiores relíquias da Cristandade:

  • Coroa de espinhos: Em 1238, o Imperador Balduíno II entregou-a – juntamente com a ponta da lança de Longinus – como penhor de empréstimo contraído com bancos de Veneza.

De comum acordo com esse Imperador, São Luís IX, Rei de França, resgatou a referida dívida e recebeu em seu país as duas preciosas relíquias, com todas as demonstrações de veneração.

O próprio rei santo, a rainha-mãe, inúmeros prelados e príncipes foram encontrá-los perto da cidade de Sens. São Luís e seu irmão, Roberto d’Artois, descalços, as levaram até a Catedral de Santo Estevão, nessa cidade.

Desejoso de acolher em lugar digno tão inestimáveis relíquias, o Rei santo fez construir em Paris uma verdadeira joia da arquitetura gótica: a Sainte Chapelle (Capela Santa), uma maravilhosa igreja de vitrais, que extasia todos quantos tem a ventura de conhecê-la.

  • Fragmento da Verdadeira Cruz.
  • Prego da Crucificação.
  • Dedo de São Tomé. Curiosamente, entre essas relíquias, no mesmo escrínio, está também… o dedo de São Tomé.

Tomé, o mesmo Apóstolo que não acreditou na Ressurreição de Jesus e que foi convidado pelo Mestre para tocar seu lado com o dedo.

O dedo do Apóstolo incrédulo, tocou a chaga do lado do Divino Redentor, após a Ressurreição. E, tocando a chaga aberta no lado de Jesus pela lança de Longinus, aquele dedo passou a ser uma relíquia das mais preciosas: tocou no Salvador.

Assista também! – O rosto de Jesus nas catedrais medievais

Detalhes do artigo

Autor

Allysson Vidal

Allysson Vidal

14 artigos

Voluntário da Ação Jovem do IPCO e editor do site.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados