No momento, você está visualizando Tropas de Putin na Ucrânia: Onde encontrar a Paz?

Paz! Novamente essa palavra toma atualidade na mídia e nos corações. Dizem: queremos a Paz! Outros vão mais longe: vamos impor a Paz! Será que as tubas da publicidade que ecoam as pressões de Trump sobre Zelensky a aceitar um acordo com Putin, conhecem os fundamentos da verdadeira PAZ?

A Humanidade tem vários milênios percorridos. Mudam as circunstâncias, não muda porém o homem, que após o pecado original, terá sempre seus inimigos: Demônio, mundo, carne.

Alguns nos acharão superficiais, imaginativos, aferrados à Religião. A experiência de milênios está de nosso lado; o Evangelho, o Magistério da Igreja também. E a História nos dá razão.


As três concupiscências


“Porque a concupiscência da carne, ou seja o desejo de prazeres, é a peste mais funesta em que se possa pensar para perturbar as famílias e a própria sociedade: da concupiscência dos olhos, ou seja da cobiça de possuir, nascem as desapiedadas lutas de classes sociais, atenta cada qual, em demasia, aos seus próprios interesses; e a soberba da vida, isto é, a ânsia de mandar nos demais, levou os partidos políticos a contendas tão encarniçadas, que não se detêm sequer diante da rebelião, nem diante do crime de lesa majestade, nem diante do próprio parricídio da pátria.” (1)

Convido o leitor a não passar adiante. Reflita: se a invasão da Ucrânia por tropas de Putin se enquadra nas três concupiscências. Não nos esqueçamos do “sonho” de Putin de reconstituir a Federação Russa nos moldes da extinta URSS.


Ensinamento de Santo Agostinho

Ensina Santo Agostinho que o maior mal da guerra não está na devastação das vidas mas, na raiz de pecado que a originou. Verdade difícil de ser aceita pelos adoradores da paz a todo custo. A invasão da Europa por Hitler teve uma raiz de pecado? A ocupação de tantas nações europeias pela Rússia comunista constituindo a sinistra Cortina de Ferro (pós Segunda Guerra) teve sua raiz de pecado? Sim, espalhar os erros da Rússia, conforme predisse Nossa Senhora em Fátima:

“A Rússia espalhará seus erros pelo mundo”.


O ensinamento dos Papas

Feita a Paz em 1945 (fim da Segunda Guerra), publicou o Prof. Plinio uma série de artigos sobre a PAZ. Embasado em documentos pontifícios, vejamos alguns pontos:


“E, antes de tudo, parece-nos ouvir de novo o Divino consolador e Médico das enfermidades humanas ao repetir aquelas palavras: “Todos estes males procedem do interior” (Mc. 7,23).

Males individuais, males de famílias, males de nações. Uma Nação é constituída de indivíduos, de famílias.


O olvido da caridade

Continua o artigo:

“Foi firmada solenemente a paz entre os beligerantes [1945], mas ficou apenas escrita nos documentos públicos, mas não gravada nos corações; está vivo, porém, nestes o espírito belicoso e dele brotam cada dia maiores danos para a sociedade. Porque o direito da força andou muito tempo triunfante por toda parte, e pouco a pouco foi apagando nos homens os sentimentos de benevolência e compaixão que, recebidos da natureza, são aperfeiçoados pela lei cristã, e até agora não voltaram a renascer nem com a reconciliação de uma paz feita mais na aparência que na realidade.”

Novamente, recorda: a raiz está nas paixões desordenadas que ultrapassam a esfera individual e atingem as nações.


“Daí o ódio, a que se habituaram os homens por longo tempo, ter se tornado em muitos uma segunda natureza, e o predomínio daquela lei cega que o Apóstolo lamentava sentir em seus membros, guerreando contra a lei do espírito. E assim sucede com frequência que o homem não mais parece, como deveria considerar-se segundo o mandamento de Cristo, irmão dos demais, senão estranho e inimigo; que perdido o sentimento da dignidade pessoal e da própria natureza humana, somente se conta com a força e com o número, e que procurem uns oprimir os outros e com o único fim de gozar quanto possam dos bens desta vida.”


Ânsia imoderada dos bens terrenos

“Nada mais ordinário entre os homens desdenhar os bens eternos que Jesus propõe a todos continuamente por meio de sua Igreja, e apetecer insaciáveis a consecução dos bens terrenos e caducos. Pois bem: os bens materiais, por sua própria natureza, são de tais condições, que em buscá-los desordenadamente se acha a raiz de todos os males, e especialmente do descontentamento e da degradação moral, das lutas e das discórdias.”

Mais uma vez, ressalta o Pontífice Pio XI: a raiz está na busca desordenada. Isso se dá com os indivíduos. Isso se dá com os povos também


O homem é um todo de corpo e alma


“Com efeito, de um lado esses bens, vis e finitos como são, não podem saciar as nobres aspirações do coração humano que, criado por Deus e para Deus, fica necessariamente inquieto, enquanto não descanse em Deus. Por outro lado, como os bens do espirito, comunicados a outros, a todos enriquecem, sem padecer falta, assim, pelo contrário, os bens materiais, limitados como são, quanto mais se repartem tanto menos tocam a cada um.”


“De onde resulta que os bens terrenos, incapazes de contentar a todos por igual, nem de saciar plenamente a qualquer um, são causas de divisões e de tristeza, verdadeira “vaidade das vaidades e aflição do espirito” (Ecl. 1, 2,14), como os chamou o sábio Salomão, depois de bem experimentado. E isto que acontece aos indivíduos, também se dá com a sociedade. “De onde nascem as guerras e contendas entre nós?”, pergunta São Tiago Apóstolo. “Não é verdade que de vossas paixões?” (4, 1). (2)


Paremos por aqui as citações. Pense o leitor sobre as causas que levam os homens às contendas. Responde São Tiago, Apóstolo:

“não é verdade que de vossas paixões” ?

Ao lado de todo esforço de PAZ não nos esqueçamos da reforma do homem. Quanto e quanto de soberba, ânsia de poder, de dominação há nessa invasão da Ucrânia por tropas de Putin.

Queremos a PAZ, rezamos pela PAZ, aplaudimos os esforços de PAZ. Pensemos também nessa grande verdade: Quanto faríamos pela causa da PAZ reformando os homens?

Nosso Senhor, Príncipe da Paz, Anjo do Século Futuro envie vossos santos anjos a nos obter a Paz de Cristo no Reino de Cristo. Por Maria, nós Vos suplicamos, amém.

(1) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_450114_letra_espirito_tratados_paz.htm

(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_450114_letra_espirito_tratados_paz.htm

Deixe um comentário