Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

01/11 – Todos os Santos


A Igreja quer que hoje contemplemos o céu de todos os predestinados, de todos os que “morreram em Jesus Cristo”, com seu Nome bendito nos lábios, e a fé no coração. Isto é, todos os heróis da virtude que brilham no céu como estrelas de primeira grandeza, e os pecadores arrependidos que, por fim, depois de se purificarem de suas manchas, também lá finalmente entraram. A Igreja, essa Mãe benigna que, no decurso do ano, celebra incessantemente as festas dos santos, reúne-os todos hoje, numa festa comum. Além dos que pode chamar pelo nome, ela evoca, numa visão grandiosa, a multidão inumerável dos outros “de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidas com túnicas brancas e de palmas na mão”, aclamando Aquele que os resgatou com o seu sangue.

Foi no Oriente que se começou a celebrar a “memória de Todos os Santos”, festa que se encontra no Ocidente no século VIII, em diversas épocas do ano. Segundo o Martirológio Romano, foi o Papa Gregório IV (827-844) que teve a honra de a estender a toda a Cristandade.

A festa de Todos os Santos foi fixada para o dia 1º. de novembro por aquele Papa. Sisto IV elevou-a a uma das maiores solenidades, com oitava.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados