Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

02/09 – São Guilherme, Bispo e Confessor

São Guilherme, capelão do rei Canuto, se tornou bispo e missionário na Dinamarca, evangelizando pagãos locais em 1044.


02/09 – São Guilherme, Bispo e Confessor

São Guilherme

Inglês, capelão do rei Canuto (994-1035) – dinamarquês que conquistara o trono da Inglaterra –, o santo fez com ele uma viagem à Dinamarca, de onde o rei queria trazer muitos missionários para o que conquistara. Entretanto Guilherme, impressionado com o lastimável estado de abandono em que estavam os pagãos locais, decidiu permanecer na Dinamarca para evangelizá-los. Foi então eleito bispo de Roskilde, na Zeelândia, em 1044.

Numa véspera do Ano Novo, alguns nobres, tendo se embebedado, fizeram severas críticas ao rei Sweyn Estridsen. Quando lhes passou a bebedeira, eles não se deram conta de que, naqueles tempos ainda bárbaros, o que tinham feito teria sérias conseqüências. E foram tranquilamente assistir as matinas numa igreja próxima.

Tendo o rei sido informado do que se passara na taberna, enfureceu-se, e mandou seus guardas buscarem os nobres no templo, e assassina-los sem piedade. 

Na manhã seguinte Sweyn foi à mesma igreja para assistir missa. Lá, entretanto, estava São Guilherme que, vestido com todos seus paramentos episcopais, lhe vedou a entrada no templo sagrado, dizendo-lhe: “Afastai-vos, assassino!”.

 Os cortesãos que acompanhavam o monarca imediatamente tiraram suas espadas para atingir o bispo. Mas este os enfrentou declarando que estava pronto a morrer em defesa da Igreja. Contudo o rei, muito envergonhado pela justa repreensão, se retirou do templo. Mais tarde  voltou descalço e despido das vestes reais, para expressar sua profunda contrição. Foi então recebido paternalmente por São Guilherme. O rei fez então pública penitência por seu pecado, doando algumas terras à Igreja para ser de novo reconciliado com ela. O que mostra que a atitude enérgica e corajosa do Prelado teve um benéfico efeito no rei arrependido, foi que, pelo resto de suas vidas, São Guilherme e o rei permaneceram bons amigos, e juntos trabalharam para promover a causa católica, e a união política e religiosa do país. São Guilherme faleceu quando participava do funeral do rei, sendo canonizado no dia 21 de janeiro de 1224 pelo papa Honório III.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados