Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

02/11 – Comemoração dos fiéis defuntos


Depois de ter ontem se alegrado com seus filhos que entraram na glória do Céu, a Igreja pede hoje por todos aqueles que, nos sofrimentos purificadores do Purgatório, esperam o dia em que poderão associar-se à assembleia dos Santos. Nunca, em toda sua liturgia, se afirma de modo mais vivo a misteriosa unidade que existe entre a Igreja triunfante, a Igreja militante e a Igreja padecente. Jamais se cumpre de modo mais palpável o duplo dever de caridade e de justiça que é, para os cristãos, consequência da sua incorporação no Corpo Místico de Cristo. Pois, em virtude do dogma tão consolador da Comunhão dos Santos, os méritos e sufrágios de uns são aplicados a outros, a pedido da Igreja que, pela Santa Missa, indulgências, esmolas e sacrifícios de seus filhos, oferece a Deus os méritos superabundantes de Cristo e dos seus membros.

A oração pelos mortos esteve em uso entre os cristãos desde as origens. A crença no Purgatório e na eficácia da oração a fim de apressar a purificação das almas dos defuntos que nele estão, bastam para a explicar. É inútil tentar aproximá-la, tal como a temos, com o que ocorre em outras religiões, muitas delas pagãs, que também cultuam os mortos. Tais esforços nada provariam, a não ser  mostrar que o respeito pelos mortos é um sentimento ligado à lei natural com que todo homem nasce, e que, na diversidade dos tempos e lugares, apresenta analogias.

A Missa pela alma dos que “morreram marcados com o sinal da Fé”, é muito antiga. Mas a comemoração de Todos os Fiéis defuntos deve-se a Santo Odilon, abade de Cluny, que a instituiu em 998, e a fixou no dia seguinte à festa de Todos os Santos. Esta prática, em breve se estendeu por toda a Cristandade.

Hoje pode-se lucrar uma Indulgência Plenária em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, somente aplicável às almas do Purgatório, tendo-se confessado, comungado, e rezado qualquer oração inspirada pela piedade cristã, na intenção do Papa. Pode-se ganhar essa indulgência diariamente dos dias 1 a 8 deste mês, nas mesmas condições.

 

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados