Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

06/06 – São Norberto, Bispo  E Confessor

São Norberto: de cortesão a pregador intrépido, fundador da Ordem dos Premonstratenses. Seu encontro com a Providência mudou sua vida, inspirando-o a abandonar o mal, abraçar a virtude e edificar a Igreja. Conheça a história desse santo corajoso e deixe-se cativar por sua jornada de conversão e redenção.


06/06 – São Norberto, Bispo  E Confessor

Índice

  1. A conversão radical de São Norberto: Da vida mundana ao serviço de Deus

Este santo nasceu em Santen, na margem esquerda do Reno, perto de Colônia, no ano 1080. Seu pai, Heriberto, era conde de Gennep e aparentado com a família imperial, e sua mãe, Hadwige, pertencia à Casa de Lorena.

Seus pais, que o destinavam à carreira eclesiástica, fizeram-no receber as ordens até o subdiaconato. Mas ele, rico, belo, inteligente, não queria saber senão de levar a boa vida, primeiro entre os pajens do Arcebispo de Colônia, depois na faustosa corte do Imperador Henrique IV.

Assim passou alegre e superficialmente sua juventude até os 33 anos.

Eu era então um ínclito cidadão de Babilônia – declarará ele depois de convertido – escravo do prazer e prisioneiro dos meus caprichos. Os terrores do inferno, a beleza da virtude e a promessa da felicidade eterna me pareciam contos de velhas, ou fábulas como as das mitologias antigas. Só ouvia os aplausos dos que me rodeavam e que me lançavam por caminhos laboriosos e difíceis, andando sempre sem tornar atrás, vago e fugitivo, despencando-me de monte em monte com uma inconsciência que hoje me cumula de terror.

A conversão radical de São Norberto: Da vida mundana ao serviço de Deus

Isso até chegar a hora da Providência. E esta chegou da maneira mais inesperada. Em um dia de 1114, ele viajava a cavalo acompanhado de um pajem, para uma vila chamada Freten, na Westfália, atravessando bela pradaria. O céu, até então belo e sereno, de repente se cobriu de espessas nuvens negras, e começou a cair uma tempestade com raios e trovões pavorosos. Seu pajem, inspirado por uma graça divina, gritou: “Senhor, aonde vais? Retornai, senhor, retornai, pois a mão de Deus está seguramente contra vós”. Mas Norberto seguia em frente, quando ouviu uma voz poderosa que lhe gritou do alto: “Norberto, Norberto, por que me persegues? Eu te destinei a edificar minha Igreja e tu escandalizas os fiéis!”.

São NorbertoSão Norberto

Ao mesmo tempo um raio caiu a seus pés, fazendo-o cair do cavalo, permanecendo desacordado durante uma hora. Voltando a si, muito assustado, e considerando a vida que levara durante tanto tempo, foi tomado de arrependimento, e perguntou como o Apóstolo: “Senhor, que quereis que eu faça?”. Ouviu então a mesma voz: “Deixe o mal e faça o bem; procure a paz e a siga”.

Norberto tornou-se outro homem, e passou a amar aquilo que desprezara, e a desprezar aquilo que amara; transformou-se num rígido asceta, num censor severo de quanto havia buscado e amado, em suma, num pregador intransigente da verdade.

Para entregar-se com mais facilidade à pregação, ordenou-se sacerdote, vendeu seu castelo e pertences, distribuindo o que arrecadara aos pobres. Enquanto isso, visitava frequentemente o monge Conon, abade de Seigberg, cerca de Colônia, de quem aprendeu os rudimentos da vida religiosa e os princípios da vida espiritual, de modo que passou a receber de bom coração tudo o que lhe acontecia de inoportuno e a mortificar suas más inclinações.

Norberto se transformou então em pregador ambulante, indo de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, fustigando o vício, e pregando a virtude. Andava descalço em qualquer estação do ano, mesmo com a neve, vivia de esmolas, dormia em hospitais e mosteiros.

Estando em Valenciennes, encontrou-se com o bispo Burchard, que fora seu par na corte do Imperador. Este ficou extremamente surpreso em ver o antigo e elegante cortesão assim transformado, e o abraçou ternamente. Um dos capelães do bispo ficou tão impressionado com a história de São Norberto, que quis segui-lo como discípulo. Chamava-se Hugo, e absorveu tão bem o espírito do mestre, que seria seu sucessor na Ordem que fundaria.

Fundando a Ordem dos Premonstratenses: O legado de São Norberto na Europa

Por outro lado, o bispo de Laon quis que ele reformasse um convento de monges. Mas estes se mostraram tão refratários, que a iniciativa não teve êxito. Então, para não perder a colaboração do Santo, o bispo propôs-lhe que fundasse um mosteiro em suas terras, onde poderia receber discípulos e fundar uma nova Ordem religiosa. Norberto aceitou e escolheu um vale de difícil acesso perto de Soissons, que se chamava Premonstratum. Inspirado, ele exclamou: “Este é o lugar de meu descanso e o porto de minha salvação”.

No dia da conversão de São Paulo de 1120, o bispo trocou os trajes de penitente de Norberto e de seu discípulo Hugo por um hábito branco, conforme a Santíssima Virgem tinha mostrado ao Santo. Começou assim a Ordem dos Premonstratenses, que depois se difundiria por toda a Europa.

Norberto edificou uma ermida, conquistou novos discípulos, deu-lhes o hábito branco e as regras de Santo Agostinho, e um modo de vida que consistia em viver como monges, mas servindo ao próximo como clérigos.

São Norberto estabeleceu também em Premontré uma comunidade de jovens e de viúvas para serem o bom odor de Jesus Cristo em sua Igreja.

Sua fama se disseminou por toda a região, e muitos foram os nobres que lhe deram terras para fundar outros conventos. Não poucos foram os que o seguiram como religiosos.

O combate aos hereges e defesa da Igreja: A coragem inabalável de São Norberto

Foi então que, em Anvers, surgiu um pernicioso heresiarca, de nome Tanquelino, que se fez de profeta e reformador religioso. Simples leigo, ele combatia a existência de bispos e clero como uma coisa desnecessária e perniciosa, como faria mais tarde Lutero. Pregava uma moral relaxada, e convertia as igrejas em lupanares. A bebedeira, a boa vida e a impureza imperavam entre seus discípulos. Ele sabia tão bem fanatizá-los, que chegavam a beber a água na qual tinha tomado banho. Ninguém ousava fazer face esse inovador, exceto São Norberto.

Como valoroso capitão, ele organizou o ataque a esse ímpio que queria destruir a Igreja de Jesus Cristo. Pregou então a esses hereges com tanta eloquência, que pouco a pouco muitos deles começaram a pedir perdão, e a fazer penitência por seus erros, entregando as hóstias consagradas que guardavam em suas casas para delas escarnecer.

De tal maneira o santo refutou os erros de Tanquelino, que este não viu outro caminho senão fugir para outra cidade onde fosse desconhecido.

Em 1126 Norberto foi aclamado bispo de Magdeburgo, e entrou em sua diocese montado num asno. De uma bondade comovedora para com o pecador arrependido, o novo bispo era de uma intransigência sem igual para com os recalcitrantes, usando a excomunhão quando necessário. Por isso foi ameaçado de morte e vítima de atentados, mas foi sempre protegido pela Providência.

Entretanto, ao cabo de 12 anos de episcopado, apesar de ter apenas 52 anos de idade, seu corpo estava gasto pelos jejuns e penitências, pelas andanças e zelo pela salvação das almas. Depois de uma visita apostólica em março de 1134 à sua diocese, Norberto sentiu-se tão fraco, que teve que ser carregado para Magdeburgo, onde faleceu na quarta-feira depois de Pentecostes desse ano. Por ordem do Imperador, seu corpo foi depositado na abadia premonstratense de Santa Maria, naquela cidade.

Seu túmulo tornou-se glorioso pelos inúmeros milagres nele operados. Ele foi canonizado em 1582 pelo papa Gregório XIII. No dia 2 de maio de 1627, o corpo do santo foi transferido de Magdeburgo, que tinha se tornado protestante, para a Abadia de Strahov, na Boêmia. A chancelaria de Praga recebeu então a abjuração de 600 protestantes que, no dia da trasladação ou em sua oitava, voltaram ao seio da Igreja Católica. Nessa ocasião o arcebispo de Praga, a pedido das autoridades civis e eclesiásticas, proclamou São Norberto Patrono e Protetor da Boêmia, atual República Checa.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados