Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

08/10 – Santa Pelágia de Antioquia


Pelágia é o nome de várias santas. O antigo martirológio sírio tinha uma festa de Santa Pelágia de Antioquia no dia 8 de outubro. Alguns dados sobre ela são fornecidos por uma homilia de São João Crisóstomo. Segundo ele, Pelágia era uma virgem cristã de quinze anos de idade. Durante a perseguição de Diocleciano, os soldados foram procurá-la para forçá-la a oferecer publicamente um sacrifício aos deuses. Como ela estava só em casa, ninguém podia vir em seu auxílio. Pelágia, então, pede aos soldados que a deixem entrar para pôr outra veste mais conveniente para sair. Isso lhe é concedido. A virgem, que provavelmente soube por inspiração divina, o que a esperava, não querendo expor-se ao perigo de ser desonrada, sobe ao teto da casa, e lança-se ao mar. Desse modo morre, como diz São João Crisóstomo, como virgem e mártir, e é assim honrada na igreja de Antioquia. Santo Ambrósio também cita esta santa.

O suicídio contraria uma lei geral, e portanto não se pode admitir, pois só a Deus cabe tirar a vida. Mas, num caso particular como neste e nalguns outros, as circunstâncias levam a concluir ter havido, por parte de Deus, uma inspiração para se agir desse modo. A finalidade do ato, isto é, o procurar-se a morte, não visa tirar-se a vida, mas sim evitar poluir seu corpo e sua alma pelo pecado. A morte é conseqüência necessária para isso.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados