Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

16/03 – Santo Heriberto bispo, Confessor


Santo Heriberto, Estátua na torre da câmara municipal de Colónia.

Este santo, depois de ter sido chanceler do imperador Oto III, tornou-se arcebispo de Colônia revelando, nesta qualidade, uma grande santidade, que se manifestava pela profunda humildade, caridade e penitência.

Heriberto nasceu em Worms, na Alemanha, por volta do ano 970, filho do duque Hugo, dessa cidade. Seus biógrafos contam que uma luz sobrenatural foi vista em sua casa no momento de seu nascimento.

Após receber educação na escola da catedral de Worms, passou certo tempo no mosteiro de Gorze, depois do que tornou-se chanceler daquela catedral. Em 994 foi ordenado sacerdote. Unindo ao ministério sacerdotal os estudos, Heriberto adquiriu tanta sabedoria, que chegou a ser considerado o homem mais sábio de seu tempo. O que levou o rei Oto III a designá-lo seu chanceler para a Itália e, quatro anos depois, o mesmo para a Alemanha.

Como chanceler, Heriberto tornou-se para o futuro Imperador seu mais influente conselheiro, de modo que o acompanhou a Roma em 996 e 997. O santo estava ainda na Itália quando, vagando a sé de Colônia, os eleitores o escolheram para seu bispo, o que foi confirmado pelo Imperador.

Heriberto recebeu a investidura eclesiástica e o pálio das mãos do papa Silvestre II no dia 9 de julho de 999, em Benevento. Sua consagração episcopal deu-se no dia de Natal, em Colônia.

No dia 23 de janeiro de 1002, Santo Heriberto estava presente junto ao leito de morte de Oto III, que morreu aos 21 anos em Civitta Castellana, na Itália. Entretanto, quando retornava para a Alemanha com os restos mortais do Imperador e as insígnias imperiais, foi feito durante certo tempo prisioneiro do futuro rei Henrique II, por se ter oposto à sua candidatura.

Entretanto, quando Henrique foi eleito rei em junho desse mesmo ano, Heriberto o reconheceu como tal, e o acompanhou a Roma em 1004, como mediador entre ele e a Casa de Luxemburgo. O santo o serviu depois fielmente de muitos modos. Mas nunca conquistou sua inteira confiança até o ano de 1021, quando o rei reconheceu finalmente seu erro e lhe pediu perdão.

Diz a tradição que em Colônia e região houve uma grande seca, não chovendo por muito tempo. Para obter do Céu a chuva necessária, Santo Heriberto conclamou seus diocesanos a fazerem um jejum de três dias, terminando com uma procissão penitencial. Ora, terminada esta, não choveu. Então o Santo, atribuindo isso aos seus pecados, começou a chorar amargamente. Nesse instante o céu, até então claro, se escureceu, e copiosa chuva começou a cair sobre a cidade, que se prolongou nos dias seguintes, e que pôs fim à estiagem.

Heriberto fundou e dotou ricamente o mosteiro beneditino e a igreja de Deutz, onde seria sepultado. Ele já era conhecido como santo durante a vida. Faleceu no dia 16 de março de 1021, durante uma visita pastoral à cidade de Deutz. Lá contraiu uma febre maligna que assolava a região, entregando a Deus seu espírito.

As relíquias de Santo Heriberto estão em sua catedral em Colônia, e em Deutz. Ele foi canonizado entre 1073 e 1075 pelo papa São Gregório VII.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados