170 anos depois: é a ressurreição de La Salette?

    Cumprem-se, hoje, 170 anos do anúncio solene feito por Nossa Senhora em La Salette em 19 de setembro de 1846.

    Ela falou de uma grande e terrível purificação que adviria sobre o mundo, se esse antes não se arrependia e fazia penitência.

    “Vinde meus filhos, disse Ela, não tenhais medo, estou aqui para vos anunciar uma grande notícia”.

    “Se meu povo não quiser se submeter, fico obrigada a deixar o braço de meu Filho golpear: não posso mais segurá-lo”. Confira: O segredo de La Salette – texto completo em português

    Nossa Senhora apontou como mais necessitada de emenda aquela parte do clero que afundava em assustadora decadência moral e periclitava na fé:

    “Os sacerdotes, ministros de meu Filho, pela sua má vida, sua irreverência e impiedade na celebração dos santos mistérios, pelo amor do dinheiro, das honrarias e dos prazeres, tornaram-se cloacas de impureza”.

    “Sim, os sacerdotes atraem a vingança e a vingança paira sobre suas cabeças. Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus, que pela sua infidelidade e má vida crucificam de novo meu Filho!”

    “Os pecados das pessoas consagradas a Deus bradam ao Céu e clamam por vingança. E eis que a vingança está às suas portas, pois não se encontra mais uma pessoa a implorar misericórdia e perdão para o povo”.  Confira: O segredo de La Salette – texto completo em português

    Mas Nossa Senhora não ficou nisso. Ela apontou em segundo lugar a infiltração dos inimigos de Cristo na sociedade temporal e nos postos de direção dos governos e organizações mundiais:

    “Os chefes, os condutores do povo de Deus negligenciaram a oração e a penitência. E o demônio obscureceu suas inteligências. Transformaram-se nessas estrelas errantes, que o velho diabo arrastará com sua cauda para fazê-las perecer”.

    “Deus permitirá à velha serpente introduzir divisões entre os que reinam, em todas as sociedades e em todas as famílias. Sofrer-se-ão tormentos físicos e morais”.

    nossa-senhora-apareceu-chorando-pelos-revolucao-da-humanidade-e-como-uma-rainha-destronada“A sociedade está na iminência dos flagelos mais terríveis e dos maiores acontecimentos. Deve-se esperar ser governado por uma chibata de ferro e beber o cálice da cólera de Deus”.  Confira: O segredo de La Salette – texto completo em português

    Se os homens não se corrigirem, advertiu a Mae de Deus, a decomposição da ordem das nações haveria de produzir efeitos nefastos:

    “Toda ordem e toda justiça serão calcados aos pés. Não se verá outra coisa senão homicídios, ódio, inveja, mentira e discórdia, sem amor pela pátria e sem amor pela família.

    “Os governantes civis terão todos um mesmo objetivo, que consistirá em abolir e fazer desaparecer todo princípio religioso para dar lugar ao materialismo, ao ateísmo, ao espiritismo e a toda espécie de vícios.

    “Nos conventos as flores da Igreja serão apodrecidas, e o demônio tornar-se-á como que o rei dos corações.

    “O demônio usará toda sua malícia para introduzir nas ordens religiosas pessoas entregues ao pecado, pois o amor aos prazeres carnais estarão espalhados por toda a Terra”.  Confira: O segredo de La Salette – texto completo em português

    Porém, após grandes provações que acrisolarão a humanidade, a misericórdia divina inaugurará uma nova época histórica em que Jesus Cristo será reconhecido como Rei e sua Mãe como Rainha.

    “Os justos sofrerão muito. Suas orações, sua penitência e suas lágrimas subirão até o céu e todo o povo de Deus pedirá perdão e misericórdia. E pedirá minha ajuda e intercessão. Jesus Cristo, por um ato de sua justiça e de sua grande misericórdia em relação aos justos, ordenará a seus anjos que deem morte a todos os seus inimigos.

    “De repente os perseguidores da Igreja de Jesus Cristo e todos os homens entregues ao pecado perecerão, e a Terra tornar-se-á como um deserto.

    “Então será feita a paz, a reconciliação de Deus com os homens. Jesus Cristo será servido, adorado e glorificado. A caridade florescerá por toda parte.

    “Os novos reis serão o braço direito da Santa Igreja, a qual será forte, humilde, piedosa, pobre, zelosa e imitadora das virtudes de Jesus Cristo. O Evangelho será pregado por toda parte e os homens farão grandes progressos na fé, porque haverá unidade entre os operários de Jesus Cristo e os homens viverão no temor de Deus”.  Confira: O segredo de La Salette – texto completo em português

    em-la-salette-nossa-senhora-falou-como-a-mae-que-quer-que-seus-filhos-criem-juizoPassaram-se, como dizíamos, 170 anos desde 19 de setembro de 1846. Estamos em 2016, nas vésperas do centenário da aparição de Fátima e do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida.

    Malgrado o apoio do bem-aventurado Papa Pio IX à revelação de La Salette e de tantos outros santos e almas fiéis, o inferno e seus agentes desencadearam feroz perseguição contra o Segredo e seus difusores.

    Nossa Senhora voltou em Fátima a renovar o premente apelo à conversão.

    Mas tudo indica que Ela tampouco foi ouvida pela maioria dos homens e sua mensagem aparece como diluída ou deturpada.

    Os videntes de La Salette foram perseguidos de modo dramático até que o texto do Segredo foi posto no Index – a lista de livros proibidos para os católicos – aguardando uma conferição que parecia ser impossível.

    A vidente Mélanie faleceu na noite do dia 14 para 15 de dezembro de 1904, em Altamura, Itália, não longe de São Giovanni Rotondo, aonde a proteção do bispo impedia que chegassem as perseguições. São Pio X falou privadamente dela como “a nossa santa”

    Desde a aparição em La Salette em 1846 até sua morte em 1904 transcorreram 58 anos. Mais de meio século.

    Mas ela não viu a realização dos anúncios que comunicou. Pelo contrário, assistiu ao abafamento sistemático e implacável da mensagem de Nossa Senhora.

    Na sua abundante correspondência, ela comentou com dor esse silenciamento ordenado por altas esferas eclesiásticas.

    Entretanto, ela previu inspiradamente que o esforço de Satanás e seus asseclas seria infrutífero e que um dia a vontade expressa por Nossa Senhora em La Salette ressurgiria esplendorosamente.

    Numa conversa de Mélanie com a Madre Saint-Jean, em 22 de janeiro de 1885, a vidente confidenciou sobre o futuro da mensagem:

    la-salette-historicas-054-altamura-tumba-de-melanie-calvat“La Salette será, por assim dizer, morta, sepultada… Vós vereis isso.

    “Mas quando se acreditará que ela foi extinta, desmontada, ela reaparecerá e reviverá porque as palavras da Santíssima Virgem não são vãs, e porque Ela é suficientemente poderosa para ressuscitá-las.

    “Quando vós vereis tudo isso, vós não duvidareis. Conservai a confiança.

    “Da minha parte, ainda que eu a veja morta e enterrada eu não duvidarei.

    “MARIA É PODEROSA. Os homens e os demônios nada podem contra Ela. Ela triunfará.

    “Pode-se resistir ao apelo da graça, ao apelo dEla, mas Ela pode transportar sua grande luz e mostra-la a outros.

    “Aguardemos sua ajuda e sua hora. Assim seja”. (“Pour servir à l’histoire réelle de La Salette – Documents II”, Nouvelles Éditions Latines, Paris, 1964, página 15).

    No dia 2 de outubro de 1999, por um acaso que não podemos senão qualificar de providencial, os documentos originais das aparições foram redescobertos no Vaticano.

    Então, as dificuldades que se opunham à divulgação do Segredo ficaram removidas, e a mensagem voltou a circular livremente nos ambientes católicos, não sem suscitar oposições como outrora.

    Estamos agora assistindo à “ressurreição” de La Salette em função de sua próxima realização?

    É o que desejam pelo menos inúmeras almas piedosas que se encomendam a Nossa Senhora, especialmente com a prática da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem praticando a consagração como escravo de amor ensinada pelo grande doutor mariano São Luís Maria Grignion de Montfort. Confira: Comentários ao Tratado da Verdadeira Devoção, por Plinio Corrêa de Oliveira