Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

25/03 – Anunciação do Anjo e Encarnação do Verbo

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 5 anos


Festejamos hoje Àquela em quem o Verbo se fez carne, na qual o Filho de Deus se uniu para sempre à nossa humanidade para nos fazer partilhar da sua divindade. O mistério da Encarnação valeu a Maria Santíssima o seu mais belo título de glória, o de Mãe de Deus. Pela mesma razão passou também a ser a Mãe dos cristãos.

São Luís Grignion de Montfort, no seu célebre Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, afirma que “esta devoção foi inspirada pelo Espírito Santo,

1º. Para honrar e imitar a dependência em que Deus Filho quis estar de Maria, para glória de Deus seu Pai, e para nossa salvação. Dependência esta que transparece particularmente neste mistério em que Jesus Cristo se torna cativo e escravo no seio de Maria Santíssima, aí dependendo d’Ela em tudo;

2º. Para agradecer a Deus as graças incomparáveis que concedeu a Maria, principalmente por tê-la escolhido – neste mistério – para sua Mãe digníssima, (…) conforme a bela oração de tantos homens célebres: ‘Ó Jesus vivendo em Maria, vinde e vivei em nós, em vosso espírito de santidade’.

3º. Este modo de falar [‘escravidão de Jesus em Maria’] patenteia ainda mais a união íntima entre Jesus e Maria. Tão intimamente estão unidos, que um é tudo no outro: Jesus é tudo em Maria, e Maria é tudo em Jesus. Ou melhor, Ela já não existe, mas Jesus somente n’Ela, e antes se separaria do sol a luz, do que apartar Maria de Jesus. É assim que se pode chamar Nosso Senhor ‘Jesus de Maria’, e a Santíssima Virgem ‘Maria de Jesus’”. Até aqui São Luís Grignion.

A data de 25 de março não é arbitrária: está em função do Nascimento de Jesus que é celebrado exatamente nove meses depois. Já no século VII esta data se fundava numa tradição tão venerável e universal, que o II Concílio Quinissexto, também chamado Trulano, realizado em 692 em Constantinopla sob Justiniano II, se bem que proibisse durante a Quaresma todas as festas, excetuou a da Encarnação. E os católicos gregos ainda hoje, enquanto dura a Quaresma, omitem a celebração diária do santo Sacrifício, exceto aos sábados, domingos e dia 25 de março. Na Idade Média a solenidade de hoje indicava, nos países cristãos, o verdadeiro princípio do ano civil.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentário em alta

Invalid Date

Comentários


Ana Julia Andrade

5 de agosto de 202405/08/2024 às 18:31

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados