Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

25/06 – Imaculado Coração de Maria

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

3 minhá 2 anos


A devoção ao Imaculado Coração de Maria teve em São João Eudes um promotor. Ele compôs um ofício a esse Imaculado Coração, e começou a pregar a devoção aos Sagrados Corações de Maria e de Jesus.

Na terceira Aparição dela aos três pastorzinhos na Cova da Iria, ela lhes mostra o Inferno, dizendo-lhes: “Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores; para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”.

Isso porque Maria é a Medianeira universal, e mereceu e dispensa todas as graças que foram e serão concedidas aos homens. “Deus quer que todas as graças passem pelas mãos de Maria” (São Bernardo). Ela é comparada a um canal e a um aqueduto pleno, nos quais passam todos os tesouros e todos os dons ou graças do Espírito Santo. O privilégio da mediação universal é uma conseqüência da divina Maternidade de Maria, de sua plenitude de graça, de seu título de Co-redentora. Ela acha-se associada a Cristo na redenção e na aquisição da graça; a Ela foi confiada a missão de Mãe dos homens, que Ela forma para a vida eterna (Missal Romano Quotidiano, Edições Paulinas, 1959).

Entretanto, foi mais recentemente, em Fátima, que a devoção ao Imaculado Coração de Maria teve um desenvolvimento muito grande, incentivado pela própria Nossa Senhora. Na terceira Aparição dela aos três pastorzinhos na Cova da Iria, ela lhes mostra o Inferno, dizendo-lhes: “Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores; para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”.

 Jacinta, a mais nova dos três videntes tornou-se, a seu modo, uma missionária dessa devoção. Temos um exemplo disso quando ela, ao despedir-se de Lúcia antes de partir para Lisboa para ser operada, recomendou-lhe veementemente: “Tu permaneces aqui para dizer que Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Quando tiveres que dizer isto, não te escondas”. E acrescenta: “Diz a todo o mundo que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria. Que se peça a Ela. Que o Coração de Jesus quer que, a Seu lado, se venere o Imaculado Coração de Maria. Que peçam a paz ao Imaculado Coração de Maria; que Deus a entregou a Ela. Oh! Se eu pudesse meter no coração de todo mundo o fogo que tenho aqui dentro do peito queimando-me e fazendo-me gostar tanto do Coração de Jesus e do Coração de Maria!..”.

         Mais tarde, no dia 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora, apareceu outra vez a Lúcia, única sobrevivente dos três videntes, que se tornara religiosa na Congregação de Santa Dorotéia. O fato ocorreu na cela da religiosa na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha. A Mãe de Deus tinha a seu lado o Menino Jesus,  e numa das mãos um Coração rodeado de espinhos. Apontando para ele, disse o Menino Jesus: “Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar”. A Santíssima Virgem, por sua vez, disse: “Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que, durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um terço, e Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de me desagravar, Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”. Esta é a consoladora devoção dos Cinco Primeiros Sábados do Mês.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados