Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

28/12 – Os Santos Inocentes, Mártires

Festa dos Santos Inocentes: Instituída pela Igreja latina entre os séculos IV e V. Celebrada em datas variadas (28 de dezembro na Igreja latina) para honrar os mártires, sem relação cronológica, permanecendo na oitava do Natal pela conexão com a vida sacrificada em prol do Salvador recém-nascido.


28/12 – Os Santos Inocentes, Mártires

Os Santos Inocentes

No Evangelho de São Mateus (2, 1 a 18), ele narra que “nos dias do rei Herodes, chegaram do Oriente a Jerusalém uns magos, dizendo: 'Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Porque vimos sua estrela no Oriente, e viemos adorá-Lo'. Isso perturbou o monarca que “chamando em segredo os magos, interrogou-os cuidadosamente sobre o tempo da aparição da estrela”. Depois pediu que eles, quando encontrassem o Menino, o fizesse saber para que ele também fosse adorá-lo.

Ora os Magos, depois de adorarem o Salvador do Mundo, “advertidos em sonho de não voltarem a Herodes, tornaram à sua terra por outro caminho”.

Então Herodes, vendo-se burlado pelos magos, irritou-se em extremo, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em seus arredores, de dois anos para baixo, consoante o tempo que diligentemente inquirira dos magos.

Isso não atingiu o Menino Jesus pois, enquanto os Magos partiam, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, e lhe disse: Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe, e foge para o Egito, e fica ali até que eu te avise, porque Herodes procurará o Menino para lhe tirar a vida.

Santo Agostinho, Santo Hilarião Arelatense, São Pedro Crisólogo, São Beda, o Venerável e São Bernardo, entre outros escreveram várias homilias e sermões sobre os Santos Inocentes.

Conta o Pe. José Leite, S.J. (Santos de Cada Dia) que, na Idade Média, nos bispados que possuíam escola de meninos de coro, a festa dos Inocentes ficava sendo a deles. Começava nas Vésperas de 27 de dezembro e acabava nas do dia seguinte. Os meninos escolhiam entre eles um “bispo”, e se apoderavam das estalas dos cônegos, e cantavam o Ofício em seu lugar. A este bispo improvisado competia presidir os ofícios, entoar o Invitatório e o Te Deum, e desempenhar outras funções que a liturgia reserva aos prelados maiores. Só lhes era retirado o báculo pastoral ao entoar-se o versículo do Magnificat “Derrubou os poderosos do trono”, no fim das segundas vésperas. Depois o “bispo derrubado” oferecia um banquete aos colegas, é claro, a expensas do Cabido, e voltava com eles para o seu banco.

Esta cerimônia também esteve em uso em Portugal, principalmente nas comunidades religiosas.

A Igreja latina instituiu a festa dos Santos Inocentes em uma data agora desconhecida, não antes do final do quarto século e não depois do final do quinto século. Os latinos mantêm a festa em 28 de dezembro, os gregos em 29 de dezembro, os sírios e caldeus em 27 de dezembro.

Essas datas nada têm a ver com a ordem cronológica do evento; ela é mantida dentro da oitava do Natal porque os Santos Inocentes deram sua vida pelo Salvador recém-nascido. Estas primeiras flores da Igreja (mártires apenas pelo sangue) acompanham o Santo Menino Jesus entrando neste mundo no dia de Natal.

A estação romana de 28 de dezembro fica em São Paulo Fora dos Muros, porque se acredita que essa igreja possui os corpos de vários dos Santos Inocentes. Uma parte dessas relíquias foi transferida por Sisto V para Santa Maria Maggiore (festa em 5 de maio; é semi-dupla). A igreja de Santa Justina em Pádua, as catedrais de Lisboa e Milão e outras igrejas também preservam corpos que afirmam ser de alguns dos Santos Inocentes.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados