Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

31/08 – São Raimundo Nonato, Confessor


Chamado “Nonnatus” (“não nascido”), porque foi extraído vivo das entranhas de sua mãe já morta, esse santo viu a luz em Portel, na Espanha, cerca do ano 1200. Os pais eram de pequena nobreza, mas empobrecidos, de maneira que o menino logo cedo teve que guardar o gado da família nas montanhas de Lérida, entre boques e vales, onde havia uma ermida dedicada a São Nicolau, na qual estava uma imagem de Nossa Senhora, de quem era devotíssimo.

Um dia, a Mãe de Deus lhe falou, recomendando-lhe que entrasse para recém-fundada Ordem de Nossa Senhora das Mercês, para a redenção dos cativos em terras dos mouros. Depois de conseguir a duras penas a licença paterna, Raimundo foi para Barcelona, onde se apresentou a São Pedro Nolasco, fundador da Ordem, a quem pediu a admissão.

Destinado muito cedo ao ministério da pregação e da catequese, em particular para os cristãos remidos dos infiéis, o santo sonhava com maiores e mais difíceis empresas. Queria resgatar os cristãos que ainda gemiam em terras infiéis. Enquanto isso, reunia esmolas mendigando de porta em porta, para socorrê-los. Conseguiu enfim, em 1224, entrar pelo reino mouro de Valência, para remir e consolar os cativos, libertando 140 deles. Dois anos depois, acompanhou o próprio São Pedro Nolasco até Argel e, não bastando o dinheiro que levavam para remir tantos cativos, ele ficou como refém entre os mouros.

Já ordenado sacerdote, voltou à África em 1229, desembarcando em Argel, onde esteve em perigo de perder a vida pela liberdade apostólica com que falava e discutia com mouros e judeus.

A expedição mais célebre do santo foi a do ano de 1236, a Tunes, ou mais provavelmente a Argel. Ele foi novamente feito refém, enquanto se conseguia o dinheiro necessário para seu resgate.

Dedicando-se com liberdade à evangelização dos infiéis, o que excitou as iras dos mais rebeldes, que o açoitaram e lançaram numa masmorra. Mas como ele insistia em continuar a pregar os ensinamentos de Cristo, um dia os mouros furaram-lhe os lábios com ferro em brasa e prenderam neles um cadeado, que só abriam para dar-lhe a parca ração.

Quando chegou seu resgate, São Raimundo, esgotado pelas flagelações, fome e maus tratos, voltou à Espanha. A sua fama de santo e valente pregador havia chegado até o papa Gregório IX que, pelo ano de 1239, enviou-lhe o chapéu cardinalício. O Romano Pontífice já havia encarregado o santo de ir à França convencer São Luís rei a partir para a Terra Santa.

São Raimundo estava a caminho de Roma, para onde Gregório IX o tinha chamado, quando adoeceu gravemente em Cardona e morreu santamente em 1240.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados