38% da população da União Européia (EU) sofre de distúrbios mentais e doenças cerebrais, revelou um estudo do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ENCP, em inglês), segundo noticiou “The Telegraph” de Londres.

“As desordens mentais se tornaram o maior desafio à saúde na Europa do século XXI”, dizem os autores.

Apenas um terço dos doentes recebe a terapia ou medicação necessária. Porém, as repercussões econômicas negativas dessas doenças são calculadas na ordem de centenas de bilhões de euros, pela incapacitação física e mental dos doentes.

Grandes laboratórios farmacêuticos desenvolvem caríssimos projetos financiados pelos governos para encontrar remédios que contenham o progresso dessas doenças.

“Precisamos fechar o abismo aberto pelas desordens mentais”, disse Hans Ulrich Wittchen, diretor do Instituto de Psicologia e Psicoterapia Clínica da Universidade de Dresden, Alemanha, e chefe do estudo dos pesquisadores europeus.

O estudo do ENCP analisou 30 países europeus – os 27 da UE, a Suíça, a Islândia e a Noruega – que somados atingem uma população de 514 milhões de pessoas.

A equipe do Dr. Wittchen considerou perto de 100 doenças que incluem a totalidade das maiores desordens psicológicas, desde a ansiedade e a depressão até a esquizofrenia, a epilepsia, Parkinson e esclerose múltipla.

A conclusão do ENCP é de que há um nível altamente excessivo de desordens mentais e doenças cerebrais nos países estudados.

As doenças mentais se tornaram a principal causa de morte, incapacitação e um dos maiores ônus econômicos para os serviços de saúde no mundo inteiro.

A Organização Mundial da Saúde prediz que por volta de 2020, a depressão será causa da segunda maior despesa em doença de todas as épocas. Mas, para a UE, segundo o Dr. Wittchen, o futuro chegou mais cedo.

As quatro doenças que mais inabilitam pessoas são a depressão, a demência, a dependência alcoólica e os AVCs.

Estudo análogo anterior apontou que em 2005 a percentagem deste tipo de doentes da UE atingia 27%, tendo aumentado até 38% em 2011.

A tentativa de construir uma super-organização em bases puramente materiais que ignoram – e até hostilizam – o lado espiritual e a religião do homem, não será uma das causas mais profundas desses desarranjos mentais?

Nesse sentido, atentar contra os fundamentos cristãos da civilização acaba sendo uma das maiores loucuras e um dos maiores fatores de enlouquecimento.

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Não nos esqueçamos das tragédias humanitárias porque passaram sucessivas gerações de europeus. Isso certamente contribuiu substancialmente para esse nível de psicopatia genereralizada na Europa. Em uma família onde acontecem desgraças com certa frequencia, é claro que seus filhos terminam ficando doidos!

     
  2. Que o afastamento de DEUS prejudica a mente, nenhuma dúvida! Se a pessoa se enche de vazio, boa coisa não pode resultar daí.

    Mas, a julgar por certo comentário, é triste ver que tais transtornos ocorrem também por estas bandas, como querer culpar os judeus pelos males do mundo, ao passo que, por exemplo, o próprio Papa Bento XVI já declarou que não foram eles, na condição de POVO, os responsáveis pela morte de JESUS, e sim algumas, determinadas pessoas que protagonizaram aquela palhaçada de “processo”.

     
  3. Sobre a pergunta: “A tentativa de construir uma super-organização em bases puramente materiais que ignoram […] não será uma das causas mais profundas desses desarranjos mentais?”… Eu não tenho a menor dúvida que sim.
    Aliás, há um tempo venho pensando e realmente acredito que o ressurgimento do cristianismo (que VAI acontecer) irá se apoiar muito neste quesito. A população irá ficar tão doente e sem esperança, que grupos religiosos começarão a “re-congregar” pessoas em busca de um sentido nobre e autêntico para sua vida. É o mesmo espírito de plenitude que deve ter colaborado para a evangelização no tempo da Igreja primitiva, quando a “moral” bárbara baseada no código de Hamurabi ou a simples Lex Romana passavam ao largo de satisfazer a alma humana.
    Ainda deve demorar vários anos (talvez até algumas décadas), mas este ressurgimento da fé irá ocorrer. Cabe a nós oferecermos continuamente e sem cessar a luz de Cristo ao mundo, verdadeiro privilégio que fazemos com alegria.

     
  4. Vamos ver pessoas loucas correndo rua a cima rua a baixo e não só lá, mais em todas as
    nações, só falta a aprovação do ABORTO no Brasil para tudo começar é só ver o caos
    que está instalado no mundo todo e quem aprovou ou aprovar este crime que é o aborto vai sentir o peso do braço de Deus.

     
  5. Irônico. Chesterton já dizia que a razão leva a loucura e não a imaginação ou a fé. Ao ler esta notícia, após a leitura do capitulo “O maníaco” do livro Ortodoxia, não fico nem um pouco surpreendido. Infelizmente, os europeus são mais um grupo de povos no saco de lamentáveis vergonhas de nossa sociedade cristã decadente. Bom…. aina creio que as Portas do Inferno não hão de prevalecer. A pergunta é… “Sob que termos?”

     
  6. Bom, um povo que tem os melhores laboratórios do mundo (Ciba, Pfizer, etc); que interfere no Herbalismo e chama de “pajelança” a utilização de ervas para medicação; que incentiva a automedicação no terceiro mundo para aumento de consumo; que detém poder sobre o preço dos tais remédios; que, para promover a retenção de fortunas, promove casamentos consanguineos: enfim, quando este povo esteve junto a Deus? Derá que Hitler estava correto? Será que Wall Street não precisa ser exterminada? Será que os judeus não estão tendo o que merecem, holocausto após holocausto? São perguntas que não querem calar. Nem mesmo após o fim do mundo!

     
  7. Quando Nossa Senhora cantou o Magnficat, ela dizia: “a minha ALMA engrandece o Senhor e o meu ESPÍRITO exulta em Deus, meu Salvador, fica claro que temos Alma e Espírito em nós, em cada um de nós. E quando Jesus no alto da cruz diz” Pai, em tuas mãos entrego o meu ESPÍRITO, também fica confirmado a existencia do espírito em nós, em cada um de nós. Alem de tudo, Cristo diz também: Eu vim para que todos tenhma VIDA.
    Será que sabemos discernir VIDA, Alma e Espírito distintamente em nós? Pois deveríamos! Buscar as coisas do alto, do espirito, já dizia São Paulo Apóstolo.
    Vale dizer que milhares de pessoas, senão bilhares mesmo, não tem nem vida, a não ser uma Vida Vazia, sem sentido. Daí todas aquelas doenças da mente!

    Há muitos anos atrás assisti um documentário em que um médico estava fazendo uma experiencia com um doente terminal; Ele colocou tudo numa balança e ficava monitorando os sensores ligados ao paciente. Sabia exatamente do peso fisico, controlava tudo até o fim da vida daquele doente. A idéia era saber se haveria alguma diferença entre a vida e a morte. Talvez se baseasse em uma toalha molhada com determinado peso e depois de seca verificaria a diferença. O paciente morre e o medico vai verificar se houve diferença. Lembro-me de que o corpo ficou mais pesado que antes alguns quilos a mais. Vale dizer que com a saída da alma o corpo ficou mais pesado.
    Duvida? Então diga porque quando morre alguém é preciso quatro pessoas para transportar? E uma pessoa sozinha tem dificuldade de carregar um morto nos braços? Hoje em dia transportam num carrinho.
    Bem de quaiquer modos a coisa é por aí. Corpo sem vida existem por aí, apenas caminham sem rumo, sem destino. Há outros que já tem vida, muita energia. Mas é preciso muito mais que isso: |Buscar as coisas da ALMA E DO ESPIRITO!!!!!!!!!! E que só as encontramos em Cristo, Senhor nosso!

    É o peso da massa corporea que sobrou.

     
  8. Vemos claramente e sabemos que Deus age quando invocamos e pedimos o seu socorro. Infelizmente mesmo na hora da dor e quando as forças não surtem efeito na sua atuação, algumas pessoas ainda se negam a crer no sobrenatural de Deus e optam em não desfrutar dos seus milagres, na sua restauração. É uma pena, mas o ser humano é livre até pra optar a continuar na cegueira e sofrimento…

     
  9. Queria ver um estudo desse no Brasil, a apostasia mata as pessoas, o repudio a Deus da nisso, idolatramos os prazeres mundanos, mas são muito limitados para nos preencher.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here