No momento, você está visualizando A Guerra Cristera — uma saga mexicana de piedade, fidelidade e coragem sob fogo

“Viva Cristo Rei! Viva Nossa Senhora de Guadalupe!”

Exatamente cem anos atrás, esse brado de Fé militante ecoou por todo o México. Era o início da Cristiada, a epopeia militar dos Cristeros, como esses militantes católicos eram chamados depreciativamente. Hoje, é um título de glória.

Um tema proibido

Durante décadas, a história da Cristiada permaneceu oculta por uma ampla campanha de silêncio. Falar sobre ela era suicídio político. Uma discussão prolongada podia ser mortal.

 

Jean Meyer, professor de história da Sorbonne casado com uma mexicana, foi o primeiro a romper o silêncio. Sua obra monumental em três volumes, La Cristiada, foi publicada entre 1973 e 1975. Sua pesquisa impressiona pelas entrevistas que realizou com algumas das principais figuras da Cristiada ou com seus filhos.

Ainda assim, o tema permaneceu praticamente desconhecido do grande público. O famoso filme Para a Maior Glória: A Verdadeira História da Cristiada (2012) chamou a atenção de uma audiência internacional para o assunto. Quando os produtores procuraram Andy García para interpretar o general Enrique Gorostieta, o ator afirmou que até então nada sabia sobre a guerra. Ele precisou estudar história para desempenhar o papel.

Uma epopeia medieval no século XX

¡Viva Cristo Rey! era o grito de guerra dos católicos, jovens e idosos, ricos e pobres, instruídos e sem instrução. Esses homens e mulheres fiéis arriscaram a vida para defender no México a Fé una, santa, romana, católica e apostólica.

A invocação de Cristo Rei era deliberada. Os Cristeros não lutavam apenas para restaurar o culto católico no México e os direitos da Igreja. Também se empenhavam em estabelecer uma ordem social sobre a qual Cristo reinaria, como Pio XI enfatizou em Quas Primas (1925). Inspiravam-se na devoção histórica ao Sagrado Coração, que lhes fora transmitida pelos missionários jesuítas. Ao fazê-lo, vinculavam-se a um movimento genuinamente contrarrevolucionário.

Sua luta épica pode ser comparada à dos vendeanos franceses, que combateram “pelo Altar e pelo Trono”. Outros a comparam à dos carlistas espanhóis, que lutaram “por Deus, pela Pátria e pelo Rei”. Eles se inspiraram em figuras das Cruzadas medievais e adotaram alguns de seus símbolos. A Cristiada foi uma epopeia medieval ambientada no início do século XX.

Uma revolução anticatólica

Em 1910, eclodiu uma revolução no México. O general Francisco Ignacio Madero insurgiu-se contra a ditadura de Porfirio Díaz, que estava no poder desde 1876. Várias facções — nem sempre alinhadas entre si — aderiram à insurreição. Entre elas estavam as forças agrárias lideradas por Emiliano Zapata e as forças socialistas comandadas por Pancho Villa. Até mesmo um neto do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, Peppino Garibaldi, participou dessa revolução.

Madero foi eleito presidente em 1911, mas posteriormente foi deposto e morto por facções mais radicais. O ano de 1913 marcou a vitória definitiva das facções socialistas. Em 1917, foi adotada uma nova Constituição com fortes tendências socialistas e anticatólicas.

A Constituição de 1917 proibia escolas católicas, ordens religiosas e a propriedade de imóveis pela Igreja. Todos os atos religiosos, inclusive a Santa Missa, exigiam permissão e supervisão do governo. O Estado colocou-se acima da Igreja em todos os aspectos.

Na realidade, a Constituição de 1917 era tão fortemente anticatólica que dois presidentes consecutivos, Venustiano Carranza (1917–1920) e Álvaro Obregón (1920–1924), hesitaram em aplicá-la integralmente.

No entanto, a revolução perseguiu a Igreja sempre que pôde. Em 1915, por exemplo, 160 sacerdotes foram assassinados. Em 1921, ocorreu um célebre atentado a bomba contra Nossa Senhora de Guadalupe. A Basílica sofreu grandes danos, mas a imagem de Nossa Senhora permaneceu milagrosamente intacta.

Plutarco Elías Calles

Em 1924, Plutarco Elías Calles, também socialista, tomou o poder. Ele imediatamente começou a aplicar a Constituição em suas interpretações mais radicais, dando início a uma perseguição generalizada contra a Igreja Católica.

Inspirado pela Revolução Francesa e por sua “Igreja Constitucional”, Calles tentou estabelecer uma Igreja nacional separada de Roma. Quando esse projeto insólito fracassou, ele desencadeou uma perseguição cada vez mais feroz. Em 4 de janeiro de 1926, promulgou uma lei que impunha a aplicação rigorosa da Constituição, inclusive com o aumento das penas por meio de uma reforma do Código Penal.

Repressão e reação

Calles proibiu a batina e tornou ilegais expressões como “graças a Deus” e “se Deus quiser”. Até o tradicional adiós foi proibido porque faz referência a Deus (Dios). As tropas de Calles entravam a cavalo nas igrejas, interrompendo os serviços religiosos para prender sacerdotes, dezenas dos quais foram mortos. Soldados promoviam orgias e excessos nas igrejas. Calles também obrigou os funcionários públicos católicos a escolher entre renunciar à Fé ou perder o emprego. Arruaceiros atacavam os fiéis que saíam da Missa e perturbavam procissões religiosas por todo o país.

Dada a intensa devoção religiosa do povo mexicano, a situação era claramente insustentável. Os católicos já não podiam permanecer passivos.

A resposta católica desenvolveu-se em três etapas principais: uma campanha doutrinária, uma série de boicotes e, quando tudo mais fracassou, a insurreição armada. No centro dessa reação impressionante estava um vigoroso movimento católico, com posições claramente contrarrevolucionárias e uma postura militante.

A liderança

Em 9 de março de 1925, foi fundada na Cidade do México a Liga Nacional de Defensa de la Libertad Religiosa. Um veterano líder católico, o advogado Rafael Ceniceros y Villarreal, assumiu sua direção. Segundo o historiador Jean Meyer, “Ceniceros estava convencido de que a Igreja salvava almas, civilizava a sociedade, inspirava a política, humanizava a economia e moldava a nação”.

Além da Liga, a Asociación Católica de la Juventud Mexicana (ACJM) desempenhou um papel de liderança. Ela foi fundada em 1913 pelo padre jesuíta Bernard Bergöend e inspirava-se nas congregações marianas. Seu lema era “Por Deus e pela Pátria”. Seu objetivo era organizar as forças ativas do país para restaurar a ordem social cristã no México. Seu primeiro presidente foi René Capistrán Garza.

A ACJM estava organizada tanto no âmbito diocesano quanto no paroquial e, com o tempo, passou a contar com mais de 20 mil membros. Concentrava-se na formação doutrinária e em soluções práticas para os problemas da época. Anacleto González Flores, conhecido como “o Mestre”, era indubitavelmente o principal líder intelectual do movimento.

Em maio de 1925, Pio XI concedeu-lhe a Cruz Pro Ecclesia et Pontifice “por seu trabalho em defesa da religiosidade dos católicos mexicanos”. Em 1º de abril de 1927, ele foi capturado e fuzilado por ordem de Plutarco Elías Calles.

Outros aderiram à resistência por meio do trabalho da Unión Católica Mexicana, conhecida como “la U”. Entre as mulheres, havia grupos como as Brigadas de Santa Joana d’Arc e as Piedosas Filhas de Maria.

Tentativas de persuasão não violenta

Em 14 de março de 1925, a Liga publicou seu primeiro panfleto doutrinário. Quase imediatamente, algo extraordinário aconteceu: centenas de milhares de voluntários foram às ruas distribuir o panfleto da Liga aos transeuntes. Desafiando as autoridades, jovens pilotos católicos sobrevoaram cidades em seus aviões, espalhando milhares de panfletos ao vento. Meninos deixavam panfletos nas caixas de correio. Um espírito de cruzada pairava no ar. Todos se sentiam chamados à ação.

O governo Calles respondeu à campanha intensificando a perseguição. A Liga Nacional organizou então um boicote a todos os produtos fabricados pelo Estado. A produção interna entrou em colapso. As vendas de tabaco caíram 75%. Os cinemas permaneceram vazios. O transporte público tornou-se irregular. Ninguém comprava gasolina nem bilhetes de loteria. Em um toque de genialidade, a Liga promoveu o boicote com dezenas de balões de ar quente que traziam nas laterais a palavra “Boicote!” e sobrevoavam as principais cidades. Ao mesmo tempo, a Liga lançou uma petição contra a repressão religiosa, que reuniu quase dois milhões de assinaturas, em uma população de 15 milhões de habitantes.

Em vez de reconhecer a popularidade da Liga, Calles levou a perseguição a um extremo difícil de imaginar. Criou “brigadas antifanatismo”, encarregadas de localizar líderes católicos em todo o país e matá-los sem julgamento. Tornou-se “moda” exibir as cabeças decepadas de líderes católicos e pendurar seus cadáveres em postes de iluminação.

Diante dessa situação, a Igreja fez um poderoso gesto simbólico. A partir de 1º de agosto de 1926, os bispos mexicanos, com a aprovação do Vaticano, suspenderam o culto público no México. Já não havia missas nem sacramentos.

A Cristiada irrompe

Depois de consultar teólogos eminentes e buscar a orientação do Vaticano, os católicos mexicanos pegaram em armas contra o governo. Era o início da Cristiada.

O primeiro confronto entre as tropas federais e os Cristeros ocorreu em 29 de agosto, em Huejuquilla el Alto, Jalisco, e terminou com uma vitória católica decisiva. As revoltas rapidamente se espalharam por Jalisco, Nayarit, Zacatecas, Guanajuato e Michoacán e, em seguida, gradualmente por toda a região central do país.

Um espírito de cruzada dominava o movimento. Assim como seus antepassados cruzados avançavam para a batalha gritando “Deus o quer”, os Cristeros investiam contra o inimigo bradando “¡Viva Cristo Rey!”

As tropas de Calles respondiam com seu próprio grito de guerra: “¡Viva Satanás!” (Viva Satanás!).

Surge um líder militar

Em seus primeiros tempos, a Cristiada obteve resultados variados. Derrotas sucediam-se às vitórias, e os rebeldes enfrentavam dificuldades para controlar os territórios. O exército Cristero era composto sobretudo de camponeses, cheios de Fé e entusiasmo, mas mal armados e sem um plano de batalha claro. Era uma guerra de guerrilha baseada em ataques rápidos seguidos de retirada. Lamentavelmente, poucos integrantes da elite — proprietários rurais, profissionais e outros — aderiram à insurreição.

Os rumos da guerra mudaram em julho de 1927, quando o general Enrique Gorostieta Velarde assumiu o comando do exército Cristero. Gorostieta era militar de carreira e veterano das guerras revolucionárias. Durante muito tempo, muitos comentaristas afirmaram que ele era ateu e que aceitara o posto apenas pelo dinheiro. Essa calúnia já foi completamente desmentida. Ele era um católico fervoroso e aceitou o desafio com espírito sobrenatural.

Gorostieta conseguiu levar organização e disciplina militar à insurreição desorganizada. Unificou os comandos militares e reuniu todas as forças sob a Guarda Nacional. Desde o momento em que assumiu o comando do exército Cristero, os insurgentes derrotaram o exército federal em todas as regiões onde estavam presentes: Jalisco, Michoacán, Colima e Zacatecas.

Inicialmente, a Guarda Nacional contava com 12 mil combatentes. Esse número aumentou para 25 mil em 1928 e atingiu o auge de 50 mil em 1929. Era um verdadeiro exército — bem-organizado, bem-armado e, acima de tudo, motivado. Todos os esforços do governo para esmagar a rebelião fracassaram. Os Cristeros derrotaram divisões inteiras das tropas federais. A vitória parecia próxima.

“Negociações de paz” dominadas pela ganância

Infelizmente, o governo federal conseguiu infiltrar um agente no círculo mais próximo do general Gorostieta. Ele foi traído e morto em 2 de junho de 1929. Está sepultado na igreja paroquial de São Miguel Arcanjo, em Jalisco.

A guerra já se aproximava do fim. As hostilidades terminaram três semanas depois. O embaixador dos Estados Unidos, Dwight D. Morrow, conduziu as negociações de paz. O presidente Calvin Coolidge havia instruído Morrow a pôr fim à guerra para evitar que os interesses dos Estados Unidos no México fossem colocados em risco.

Da mesma forma, a esmagadora maioria dos bispos mexicanos não apoiou a insurreição e retirou seu apoio à Liga. Apesar da feroz perseguição promovida por Calles, eles preferiam uma abordagem conciliatória.

O destino da Cristiada estava selado.

Os “Arreglos”

Em 21 de junho de 1929, foram assinados os Arreglos (acordos), que resultaram em um cessar-fogo imediato, no desarmamento dos insurgentes e em sua “imunidade”. Os termos do acordo foram desastrosos: as leis anticatólicas permaneceram em vigor.

Obedecendo às ordens dos bispos, os Cristeros depuseram as armas. Violando as promessas de imunidade, as tropas federais fuzilaram muitos deles. Cidades que haviam abrigado os Cristeros foram destruídas. A perseguição ao clero prosseguiu — o número de sacerdotes no México caiu de cerca de 4.500, em 1926, para apenas 334, em 1934.

Com efeito, a Cristiada foi um capítulo da luta secular entre a Virgem Maria e a serpente. Houve muitos exemplos de santidade autêntica. As ações do jovem José Santos del Río — canonizado em 2016 — foram imortalizadas no filme Para a Maior Glória. Em 2000, o papa João Paulo II declarou beatos 25 mártires Cristeros. Em 2005, Bento XVI beatificou outros 13 Cristeros, entre eles Anacleto González Flores. Atualmente, há até 40 processos de canonização em andamento para pessoas envolvidas na Guerra Cristera.

A Igreja Católica no México nunca recuperou sua liberdade, pois o governo continua a implementar políticas prejudiciais à Fé. O desafortunado “diálogo” com os inimigos da Fé trouxe apenas infortúnios à Igreja no México.


Fonte: Return to Order — https://www.returntoorder.org/2026/10/the-cristero-war-a-mexican-saga-of-piety-fidelity-and-courage-under-fire

Deixe um comentário