Escrevo estas linhas às 11 horas da noite, 15 de abril de 2019. Diante dos olhos, contemplo perplexo as imagens da tragédia: Notre Dame de Paris ardendo, desabando, em parte, morrendo…

Visitei a catedral em agosto de 2006. Percorri extasiado as galerias, observando atentamente as colunas e os vitrais que entre elas surgiam, enquanto eu avançava no meio da torrente de turistas. Aquele vai-e-vem de pessoas atrapalhava a admiração da igreja!

Cheguei ao fundo da nave principal, atrás do altar-mor. Encontrei um refúgio longe da agitação e do frenesi dos visitantes. Na abóboda, à maneira de uma capela do Santíssimo Sacramento, detalhes coloridos: vermelhos, verdes, estrelas douradas, linhas em tons de azul.

Indaguei a mim mesmo: será que a catedral era toda colorida assim? Ainda não sei responder. Alguns me dizem que ela sempre foi toda branca. Outros afirmam que partes do corpo principal da igreja eram coloridos do mesmo modo.

Ali, num degrau dessa capela colorida, ajoelhei-me e comecei a rezar. Lembro-me de agradecer a Nossa Senhora o fato de poder visitar a Rainha das Catedrais. Ainda de joelhos, voltei-me para trás, em direção à entrada principal. A visão causou-me uma exclamação silenciosa: “Meu Deus!”. Vi, no extremo oposto da nave central, a grande rosácea, iluminada, magnífica! Ali era como se todas as cores se fundissem harmoniosamente. O colorido da capela constituía apenas um reflexo da rosácea…

Aquela visão, tocou o fundo da alma. A Santa Igreja… só ela poderia ter proporcionado algo assim. Como a catedral é bela! Como a Santa Igreja Católica é bela. E eu…

Eu… diante de tudo o que ela é para mim, diante de todas as graças que me vieram por causa da Santa Igreja… Eu, um filho ingrato… O que tenho feito em defesa dela? O que tenho feito para retribuir tantas graças?

Nesse momento, absorto na consideração de tantas maravilhas dela e de tanta ingratidão minha, as lágrimas vieram…

Agora observo as cenas do incêndio. Hoje, todos falaram disso, mesmo os não católicos. Todos lamentavam. Mas só a esta hora da noite parei para ver as imagens terríveis.

Deti-me na fotografia da agulha central de Notre Dame desabando em meio as chamas… e as lágrimas me vieram outra vez.

Parte da catedral foi destruída. Parte da História da Santa Igreja Católica e da Cristandade morreram. Todos os que têm na alma ao menos um pouco de catolicismo deveriam sentir que parte deles também morreu… e chorar!

2 COMENTÁRIOS

  1. Je vous salue ,Marie, pleine de grâces, le Seigneur est avec vous, vous êtes bénie entre toutes les femmes et Jesus, le fruit de vos entrailles, est béni. Saint Mère de Dieu , priez pour nous, pauvres pécheurs, maintenant et à l’heure de notre mort. Ainsi soit-il.
    Esta é a minha humilde homenagem a você Sagrada Virgem Maria, que sempre me acompanhou em todas as minhas missões na Europa e América Latina, guardando e zelando pela minha vida !, hoje já retirado e mais velho continuo em vos confiando e agradecendo cada instante da minha vida.
    Sei que os bons franceses vão restaurar e recompor tua morada em París , assim como eles salvaram minha vida na estrada París – Saint Germain e igualmente no aeroporto Charles De Gaulle. Allons enfants !

  2. Cuando supe por la tv lo del incendio en Notre Dame fui asaltado por varias impresiones y evocaciones, que en si son un mensaje bondadoso de Dios:1. Me afligio fuera una accion perversa terrorista, al poco tiempo supe qye no y esas evocaciones se fueron armonizanfo: Notre Dame: 1. La Caredral simbolo de la gloriosa cristiandad 2. La Catedral de San Luis IX y de sucesores suyos en la monarquia que procuraron seguir su ejemplo 3. La que contemplo la auto coronacion sarilega de Bonaparte, que al final de sus dias vencido y derrotado dijo “Pasan los reyes y los pueblos solo la Iglesia de Dios permanecfe ” 4. La indefectible catedral que respeto la Revoucion Francesayla couna coumuista 5.El escenario del protagonismo heroico de santos y santas como Santa Juana de Arco 5. La receptora del rayo que manifesto la desaprobacion del Cielo a la tergiversacion de los textos del Vaticano II .Notre Dame nos dice no hay mas fuente de salvacion que Nuestro Señor Jesucristo por la mediacion de la Iglesia Catolica, visiblemente o no , 6. A pesar de los errores de escritores franceses parte de lo mas sublime de ellos es cuando alabaron a esta Catedral. 7. Fuenrte de milagros de lsa Sagrada Familia incluso en este incendio al preservar sus sagradas reliquias y la presencia real sustancial del Señor en el Santisimo Sacramento 8. Hasta gobernantes y multitudes no catolicos y no catolicos o no coherentes con su fe son convocados incluso mediasnte esta tragedia a convertirse 9. Catedral que alude en su estructura a la Santisima Virgen Maria abrazando a Francia, al universo 10. Iglesia, Escuela y Biblia de la humanidad por sus pinturas, esculturas y arquitectura.

Deixe uma resposta