Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A viagem de Francisco ao Iraque: um primeiro balanço


Qual foi o balanço da visita do Papa Francisco, entre 5 e 10 de Março, ao Iraque, uma visita histórica, a primeira de um Pontífice a um País do Golfo, muçulmano, de maioria xiita?          

No plano humano, não se pode negar que foi um gesto corajoso, alguns até mesmo disseram temerário. Politicamente, não haverá, provavelmente, grandes consequências. Mas o Papa é o Vigário de Cristo e interessa-nos ​​um balanço a nível religioso. 

No dia 5 de Março, chegando ao Iraque, o Papa Francisco dirigiu-se às autoridades iraquianas da seguinte forma: «Venho como penitente que pede perdão ao Céu e aos irmãos por tantas destruições e crueldades, e venho como peregrino da paz, em nome de Cristo, Príncipe da Paz».

Jesus Cristo é o príncipe da Paz, a verdadeira paz, sob o único Salvador, mas Francisco não mencionou Cristo no seu discurso inter-religioso, feito na planície de Ur, a 6 de Março.      

A 7 de Março, o Papa Francisco esteve em Qaraqosh, onde, em 2014, a catedral foi profanada, as estátuas decapitadas, os livros sagrados queimados. Dirigindo-se aos cristãos deste lugar, o Papa disse: «Olhando para vós, vejo a diversidade cultural e religiosa do povo de Qaraqosh, e isso mostra algo da beleza que a vossa região oferece ao futuro. A vossa presença aqui recorda-nos que a beleza não é monocromática, mas resplandece na variedade e nas diferenças».          

A diversidade cultural e religiosa é indicada, por Francisco, como melhor do que a unidade religiosa, que é considerada «monocromática», mais pobre, porque tem uma só cor. O modelo, portanto, não é a unidade religiosa, nem cristã, nem islâmica. O modelo é a pluralidade religiosa, pois «a beleza não é monocromática, mas resplandece na variedade e nas diferenças». Isto leva à conclusão de que não existe uma religião que salva, mas todas conduzem ao mesmo Deus, que se pode alcançar por diferentes caminhos. Jesus Cristo não é o único Caminho, Verdade e Vida, até Maomé o pode ser, porque Alá, o deus do Islão, não é diferente daquele dos hebreus e dos cristãos. Mas, se assim é, porquê permanecer cristãos num país islâmico, a custo de tantos esforços, de tantos sofrimentos, de tantas perseguições que podem levar à perda de todos os bens e da própria vida?     

Como contrasta esta ideia com as palavras de Nosso Senhor, que, no Evangelho, diz: «Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor» (Jo 10, 14-16)!   

O Papa Francisco falou de Cristo, na homilia da Missa de 7 de Março, em Erbil, afirmando que «só Ele nos pode purificar das obras do mal, Ele que morreu e ressuscitou, Ele que é o Senhor», mas, depois, no fim da Missa, saudando o Patriarca da Igreja Assíria do Oriente, disse: «Obrigado, obrigado, querido Irmão! Consigo, abraço os cristãos das várias confissões: muitos aqui derramaram o seu sangue no mesmo solo! Mas os nossos mártires resplandecem juntos, estrelas no mesmo céu!».  

Existe, pois, um mesmo céu para um mártir cristão e para um mártir islâmico? O paraíso celeste dos cristãos e o terrestre dos muçulmanos é o mesmo? 

Esta não é a religião católica, nem a muçulmana, mas parece ser uma religião diferente, sincretista e humanitária, professada por aquele que é o Vigário de Cristo, mas que não exerce a função de Supremo Pastor da Igreja, que Jesus Cristo lhe confiou.        

Esta é a triste e dolorosa realidade. Não descobrimos esta realidade na viagem ao Iraque. A viagem ao Iraque não acrescentou nada de novo ao que sabíamos, mas o vaticanista John Allen tem razão quando diz que a viagem de Francisco ao Iraque, de 5 a 8 de Março, não é, de facto, «a “maior” viagem papal de todos os tempos, talvez, mas a mais emblemática, aquela que melhor sintetiza o espírito de um papado e a sua mensagem para o Mundo no seu momento histórico».      

Qual espírito e qual mensagem? Infelizmente, parece que o modelo indicado aos crentes de todo o Mundo já não seja Roma, a cátedra da fé infalível, mas o Iraque, a terra que foi de Abraão, mas também da Torre de Babel. E a utopia de Babel reaparece na confusa e dramática época da pandemia.  


Artigo traduzido do Italiano por: DiesIrae

Detalhes do artigo

Autor

Roberto De Mattei

Roberto De Mattei

73 artigos

Escritor italiano, autor de numerosos livros, traduzidos em diversas línguas. Em 2008, foi agraciado pelo Papa com a comenda da Ordem de São Gregório Magno, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja. Professor de História Moderna e História do Cristianismo na Universidade Europeia de Roma, conferencista, escritor e jornalista, Roberto de Mattei é presidente da Fondazione Lepanto. Entre 2004-2011 foi vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Autor da primeira biografia de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulada “O Cruzado do Século XX”. É também autor do best-seller “Concílio Vaticano II, uma história nunca escrita”.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados