Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acidente automobilístico inicia o apogeu nos últimos 20 anos (1975-1995) de vida de Plinio Corrêa de Oliveira


Ao lado do motorista, foi onde se deu o impacto maior do choque entre o carro do Prof. Plinio e um ônibus, a 3 de fevereiro de 1975, na estrada entre as cidades de Jundiaí e Itatiba (São Paulo). Ele se encontrava precisamente no banco dianteiro...
Ao lado do motorista, foi onde se deu o impacto maior do choque entre o carro do Prof. Plinio e um ônibus, a 3 de fevereiro de 1975, na estrada entre as cidades de Jundiaí e Itatiba (São Paulo). Ele se encontrava precisamente no banco dianteiro…

Quando a desgraça chega, abre o portal”, diz um provérbio russo. Ou seja, as desgraças nunca vêm sozinhas: uma chama outra. Assim foi no ano de 1975.

Na estrada entre as cidades de Jundiaí e Itatiba, no Estado de São Paulo, um homem está estirado no asfalto. Ali perto, quatro veículos violentamente batidos. Procura-se ajuda para levar a vítima a um hospital. O dono de um carro diz que não deseja manchar seu estofamento com sangue. Outro é mais explícito: este homem vai morrer, não adianta fazer nada.

Plinio_750203_desastre03Tratava-se de Plinio Corrêa de Oliveira. Vítima de um acidente automobilístico, com várias fraturas, é recolhido a um hospital. E dois dias depois começava a seqüência de operações.

Ele está liquidado, diziam seus adversários. E uma revista de grande tiragem chegou mesmo a demonstrar certo regozijo.

Lembro-me de sua fisionomia pouco antes da primeira cirurgia. Deitado de costas em uma cama hospitalar, a barba por fazer, o olhar grave e decidido, parecia um guerreiro medieval.

Pouco tempo depois, os enfermeiros o vêm buscar, numa maca, para levá-lo à sala de operações. Na porta do elevador, vê um jovem discípulo um tanto abatido: — Então, quinta-feira faremos nossa reunião? — Diz, para o animar.

Mais uma cirurgia, e o Prof. Plinio pôde ir para casa, mas — nova provação — o ortopedista prescreve a imobilidade. Uma cama especial, vinda do hospital, parece um instrumento de tortura: no alto, uma espécie de viga, com uma roldana de onde pende um peso, tracionando sua perna mediante um cabo de aço, por 60 dias.

Dirigindo uma campanha no leito de dor

Plinio_750203_desastre02Nesta situação, ele toma conhecimento de uma ofensiva divorcista contra a família brasileira. Há quem julgue que os promotores tenham querido tirar proveito da sua ausência forçada. Pensavam então que teriam o caminho livre.

E se enganaram. Ainda imóvel em sua cama, ele montou uma campanha. Gravou até mesmo a entonação conveniente para os slogans que os jovens bradariam.

Ele poderia ter dito: “Vou cuidar disto quando me restabelecer”. Não! A campanha foi à rua e constituiu um sucesso. Devido à mobilização da opinião pública, a ofensiva antifamília naquela ocasião foi derrotada no Congresso Nacional.

Enfrentando um “estrondo publicitário”

Ainda todo fraturado, sem condições de atender ao telefone nem de fazer as refeições sem ajuda, pelo portal largamente aberto entraram novas desgraças. Iniciou-se em todo território nacional um possante “estrondo publicitário” promovido pela esquerda, visando o fechamento da TFP. Durante oito meses — oito longos meses de convalescença — 1.923 ataques foram publicados na imprensa. Extenso manifesto, intitulado A TFP em legítima defesa, reduziu a pó os argumentos adversários (Crf. Folha de S. Paulo, 21-29-30/5/1975)

Realmente, foram muitos e graves os infortúnios em 1975. Deles, aliás, só estamos narrando a linha geral; há detalhes pungentes. No entanto, algo brilha especialmente nesse acidente e nos acontecimentos que se lhe seguiram.

foto durante a primeira reunião feita pelo Prof. Plinio após o desastre automobilístico, no Auditório São Miguel da TFP, à Rua Martinico Prado 246, na capital paulista
Foto durante a primeira reunião feita pelo Prof. Plinio após o desastre automobilístico.

Naquela situação ninguém estranharia se o Prof. Plinio se aposentasse ou diminuísse seu ardor combativo: estava com 66 anos, em condições precárias de locomoção. Mas não teve um momento de hesitação: retornou à luta, com decisão. E a retomou como um gigante, com requintes de combatividade e acerto.

“É nos grandes perigos que se revela a grande coragem”, diz um provérbio. Foi na hora de mais essa adversidade que se revelou melhor o ânimo, a têmpera, a fibra, a garra de Plinio Corrêa de Oliveira enquanto verdadeiro guerreiro.

Tinha 20 anos de vida pela frente. Para quem sabe ver, com certeza foram os mais belos de sua existência. Pois, além de terem sido os mais frutíferos — pois sua ação se internacionalizou —, foram os mais árduos e aqueles em que ele exerceu mais notavelmente sua inquebrantável combatividade.

Fonte: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/

Detalhes do artigo

Autor

Leo Daniele

Leo Daniele

201 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados