Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Após denúncia, Médica é demitida por entrar com cachorro na UTI

Por Nilo Fujimoto

2 minhá 13 anos — Atualizado em: 9/1/2017, 9:30:52 PM


A unidade de tratamento intensivo (UTI), em qualquer hospital, é um local dotado de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos para que, com o suporte e tratamento intensivos, tenham possibilidade de se recuperar. É um local de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas.

A UTI foi criada pela necessidade de oferecer suporte de vida, mediante equipamentos altamente avançados, a pacientes agudamente doentes que possuam chances de sobreviver.

Nesse ambiente a introdução de qualquer fator de risco à vida do paciente deve ser rigorosamente impedido, por tal motivo restringe-se ao máximo o contato de pessoas alheias à unidade.

Vem causando polêmica a notícia de que “uma médica [cujo nome não foi revelado] do Hospital Universitário de Taubaté, a 125 km de São Paulo, foi demitida após ser acusada de entrar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com um cachorro. Segundo a diretora técnica do hospital, Maria Auxiliadora Prolungatti César, funcionários e acompanhantes de pacientes relataram que a mulher entrou no quarto reservado para repouso dos médicos, dentro da área da UTI, com uma casinha de cachorro, na qual levava um filhote” [1].

A chefe de enfermagem (do hospital) comentou a uma das testemunhas que “a médica [acusada] estaria ajudando uma amiga de Campos do Jordão (181 km de São Paulo), que cuida de animais de rua, abrigando o cachorro em sua casa” [2].

A médica demitida nega ter introduzido o animal. O caso está sob investigação e qualquer julgamento parece precipitado. Mas, não deixa de levantar novamente a questão do abuso que se faz do trato excessivo dispensado aos animais.

__________________

Notas:
1. “SP: médica é demitida acusada de entrar com cachorro em UTI”, 19/10/2011.

2. “Médica acusada de entrar em UTI com cachorro na bolsa é demitida por justa causa em Taubaté”, 18/10/2011.

Detalhes do artigo

Autor

Nilo Fujimoto

Nilo Fujimoto

99 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados