Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Ataque submarino da Coréia do Norte quase gerou conflito geral


Luis Dufaur

Torpedo norte-coreano que afundou nave sul-coreana.

Relatório da inteligência americana aponta que o ditador comunista da Coréia do Norte, Kim Jong-il, deu a autorização para o ataque que resultou no afundamento da corveta “Cheonan” sul-coreana, informou “The New York Times”.

No afundamento morreram 46 marinheiros da Coréia do Sul. O casco da belonave foi reconduzido à tona e tendo sido possível identificar até os restos do torpedo utilizado pelo submarino comunista.

Foi o incidente mais mortífero desde a Guerra de 1950-1953, e gerou forte tensão internacional.

Medidas diplomáticas e condenações da ONU seguiram-se após a comprovação do crime.

Porém há poucas chances de produzir qualquer resultado, pois o Ocidente teme incomodar a China, verdadeiro sustentáculo da ditadura marxista.

A visita de Kim à “Unidade 586” que teve papel crucial no ataque “teve todas as características de uma congratulação pelo serviço

Nave sul-coreana foi reflotada e a causa foi esclarecida.

feito”, observou Jonathan Pollack, professor no Naval War College dos EUA e especialista no militarismo da Coréia do Norte.
Para Victor Cha, especialista do Center for Strategic and International Studies de Washington, provocações do gênero são procuradas pelo ditador com a finalidade de reforçar sua credibilidade interna.

O procedimento é típico de ditadores que passam apertos. A experiência histórica aponta que casos desses podem subitamente dividir o mundo e precipitá-lo numa guerra de uma extensão inimaginável.

Nesse caso, de que lado ficaria o Brasil, já tão próximo do Irã, aliado muito próximo da Coréia do Norte?

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados