Hélio Viana

Declarações de Chaves: " Não reconheço o Papa como embaixador de Jesus Cristo..." e "Mandei dizer ao Papa que eu tinha meu candidato..."

Se o leitor estiver tendo a paciência de ler este artigo no dia 23 de julho de 2010, não deixe de rezar uma jaculatória pelo cardeal-arcebispo de Caracas, D. Jorge Urosa Savino, que talvez nesse mesmo momento esteja tendo que dar explicações à Assembléia Nacional de seu país sobre “por que condena o socialismo do século XXI” de Hugo Chávez.

Sua convocação partiu do majoritário Partido Socialista Unido da Venezuela. Mas o jornal espanhol “El País” (20/6/2010) informa que o governo venezuelano não estaria contente com o comparecimento do prelado apenas ao Congresso; Hugo Chávez o exortou a dar explicações também ao Tribunal Supremo de Justiça.

Quais são os “crimes” imputados ao cardeal?

Ter declarado em Roma que o presidente Chávez “passa por cima da Constituição” e pretende conduzir o país “pelo caminho do socialismo marxista, que é totalitário e conduz a uma ditadura”.

Ele também é acusado de participação no golpe que derrubou Chávez durante 48 horas em 2002 (desse tipo de golpe que não dá em nada e que a gente fica com séria desconfiança de ter sido promovido pelo próprio governo para depois este sentir-se livre para incriminar quem quer se lhe oponha).

No dia 5 de julho, durante a cerimônia de comemoração dos 199 anos da Independência, Hugo Chávez – na presença do Núncio Apostólico, Mons. Pietro Parolini –, após referir-se ao Arcebispo de Caracas dizendo que “este senhor Urosa é indigno de chamar-se cardeal”, repetiu várias vezes que ele era um “troglodita”.

Dirigindo-se depois ao Núncio, vociferou: “Mande uma mensagem a Sua Santidade: enquanto mandarem estes bispos aqui, lamentavelmente nos sentiremos bem afastados da hierarquia da Igreja católica”.

Chávez – que declarou recentemente não reconhecer o Papa como embaixador de Jesus Cristo, pois, segundo ele, tal embaixador é o povo – num delírio chaveropapista queixou-se ainda do fato de o Sumo Pontífice não tomar em consideração sua opinião sobre quem nomear para cardeal e para bispo: “Mandei dizer ao Papa que eu tinha meu candidato, que é um senhor que deveria ser supercardeal porque o merece”, referindo-se a D. Mario Moronta, bispo de San Cristóbal. Este último, entretanto, apesar de suas posições progressistas, repreendeu o presidente pelas suas palavras e se solidarizou com o Arcebispo de Caracas.

8 COMENTÁRIOS

  1. Estejamos preparados, rezar sem cessar, dia e noite, sermos fiéis a Cristo nas provações que virão! Deus nos guarde! Maria Santíssima interceda por nós! Jesus conosco sempre!
    Vejam esses sites sobre ‘A Nova Ordem Mundial’, chegada do anticristo, A Provação Final da Santa Igreja, muitas revelações em torno da implantação do governo único mundial ditador diabólico – o massacre dos valores cristãos: http://www.reinodavirgem.com.br/vidafutura/provacaofinal.html
    http://acordem.com/blog/9393/
    http://www.acrisemundial.com/ultimahora.htm

  2. Nossa ´poderosa arma é realmente rezar diante da insensatez do Presidente Chavez que de Deus nada entende e crer, muito menos dos seus legítimos representantes aqui na terra.Será que nossa Igreja vai novamente ter em seus sacerdotes,bispos,leigos enfim todos os cristão serão imolados como mártires,em defesa de nossa fé.? Acho muito provável,por isso nos resta, rezar e rezar por nossa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Que Deus nos torne fiel. Salete

  3. “Oh meu Jesus perdoai,livrais-nos do fogo inferno, levai todas as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”

    Oh Virgem De fátima rogai e intercedei pelos pecadores, levando-os à conversão, ao caminho de Deus, derrubai todas as forças do mal junto do poder de Nossso Senhor Jesus Cristo.

    Amém.

  4. Creio que contra um ditador muito conivente até com as FARCs, segundo noticiou o JN ontem, dia 22/07, todo o cuidado é pouco… Pode até matar o cardeal de maneira dissimulada… Rezar e talvez até ceder um pouco porque o candidato que ele que prestar contas a Deus e ao Papa e não vai ficar ao lado desse presidente ditador contra Deus e sua hierarquia… O cardeal que ele incrimina deve ser muito prudente… Até acho que o Papa deveria dar outro encargo para ele tentando defendê-lo e mediando esse conflito, já que a intenção da Igreja nunca foi criar crises, mas resolvê-las. Sugiro muita diplomacia… Até porque esse presidente não tem medo do nosso Deus porque é pagão…

  5. Estevão Diácono, cheio do Espírito Santo, não foi covarde é um heroi em defesa da causa de
    Nosso Senhor, É como o apóstolo Pedro, sacou da espada para lutar em pról da obra de Cristo
    devemos nos unir numa grande cruzada, para defender os princípios morais cristãos, combatendo o inimigo parta de onde partir, sejamos todos imitadores dos bravos mártires cristãos. Vamos em frente Zé Antonio.

  6. Hélio, você deveria ficar feliz por encontrar em pleno sec. XXI um presidente-ditador-teólogo. Seus altos estudos teológicos permitem declarar como DOGMA que o Papa não é o VIGÁRIO de Cristo. Ademais, o presidente-ditador-teólogo é muito cioso do princípio da separação Igreja-Estado e por isso, looonge de querer imiscuir-se nos assuntos de nomeação de um bispo ou cardeal. Ah, se tivessemos um São Gregório VII, para da Idade Média que colocou os pingos nos is a respeito desse assunto colocando de joelhos o imperador alemão Henrique IV, lançando-lhe uma excomunhão.

  7. Como sempre foi, o comunismo não cessa de agir, é uma filosofia diabólica, e o diabo sendo espírito maligno anti-Deus, não dorme, não cansa, está sempre agindo através de seus asseclas, aplicando sempre a teoria Maoista, ” Quando o inimigo nos atacar, nós recuamo. Quando o inimigo recuar, nós o atacamos”. Enganam-se, aqueles que na ilusão, pensam que a derrubada do muro de Berlim, foi o fim do comunismo, não, não foi, foi é abertura para a expansão da filosofia maxista leninista pelo mundo. Jesus Cristo falou que em várias o diabo se apresenta como anjo de luz,, enganado até os escolhidos. Não é com essa roupágem que o comunismo tem se apresentado? usam as liberdades e práticas democráticas para implantar os seus nefastos objetivos, como: PNDNHS…,Brasil, Casamen-
    tos homoxessuais…, Argentina, Apoio a terroristas”” Asfarc” Brasil, Venezuela, tomada de bens da Petrobras,Bolívia, sequestrador, terroristas assaltantes de bancos, candidatos a
    presidentes da República, importadores de sementes de maconhas candidatos a governa- dores de Estados, esse pessoal não é ficha suja?, em fim, a CBB, muitas vezes também cochilou? é difícil concertar mas se pode tentar, estou aqui para ajudar. Avante IPCO.

  8. Rezaremos, sim!
    É chegada a hora da Igreja produzir seus santos? Santo Estevão, lido nos Ato dos Apóstolos seja nosso exemplo, em nada temer por dizer a verdade.
    Nossos Sacerdotes bebem o “Calice da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por mim e por muitos em Remissão dos pecados. Tomai e bebei dele, todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome