anarquismo

Haveria alguma relação entre a agitação de rua e as pichações de muros, de prédios e de casas? Nada a ver, diria algum apressado. Mas espere: peço a este leitor a gentileza de ler este artigo.

Todos na bandeira! Vamos sair daqui’, gritou uma jovem[…] Ao seu comando seis homens e mulheres com roupas pretas, botas de 300 reais […] reuniram-se sob o estandarte vermelho e negro do anarquismo, empunhado por um deles”.

Exclama uma moça: ‘Hoje é o dia mais feliz de minha vida. Conseguimos implantar o caos’.

A depredação do Palácio do Itamaravy, em Brasília, foi iniciada por um grupo de trinta anarquistas. A tentativa de invasão das prefeituras de Fortaleza e do Rio de Janeiro, também. Assim como eram anarquistas os primeiros a se aventurar na invasão da Assembléia Legislativa do Rio, que resultou em móveis e vitrais franceses originais destruídos, com um prejuízo estimado em 2 milhões de reais […] Uma denúncia anônima levou a polícia civil de Porto Alegre a apreender materiais usados para a fabricação de coquetéis molotov na sede da Federação Anarquista Gaúcha […] Os anarquistas são uma minoriua dentro da minoria, mas são os mais organizados”.[1]

O barbudo da foto é o famigerado anarquista Mikhail Bakunin. À esquerda vemos pichadores que se declaram seus adeptos e fazem agitação nas ruas
O barbudo da foto é o famigerado anarquista Mikhail Bakunin. À esquerda vemos pichadores que se declaram seus adeptos e fazem agitação nas ruas

Quando sobra tempo da agitação de rua e assuntos conexos, uma parte dos anarquistas urbanos, dedica-se a uma atividade surpreendente: pichar muros e paredes.

Já tentou ler um pichamento, procurando decifrar o que ele quer dizer? Tarefa quase impossível. Geralmente são frases, fragmentos de frase, rabiscos ou fragmentos de rabiscos, perfeitamente sem sentido, a lhes dizer que ter sentido é coisa sem sentido. São desabafos, de um desencanto profundo com a vida e com a realidade, a se insurgir contra a ortografia, a gramática e o significado das palavras. Para seus autores, é uma forma de protesto.

Os pichadores foram protagonistas no quebra-quebra do centro. Nada melhor que ouvir o depoimento de um pichador, a respeito: “O picho nasceu no movimento punk nos anos 1980 e sempre foi anarquista. O pichador prega a desobediência civil. É (Mikhail) Bakunin (pensador anarquista) na veia“. Na veia significa aí tomado como droga? Ao leitor a resposta.[2]

A disposição ao risco, a obsessão pelas alturas e a desobediência civil sem escrúpulos revelaram uma massa de anarquistas urbanos que há quase três décadas mantém uma relação de agressividade com a cidade: os pichadores.”

Durante as passeatas, os pichadores, que costumam se encontrar em bares vizinhos ao Largo do Paissandu (SP), vindos principalmente de bairros das periferias da cidade, criaram o movimento Pixo Manifesto Escrito, com página no Facebook . Eles picharam as fachadas da Prefeitura, do Teatro Municipal e o monumento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha na Praça do Patriarca, além de participarem de depredações e incêndios. Assim como arriscam cotidianamente a vida para revelar o nome de seus grupos em pontes e monumentos, ontem eles subiram pelas paredes da Prefeitura e nas altas estruturas dos monumentos que foram vandalizados. Nos primeiros protestos, picharam dezenas de coletivos.”

“Atualmente, os mais respeitados são os pichadores que sobem pelo lado de fora dos edifícios para feitos que são considerados mais heroicos quanto mais risco de vida corre o autor. A morte de pichadores que caem dos prédios não é fato incomum no meio.” [3]

Estes anarquistas urbanos, boa parte deles pichadores, constituem como diz Plinio Corrêa de Oliveira uma facção mais rápida na marcha da Revolução. Ele ensina:

Dir-se-iaque os movimentos mais velozes são inúteis. Porém não é verdade. A explosão desses extremismos levanta um estandarte, cria um ponto de mira fixo que fascina pelo seu próprio radicalismo os moderados, e para o qual estes se vão lentamente encaminhando. Assim, o socialismo repudia o comunismo mas o admira em silêncio e tende para ele. Mais remotamente, o mesmo se poderia dizer do comunista Babeuf e seus sequazes nos últimos lampejos da Revolução Francesa. Foram esmagados. Mas lentamente a sociedade vai seguindo o caminho para onde eles a quiseram levar. O fracasso dos extremistas é, pois, apenas aparente. Eles colaboram indireta, mas possantemente, para a Revolução, atraindo paulatinamente para a realização de seus culposos e exacerbados devaneios a multidão incontável dos “prudentes”, dos “moderados” e dos medíocres”.[4]

Portanto, atenção: há uma lógica nesses pichamentos sem lógica.


[1]Veja, 26-7-13.

[2]OESP, 20-6-13.

[3]OESP, 20-6-13.

[4] Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra Revolução, I, cap. VI, c.

14 COMENTÁRIOS

  1. Josias,
    bom quanta pessoas intelectuais nessas postagens
    Incluir
    Anarquismo,comunismo, marxismo tudo em varias e unicas frases referentes ao anarquismo!! senhores sem estudo não se aprende nada!! black block não é um grupo!!!pra saber o que é e o que signifia estudem o que é e depois ai sim podem criticar!!com vossas sabedorias!!

  2. Bem, quando se implanta um regime autoritário de esquerda, tal como o comunismo, os PRIMEIROS a serem eliminados são os anarquistas! São uns “buchas” de canhão, otários e manés, que se imaginam mais espertos que todos e assim vão ensinar a massa ignara, a plebe rude ou seja lá que for que eles pensem!

  3. Se ANARQUISMO fosse desorganização, caos, destruição, crime, injustiça, corrupção… há muito que com os mensalões, Dirceus, arregos, Djilmas, Durões, Passos, Cavacos ou Sócrates , etc.,etc…,”acidentes de trabalho”, “roubos legais” dos políticos e da “representocracia”, desugualdades e violência diária legal ou ilegal, no Brasil, em Portugal ou no mundo inteiro…estaríamos em ANARQUIA e ANARQUISMO…
    E NÃO estamos…! Estamos é em HIER-ARQUIA, em PLUTO-ARQUIA (ou CRACIA), em PODER DO DINHEIRO e das minorias selectas e privilegiadas… De facto a ANARQUIA não tem culpa das VOSSAS burradas e da vossa obediência BOVINA (que me perdoem os bois…) aos poderes do Estado e do Dinheiro… VOCÊS que obedecem a todas as arquias e hierarquias sem nada questionarem sobre o que vem do alto, SIM! … E aí, chegam ao ponto de deixar destruir a nossa comum AMAZÓNIA e plantar a árvore suga-água que é o EUCALIPTO -que tem dado cabo do Sul da Europa, para fornecer pasta de papel barata para o Norte… E tantas outras coisas que fazem das pessoas que ainda tem hábitos de carneiros obedientes, os verdadeiros “tadinhos” deste nosso mundo chamado CAPITALISMO e HIERARQUIA! Continuemos assim que vamos muito bem…!!! (?)

  4. Bom. Eu mesmo conheço uma escola ensina pichar. Só que fazer arte é uma coisa, e depredar é outra. Devemos compreender que: Quem construiu uma casa um edifício quer seu patrimônio limpo, harmonioso e o mais belo possível. mas o que fazem? Invadem e suja tudo, quando não danifica. É repugnante olhar para o Teatro Galpãozinho na 508 em Brasilia. O que se vê são figuras que espelham ódio, confusão e revolta com palavras sem nexo. Bem ao contrario do que espelha as obras harmônicas de uma civilização verdadeiramente cristã. Como cristão como posso aplaudir tal coisa? Pois é clara a intenção com que se fazem tais figuras. É clara a vertente que se desponta entre estes grupos. Os objetivos que estão por traz é uma fomentar a maior de todas as revoluções: a contra o próprio Deus e seus filhos. Quem comanda é sem dúvida Lúcifer com os que se venderam a ele, e que se colocam a seu serviço escondendo sua maldade sob as mascaras da virtude. Dando uma de coitadinhos, inocentes. Inocentes marionetes são os que aplaudem e os defendem, e acabam por promover trais vandalismos. São eles e outros que se beneficiam desta desordem conduzindo o povo a odiar o equilíbrio e a harmônia, cuja porta de entrada para a vida interior de cada um, se dá atreves dessas imagens, que são transmitidas pelos sentidos da visão. Os olhos. E quando cada pessoa absorve tais imagem dando livre consentimento de admiração, a doutrina ali expressa entra em suas faculdades externas a imaginação e memoria deformando as internas a inteligencia e vontade, ficando a pessoa a mercê daqueles que as manipulam. E o afastamento de Deus e a razão principal desta distorção. Que fatalmente, as levará a condenação depois desta vida. São mortos vivos a disseminar o veneno mortal, da revolta contra Deus e o ser humano criado a sua imagem a semelhança. São vitimas do Demônio e dos anjos decaídos espalhados nos ares. Que Deus nos defenda destes inimigos mortais e auxiliados por Nossa Mãezinha do céu demos o nosso testemunho de verdadeiros católicos discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Paz e bem. Salve Maria!

  5. Como está provado, os canalhas são os mesmos em quaisquer épocas. Instalam o caos e depois dão um golpe de Estado. Seja manipulando o Parlamento ou a opinião pública, como quer a D. Dilma, ao aproveitar o momento caótico e propor uma reforma política através de uma nova constituinte(já abortada por pressão de todos os lados). Agora, aproveitando a desinformação quer fazer um plebiscito sobre reforma política, que até onde se sabe, será muito difuso e, portanto, poderá gerar efeitos drásticos e nefastos.
    Ora, poucos brasileiros sabem o que é VOTO DISTRITAL MISTO, PROPORCIONAL, LISTA FECHADA etc!
    Ademais, voltando ao caos, a campanha do desarmamento visava exatamente esse momento!
    Agora, os cidadãos de bem estão desarmados e sem chances de defesa pessoal e de seus familiares e patrimônios, se algo pior acontecer!

  6. @JOEL CARVALHO – DF

    Parte do que eu disse está comprovado nos links abaixo:

    http://arturbenevides.com.br/?p=17360

    A POLÍCIA COMPROVA:

    http://oglobo.globo.com/pais/ex-assessor-da-secretaria-de-relacoes-institucionais-organizou-protesto-diz-policia-8687079

    GILBERTO CARVALHO NEGA:

    http://tnonline.com.br/noticias/esportes/1,196401,18,06,df-nega-quotqualquer-relacaoquot-de-servidores-da-presidencia-com-protesto.shtml

    UM POUCO DA MATÉRIA:

    “Apresentados até sexta-feira no site do grupo como militantes, Mayra Cotta Cardozo e João Vitor Rodrigues Loureiro são assessores da Casa Civil, na Presidência da República.
    Com um vencimento de R$ 7,5 mil, Mayra é assessora especial da secretaria-executiva da Casa Civil. Já João Vitor Rodrigues Loureiro -salário de R$ 5,8 mil- é assessor técnico da subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil.
    Outro criador do movimento é Daniel Gobbi, assessor internacional da Secretaria-Geral da Presidência, com salário de R$ 11,3 mil.
    Gabriel ganhava R$ 3,5 mil quando deixou o governo. O grupo descrevia sua participação na manifestação. “

  7. O anarquismo externado nas ruas, é apenas o transbordo do que já ocorre no comando da Nação.
    Como revelado pela revista Veja e apurado pela Polícia Civil de Brasília, vários cabeças aqui em Brasília estão ligados à Presidência da República, e exercem cargos de confiança. Vários dos jovens que, por exemplo, queimaram pneus em frente ao Estádio Mané Garrincha na sexta-feira que antecedeu a abertura da Copa das Confederações, estariam ligados ao Secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, (de conhecida índole anticristã). Isso é o que apurou, como disse, a Polícia Civil da Capital Federal. Ocorre que, depois de confirmado, houve contato do Palácio do Planalto, e então, o Secretário de Segurança Pública do DF, que é delegado da PF, desmentiu na imprensa. Porém, está tudo confirmado por reportagem investigativa da imprensa local.

  8. Nos bairros de São Paulo vê-se muros (em alguns casos verdadeiros murais) pintados com figuras monstruosas. As deformações são no sentido de exteriorizar revoltas, com esgares que denotam técnica aprimorada na pintura. Creio que deve haver uma escola para isso…, bem….. a chamada “arte moderna” é uma escola, apoiada por uma orquestração misteriosa…,
    Muito bem lembrados os pontos que o articulista faz menção, e o nexo com o Processo Revolucionário que Plínio Corrêa de Oliveira na sua obra mestra -”Revolução e Contra -Revolução” descreve exìmiamente, e tem um papel importantíssimo no Processo. O articulista faz muito bem em colocá-lo em relevo.
    Isso era uma coisa que esvoaçava na minha cabeça, e o articulista pôs preto-no-branco.
    Agradeço.

  9. “Na Europa há o movimento “black bloc”, eles praticam o terrorismo no duro, aqui, trata-se
    do velho “imitol tupiniquim”. Deve-se esse fato a “educação de baixíssimo nível’ que temos
    no nosso BRASIL. Os jovens, hoje, aprendem a NÃO PENSAR, não refletem, tanto é verdade
    que sabe-se muito bem que um adolescente não tem conhecimento suficiente para interpretar um miserável texto. É a minha opinião: “o maior anarquista brasileiro é o (des)governo dilma” uma fábrica de analfabetos úteis à serviço de comunistinhas.
    SEMPRE LEMBRANDO QUE COMUNISMO E MISÉRIA ANDAM DE MÃOS DADAS COM A PROMISCUIDADE, O ANARQUISMO, AS DROGAS, E O CRIME, E QUE, AINDA HÁ AVE RARA QUE
    NÃO VOA, PAZ E BEM À TODOS.”

    É… hoje em dias pessoas como você não pensam e afirmam coisas absurdas. Estes jovens nem devem saber o que é anarquismo, muito menos vocês. Não sou adepto do anarquismo nem do comunismo, mas vocês adoram criticar sem ao menos lerem a obra destas pessoas. Estes jovens enxergam o anarquismo como uma coisa sem regras, mas isso não é anarquismo, eles não sabem o que pensam. Precisam de aulas de história e sociologia, assim como vocês e o ipco.@CARLOS NELSON HORROCKS

  10. Eu acho a pichação um insulto à boa ordem das coisas. Quando eu vejo as pichações tomando conta de um lugar sinto que é pior do que a invasão de ratos. Os ratos deixam sua sujeira material, mas os pichadores são poluidores mentais.

  11. Tudo a ver com o marxismo, cujo ponto mais alto, o prometido “paraíso na terra” coincide com o objetivo anarquista: abolir as fronteiras, a moeda, os governos, a polícia, a religão… Faz lembrar também o tribalismo. Não por acaso, a esquerda adora apontar a vida primitiva indígena como excelente. A Revolução é um verdadeiro funil: lá embaixo, todos eles convergem.

  12. Na Europa há o movimento “black bloc”, eles praticam o terrorismo no duro, aqui, trata-se
    do velho “imitol tupiniquim”. Deve-se esse fato a “educação de baixíssimo nível’ que temos
    no nosso BRASIL. Os jovens, hoje, aprendem a NÃO PENSAR, não refletem, tanto é verdade
    que sabe-se muito bem que um adolescente não tem conhecimento suficiente para interpretar um miserável texto. É a minha opinião: “o maior anarquista brasileiro é o (des)governo dilma” uma fábrica de analfabetos úteis à serviço de comunistinhas.
    SEMPRE LEMBRANDO QUE COMUNISMO E MISÉRIA ANDAM DE MÃOS DADAS COM A PROMISCUIDADE, O ANARQUISMO, AS DROGAS, E O CRIME, E QUE, AINDA HÁ AVE RARA QUE
    NÃO VOA, PAZ E BEM À TODOS.

  13. O anarquismo é uma das táticas utilizadas pelos já conhecidos (lamentavelmente)braços políticos e braços armados dos derivados do marxismo, trotskismo-stalinismo-leninismo ; e outros na versão mas moderna entenda-se por “fórum de São Paulo”,em Brasil, afortunadamente ainda existem personas que analisam bem esse tipo de situação e com sabedoria no assunto podem transmitir a outras o que realmente está detrás de todo isto. Cáos,violência,destruição para conseguir desestruturar qualquer Nação, o interesse desses grupos é a toma total do poder para assim estabelecer seus regimes totalitários, porém existe um detalhe:estão vazios de alma e longe de Fé ou melhor ainda longe de Deus. São efêmeros !!

  14. …Realmente, é uma minoria dentro da minoria, porém demasiadamente barulhenta, depredadora , desordeira e criminosa, e, como tal , deve ser tratada, na forma da lei , penal e cível … sem essa de apenas contemplar olhando-os como ‘coitadinhos’ …. Escalam paredes com tênis especiais, como se fossem aranhas … são profissionais do caos e da destruição do patrimônio público e privado …São doentes mentais … e para esse tipo há instituições como manicômio judiciário ….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome