BosqueUma grande equipe formada por cientistas do U.S. Forest Service (agência doDepartamento de Agricultura dos EUA que administra os 155 bosques e 20 pradarias do país), da Universidade de Harvard (EUA) e de cooperadores concluiu que diante de um aumento de CO2 na atmosfera as árvores responderam com maior eficiência ao aproveitamento da água.

O estudo intitula-se “Aumento da eficiência do uso da água pelas florestas diante do crescimento das concentrações de dióxido de carbono” (“Increase in forest water-use efficiency as atmospheric carbon dioxide concentrations rise”) e foi publicado no jornal “Nature”.

Os líderes da equipes foram Trevor Keenan, da Universidade de Harvard, e Dave Hollinger, especialista em fisiologia das plantas na Northern Research Station do U.S. Forest Service’s. Participaram colegas da Universidade Estadual de Ohio, da Universidade de Indiana e do Instituto de Meteorologia e Clima da Alemanha.

“O Serviço Florestal dos EUA está adquirindo um conhecimento essencial para manter florestas saudáveis e sustentáveis nas mudanças de clima”, explicou Michael T. Rains, diretor da Northern Research Station.

As plantas tiram o CO2 da atmosfera por meio da fotossíntese, num processo acompanhado de liberação do vapor de água das folhas.

A proporção da água perdida comparada com o carbono ganho fornece o índice “eficiência no uso da água”, característica central nos ciclos de água, energia e carbono.

Os cientistas fizeram análises diretas e medições de longo prazo desse processo. Eles encontraram um aumento substancial na “eficiência no uso da água”, atribuída ao aumento do CO2 nas florestas boreais do Hemisfério Norte nas últimas duas décadas.

“Nossas análises apontam que o aumento de CO2 na atmosfera está tendo uma influência direta e inesperadamente forte nesses processos”, revelando um melhor índice de “eficiência no uso da água”.

3 COMENTÁRIOS

  1. Carmen,

    Não precisa ser Doutor para entender tudo isso. Simplesmente estude. É isso que me diferencia de vocês que apoiam idiotices. Não percebem nem o que esse falso instituto deseja com suas ‘notícias’. É com gente como você que contribui para um país ignorante, desigual e pobre. Já vou afirmando que não sou comunista. Antes que comecem com essa baboseira paranoica de comunismo e blá blá blá. Deveriam se preocupar com coisas mais importantes.

  2. E o que isso diz? Que devemos aumentar a concentração de CO2? Mais uma vez, esse site burro (palavra bonita para descrever tudo isso) não sabe o que fala e tenta influenciar os pobres ignorantes que ao invés de estudar se deleitam com esta infâmia. Já ouviram falar de química? de bioquímica? de ponto de saturação? da equação de Michaelis Menten? Aposto que não. Tá na hora de estudar hein!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome