Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Amor de Deus através das coisas criadas. Beleza, harmonia, perfeição


    Continuamos a publicação de trechos do pensamento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira  explanando os princípios e a doutrina da Contra Revolução (*) baseados no ensinamento tradicional dos Papas e na Lei Natural. Alicerces sólidos para a formação da juventude e edificação de um Brasil em oposição às garras da esquerda. (subtítulos nossos).

    Beleza, harmonia e hierarquia: reflexos de Deus na Criação – um poderoso argumento contra o evolucionismo e a teoria fantasmagórica do big bang

      “Deus criou o universo e depois deu ao homem a faculdade de completar vários aspectos da ordem e da beleza universal por meio de sua ação, de maneira que no dizer de Dante todas as coisas são filhas de Deus e as obras do engenho humano devem ser consideradas netas de Deus. Assim, Deus, ao criar o universo, teve em vista um admirável plano de harmonia e beleza, mas deixou a realização de parte desse plano confiada à luzes, ao arbítrio, ao engenho do homem.

     “Para que todo esse plano? Para que todo esse universo de ordem e beleza instituído por Deus?

   “Insisto na ideia de universo de beleza, porque habitualmente em nossos dias se considera de preferência o universo como uma grande máquina de funcionamento perfeito. Assim, quando se fala a respeito da sabedoria do Criador, mostra-se quase sempre como as coisas estão concatenadas de tal forma que elas não se destroem, nem colidem umas com as outras, mas que coexistem com harmonia e mutuamente se apoiam. É uma visão funcional do universo inteiramente verdadeira, por certo, mas que mostra apenas um aspecto que nossa época mecanicista e ultra-técnica mais facilmente compreende.

     “Mas há um outro aspecto do universo relacionado com Deus enquanto causa exemplar, enquanto Ser incriado e infinitamente belo que se reflete de mil maneiras em todos os outros seres que Ele criou. De maneira tal que não há nenhum ser que a um título ou outro não seja um reflexo da beleza incriada de Deus. Mas, sobretudo, a beleza de Deus se revela no conjunto hierárquico e harmônico de todos esses seres de tal maneira que não há, em certo sentido, um modo melhor de conhecermos a beleza infinita e incriada de Deus do que analisando a beleza finita e criada do universo considerado, não tanto em cada ser, mas no conjunto de todos eles.

A Igreja Católica é mais perfeita do que o Cosmos

     Nesses tempos de desfiguração da Santa Igreja operada pela Teologia da Libertação, progressismo, e Sínodo da Amazônia é indispensável ao católico estar sempre recordando que a Santa Igreja é de uma beleza perfeita, é a Jerusalém celeste, o Corpo Místico de Cristo.

      Continua o Prof. Plinio: “Deus se reflete, ainda, em uma obra prima mais alta e mais perfeita do que o Cosmos. É o Corpo Místico de Cristo, a sociedade sobrenatural que veneramos com o nome da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Constitui Ela mesma todo um universo de aspectos harmônicos e variegados, que cantam e refletem, cada um a seu modo, a formosura santa e inefável de Deus e do Verbo Encarnado.

     “Na contemplação, de um lado, do universo e, de outro lado, da Santa Igreja Católica, podemos elevar-nos à consideração da beleza santa, infinita e incriada de Deus”.

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_1958-11-15_Congresso_Ordem_3a_do_Carmo.htm

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados