Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Bispo alerta: Venezuela virou comunista imitando Cuba. Que prelado alerta o Brasil?


Mons.Roberto Luckert, arcebispo de Coro Venezuela é um país comunista
Mons. Roberto Luckert, arcebispo de Coro: Venezuela é um país comunista.

O arcebispo de Coro, Venezuela, Mons. Roberto Lückert, denunciou que sua nação foi convertida “num país comunista” porque seus governantes, primeiro Hugo Chávez e depois Nicolás Maduro, copiaram o modelo cubano, precipitando-a numa profunda crise econômica.

“Este é um país comunista, disse o prelado. O presidente Chávez disse que ia nos ancorar no mar da felicidade cubana. Agora estamos ancorados, e com âncoras de grande profundidade. Eles querem copiar ‘a beleza socialista comunista’ do regime cubano”, alertou o arcebispo, citado pela agência ACI Prensa.

A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo, calculadas em 300 bilhões de barris. Porém, seguindo as pegadas de Fidel Castro, o socialismo destruiu a ordem econômica do país. A inflação atinge patamares que ninguém consegue calcular com certeza.

A nota de maior valor em circulação – de 100 bolívares – equivale a 0, 42 reais. O governo prometeu imprimir uma de 1.000 bolívares ou 4,2 reais, que provavelmente logo será engolida pela inflação.

Segundo o “The New York Times” nem os ladrões querem as notas de bolívares, a moeda nacional.

Famílias de classe média têm que fazer heroísmo para subsistir
Famílias de classe média têm que fazer heroísmos para subsistir.

Dom Lückert lembrou que desde o tempo de Chávez a Venezuela esteve enviando a Cuba “150.000 barris de petróleo por dia”, além de “muito dinheiro, muitos dólares”. Porém, na Venezuela faltam os alimentos, remédios e produtos mais básicos, dos quais a maioria da população necessita.

O arcebispo acrescentou que a Venezuela já não tem nem como enviar dinheiro a Cuba, “porque estamos quebrados economicamente”.

A miséria venezuelana é patética, mas o fanatismo socialista não se incomoda com a desgraça do país inteiro. E o regime de Caracas precede no precipício os governos bolivarianos admiradores do inferno cubano.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados