Dom Virgil Bercea, bispo de Oradea, Romenia
Dom Virgil Bercea, bispo de Oradea, Romenia

Durante o Sínodo geral realizado em Roma, Dom Virgil Bercea, bispo de Oradea Mare, na Romênia, lembrou o sangue vertido sob o regime comunista soviético pelo fato de se professar a fé em Jesus Cristo, noticiou aRádio Vaticana.

“De 1948 em diante os cárceres da Romênia estavam cheios”, disse o prelado à própria Radio Vaticana.

“Os comunistas quiseram destruir a Igreja e os intelectuais para controlar tudo. Essas pessoas deram a vida por Cristo. Os comunistas procuraram pretextos para acusá-los, mas não acharam. A grande culpa deles era de serem católicos. Há ainda pessoas vivas que conheceram isso”, explicou.

Ele acrescentou que esses mártires “por toda parte eram modelares, até conseguiram moderar o comportamento dos guardas que antes os aterrorizavam. (…) Morreram por amor de Cristo, sem arrogância, mas com humildade e com a paz no coração, com serenidade, convencidos de que com seu comportamento iriam atrair a vida e a esperança.

Repressão em Bucarest, 1989, Romênia
Repressão em Bucarest, 1989, Romênia

“Sim, naqueles momentos em que os comunistas haviam conseguido transformar nosso país num grande cárcere do qual ninguém teria podido sair, havia uma grande necessidade de esperança.

“Quando meus pais obtiveram o primeiro rádio, conseguimos ouvir a Missa da Rádio Vaticano. Minha mãe pôs uma Cruz sobre o rádio e vieram muitas pessoas até a nossa casa, e nós nos sentíamos diante do rádio como diante de um altar. No início da liturgia, ficávamos todos em pé; durante o Evangelho – segundo nosso costume – nos ajoelhávamos. Obviamente, não podíamos comungar, não tínhamos sacerdote, mas todos usavam as roupas de domingo.

“Simultaneamente, nossos mártires estavam detrás das grades. Estávamos unidos pela oração: suas orações na prisão e as nossas puxadas pela Rádio Vaticano. Um tio meu que depois foi Cardeal passou 16 anos no cárcere. Quando ele voltou com os cabelos raspados a zero e os olhos esbugalhados, fiquei impressionado com a sua personalidade! Media 1,85m, mas o mantiveram durante três anos numa cela de um metro por um metro e cinquenta, devendo passar o dia todo de pé. Esses mártires estavam expostos ao frio de até -30°… Estas coisas ainda falam, são transmitidas: o sangue dos mártires é semente para o nascimento de novos cristãos”.

Dom Virgil Bercea, bispo de Oradea, Romenia
Dom Virgil Bercea, bispo de Oradea, Romenia

O Sínodo, entretanto, concentrou-se no tema do ecumenismo.

Ele relembrou o espírito e a atitude dos padres do Concilio Vaticano II, iniciado 50 anos antes.

Eles preferiram não condenar o comunismo nem os regimes que martirizavam tão cruelmente os católicos enquanto abriam otimista e imprudentemente os braços aos carrascos.

As corajosas e emocionantes palavras de Dom Virgil Bercea não foram em vão.

Ficaram registradas no Livro da Vida e um dia servirão para julgar todos os crimes do comunismo e todas as omissões e cumplicidades que ele encontrou no Ocidente.

11 COMENTÁRIOS

  1. edgar granata:
    Esse é o holocausto cristão/católico… E poucos falam desse, também, terrível holocausto.

    O Brasil, desgraçadamente, com governantes comunistas e ex-terroristas, está ameaçado por essa gente, com métodos diferentes, avacalhando abominavelmente a F A M Í L I A deixando correr frouxo a bandidagem para depois dar um basta e se apresentar como salvadores da pátria e implantar, como ”recompensa”, o regime comunista.
    Não podemos ficar silentes e nem imóveis essas CRUZADAS acontecendo no exterior e agora aqui no Brasil, mostram a verdadeira vontade do povo, que está farto de tanta mentira…

  2. ADAMIR NIVALDO(MAZZAROLO) ANGHINONI:
    Como sempre a Igreja católica não consegue acompanhar os seus fiéis fervorosos e verdadeiros. Sim, um exemplo claro é aqui no Brasil. A Igreja católica apoia os guerrilheiros comunistas dos anos 60 e 70. Hoje estão no poder e o país vive a pior fase de CORRUPÇÃO jamais vividda. Hoje policial é tratado como bandido e bandido tem toda proteção possivel do estado e das ongs de direitos humanos. Hoje trata-se os cristãos, principalmente, os católicos como se fossem infiéis e forçam pessoas e familias de bem a terem de aceitar crimes ediondos como é o caso do SABORTO e de disfunções sociais como é o caso do CASAMENTO homosexual. Hoje bandido morto significa um POLICIAL PRESO. Nós já vivemos um regime comunista e nem percebemos. Mas ainda podemos retornar, mas para isto necessitamos da ajuda dos lideres da igreja católica e da mesma intensidade ou maior da que eles deram aos protagonistas da guerrilha e atuais governantes deste nosso Brasil.
    E agora espero que os padres, os bispos, os arcebispos e o PAPA decidam apoiar realmente os cidadãos democráticos. Ou será que não aprenderam com tantos disparates cometidos oa redor do mundo apoiando os comunistas a tomarem conta do poder. Que o Espirito santo os iluminem para que desta vez, em relação ao Brasil, tomem uma atitude correta e comecem a apoiar os brasileiros que querem o retorno da verdadeira democracia.

  3. realizações do comunismo pelo mundo
    1)estupro de 5.000.000 de mulheres pelos comunas(comunistas)
    2)assassinato de 100.000.000 de pessoas pelos comunistas
    só isso é o suficiente para mostrar que comunismo não presta

  4. Como sempre a Igreja católica não consegue acompanhar os seus fiéis fervorosos e verdadeiros. Sim, um exemplo claro é aqui no Brasil. A Igreja católica apoia os guerrilheiros comunistas dos anos 60 e 70. Hoje estão no poder e o país vive a pior fase de CORRUPÇÃO jamais vividda. Hoje policial é tratado como bandido e bandido tem toda proteção possivel do estado e das ongs de direitos humanos. Hoje trata-se os cristãos, principalmente, os católicos como se fossem infiéis e forçam pessoas e familias de bem a terem de aceitar crimes ediondos como é o caso do SABORTO e de disfunções sociais como é o caso do CASAMENTO homosexual. Hoje bandido morto significa um POLICIAL PRESO. Nós já vivemos um regime comunista e nem percebemos. Mas ainda podemos retornar, mas para isto necessitamos da ajuda dos lideres da igreja católica e da mesma intensidade ou maior da que eles deram aos protagonistas da guerrilha e atuais governantes deste nosso Brasil.
    E agora espero que os padres, os bispos, os arcebispos e o PAPA decidam apoiar realmente os cidadãos democráticos. Ou será que não aprenderam com tantos disparates cometidos oa redor do mundo apoiando os comunistas a tomarem conta do poder. Que o Espirito santo os iluminem para que desta vez, em relação ao Brasil, tomem uma atitude correta e comecem a apoiar os brasileiros que querem o retorno da verdadeira democracia.

  5. “Assim, se os Bispos de Calcedônia diziam: “Pedro falou pela boca de Leão” – hoje podemos afirmar que Pedro está falando pela boca de Bento XVI. Joseph Ratzinger é o Papa certo para tempos incertos.”

    Leiam o lartigo deste link e entendam por que a Jornada Mundial da Juventude será nossa melhor arma contra esse governo neofascista brasileiro e sua propaganda do pão e circo chamada Copa do Imundo:

    http://padrepauloricardo.org/blog/um-papa-certo-para-tempos-incertos

  6. Caríssimos,
    É bom ler que um bispo romeno destacou a figura dos mártires durante
    o período comunista, cabe lembrar também, húngaros, búlgaros, tchecos
    eslovacos, albaneses, todos enfim, sob o domínio soviético.
    Mas, há que se destacar que, a IGREJA ROMANA, ou, VATICANO, não é
    alheio ao sofrimento imposto aos mártires, há no ritual da missa um
    PREFÁCIO DOS MÁRTIRES, cujo teor destaca o testemunho do martírio.
    Segundo a BÍBLIA PASTORAL, o mesmo encontra-se na pág. 1.564.
    Assim, todos católicos praticantes oram e comungam por todos os que
    foram martirizados.
    PAZ E BEM , À TODOS.

  7. Isto tudo ocorreu porque os países ocidentais foram coniventes. Nos dias actuais onde o COMUNISMO surge com nova face devemos estarmos preparados para realizarmos uma PODEROSA CRUZADA para eliminarmos este CÂNCER MALIGNO de uma VEZ POR TODAS da nossa HUMANIDADE.

  8. Comovente, e contemplar o semblante desse Príncipe da Igreja nos infunde redobradas esperanças de que as portas do inferno não prevalecerão. Folgo em saber, também, que existem brasileiros tão perspicazes como o Sr. Edgar Granata cientes dos objetivos da máfia que nos (des)governa.

  9. Esse é o holocausto cristão/católico … E poucos falam desse , também, terrível holocausto … O Brasil, desgraçadamente, com governantes comunistas e ex-terroristas, está ameaçado por essa gente ….com métodos diferentes … avacalhando abominavelmente a F A M Í L I A … deixando correr frouxo a bandidagem … para depois dar um basta e se apresentar como salvadores da pátria e implantar, como ” recompensa ” , o regime comunista … Não podemos ficar silentes e nem imóveis … essas CRUZADAS acontecendo no exterior e agora aqui no Brasil, mostram a verdadeira vontade do povo, que está farto de tanta mentira …

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome