Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Boa nova: 228 legisladores (EUA) pedem revogar aborto

Por Barcelos de Aguiar

3 minhá 3 anos — Atualizado em: 7/30/2021, 3:03:19 AM


228 Legisladores Republicanos Instam a Suprema Corte a Revogar Roe vs. Wade

Quarenta e quatro republicanos do Senado e 184 republicanos da Câmara exigiram que a Suprema Corte revogasse a decisão histórica sobre o aborto Roe vs. Wade quando os juízes revisarem uma lei do Mississippi durante seu próximo mandato.

Revogar Roe v. Wade

“O Congresso e os Estados mostraram que estão prontos e capazes de abordar a questão de maneiras que refletem os diversos pontos de vista dos americanos e se baseiam na ciência do desenvolvimento fetal e da saúde materna”, escreveram os legisladores em um amicus brief (pdf) para o tribunal datou de quarta-feira.

Em questão no caso está uma lei do Mississippi de 2018 que proíbe a maioria dos abortos após a 15ª semana de gravidez. A lei do Mississippi foi contestada pela Jackson Women’s Health Organization e desde então os tribunais inferiores decidiram contra ela.

O processo dos legisladores chega cerca de uma semana depois que o procurador-geral do Mississippi, Lynn Fitch, pediu ao tribunal superior para derrubar Roe v. Wade para que o estado possa manter sua lei, argumentando que “a conclusão de que o aborto é um direito constitucional não tem base em texto, estrutura, história ou tradição ”e ainda caracterizou a decisão de 1973 como“ perigosamente corrosiva para o nosso sistema constitucional ”. Roe v. Wade decidiu que o aborto é legal antes do que eles disseram ser viabilidade, ou por volta da 24ª semana de gravidez.

“O aborto é fundamentalmente diferente de qualquer direito que este Tribunal já endossou”, escreveu Fitch há uma semana. “Nenhum outro direito envolve, como o aborto,‘ o fim proposital de uma vida potencial ’”.

O líder da minoria no Senado, Mitch McConnell (R-Ky.), O líder da minoria na Câmara, Kevin McCarthy (R-Califórnia), e outros membros da liderança republicana assinaram a petição. Vários dias antes disso, um trio de senadores republicanos – Josh Hawley (Mo.), Mike Lee (Utah) e Ted Cruz (Texas) – apresentou seu próprio relatório.

“Os Estados”, argumentaram os legisladores na quarta-feira, “expressaram o desejo de proteger a vida por meio de um número crescente de leis promulgadas para promover os interesses importantes dos Estados em proteger as mulheres do perigoso aborto tardio, acabando com a destruição de seres humanos vida baseada em sexismo, racismo, capacitação, defendendo a integridade da profissão médica contra a prática bárbara de desmembrar seres humanos no útero, e protegendo bebês prematuros da dor horrível de tais abortos.

Derrubar Roe v. Wade

Durante décadas, os conservadores lutaram para derrubar Roe v. Wade e a decisão posterior da Suprema Corte de 1992, Planned Parenthood v. Casey. Alguns acreditam que a atual Suprema Corte, que tem seis juízes nomeados por presidentes republicanos, é a melhor chance em décadas de ter a decisão anulada ou corroída.

O tribunal agora inclui a adição da terceira nomeada do presidente Donald Trump, a juíza Amy Coney Barrett, que substituiu a juíza Ruth Bader Ginsburg – uma defensora de longa data do aborto – em setembro de 2020.

Um documento jurídico oposto da Organização de Saúde da Mulher de Jackson deve ser entregue até 13 de setembro. Anteriormente, a clínica disse que 50 anos de precedentes e decisões judiciais estabeleceram Roe v. Wade.

“Antes da viabilidade, os interesses do Estado, quaisquer que sejam, não podem se sobrepor aos interesses de uma pessoa grávida em sua liberdade e autonomia sobre seu próprio corpo”, escreveu a clínica em 2020.

Fonte: 228 Republican Lawmakers Urge Supreme Court to Overturn Roe v. Wade (theepochtimes.com)

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

332 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados