Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Breves: Putin perde apoio da Igreja Ortodoxa Ucraniana: repúdio à invasão da Ucrânia

Por Souza Leão

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 3/1/2022, 5:04:27 PM


Enquanto Putin comanda a invasão e os ucranianos resistem fortemente, “considere a dimensão religiosa da crise: Os líderes da Igreja Ortodoxa Ucraniana leais a Moscou denunciaram a invasão russa.” escreve LifeSiteNews.

UOC E UOC-MP CONTRA A INVASÃO: PUTIN PERDE APOIO RELIGIOSO DOS ORTODOXOS

Igreja Ortodoxa Ucraniana denuncia a invasão russa

“A importância deste desenvolvimento não deve ser subestimada. A Ucrânia é uma nação majoritariamente ortodoxa (embora com uma forte presença católica bizantina, particularmente no oeste). Mas a Igreja Ortodoxa lá foi dividida desde que o país conquistou sua independência, com uma Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC) recém-autocéfala (ou seja, autogovernada) para rivalizar com a facção maior afiliada ao Patriarcado de Moscou (UOC-MP).

Não surpreendentemente, a UOC tem favorecido fortemente o governo de Kiev e denunciado o expansionismo russo. Mas o UOC-MP ficou quieto, sem dúvida relutante em causar tensões com seus irmãos em Moscou – até que a invasão começou.

Até o Patriarcado de Moscou …

Agora, a liderança do UOC-MP denunciou a beligerância russa. E até o próprio Patriarcado de Moscou está escolhendo cuidadosamente suas palavras. A Ucrânia é um país religioso, e Putin alienou o maior bloco religioso.

Dois terços dos ortodoxos ucranianos apoiam Kiev

Os resultados podem ser duradouros para a comunidade ortodoxa na Ucrânia. Uma nova pesquisa mostra que cerca de dois terços de todos os ortodoxos ucranianos, incluindo os do UOC-MP, estão do lado da OCU em seu apoio ao governo de Kiev. À medida que os sentimentos patrióticos se fortalecem, o apoio ao UOC-MP enfraquece e a pesquisa mostra uma forte tendência de afastamento do UOC-MP vinculado a Moscou.

***

Rezemos pela Paz, isso significa a retirada incondicional das tropas de Putin do território ucraniano, a indenização do povo martirizado pela tirania da URSS. Por que Putin insiste e ameaça com o arsenal atômico as nações ocidentais?

Nossa Senhora proteja a Ucrânia e poupe os eslavos para o futuro Reino de Maria.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/opinion/putins-invasion-of-ukraine-has-alienated-the-countrys-orthodox-community/

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados