Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Breves: Proibido falar em “guerra”, na midia russa, revela fraqueza de Putin


O povo russo está a favor da guerra promovida por Putin contra a Ucrânia?

Já noticiamos as manifestação anti Putin em mais de 50 cidades russas e muitas centenas de prisões.

https://ipco.org.br/invasao-da-ucrania-russos-protestam-em-50-cidades-contra-putin-1-700-prisoes/

As manifestação em Moscou contra Putin: assista ao video

Não publiquem, não usem a palavra guerra

O Kremlin ordena que cerca de uma dúzia de televisões e jornais usem eufemismos ao relatar a invasão da Ucrânia

“O ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2021, Dmitri Muratov, diretor da Novaya Gazeta, publicou um editorial em vídeo intitulado Contra a Guerra no primeiro dia da invasão russa da Ucrânia. Alguns dias depois, o vídeo foi substituído por uma foto de seu diretor entristecido sob um texto conciso: “Material excluído por ordem da promotoria e Roskomnador (supervisor federal de mídia)”.

Não foi o único meio de difusão punido. As autoridades ordenaram neste fim de semana que cerca de uma dúzia de televisões e jornais russos eliminem todo o conteúdo onde a palavra “guerra” aparece, um tabu para o Kremlin.

“A punição por não obedecer é o bloqueio da web e multas de dezenas de milhares de euros. Nos recursos interpostos por Roskomnadzor, o regulador acusa a imprensa de que “sob o pretexto de mensagens confiáveis, há informações socialmente significativas que não correspondem à realidade” [não estão de acordo com “narrativa” oficial], e dá como exemplo chamando a “operação especial” oficialmente russa de “ataque , invasão ou declaração de guerra”.

Em outras palavras, também na Rússia de Putin, usar a palavra “guerra ” é desinformação. Chame-a de “operação especial”.

Ocultar imagens de soldados russos mortos

Continua a notícia: “Em todo caso, não é o único tipo de censura em um conflito cujas baixas o Ministério da Defesa russo não dá detalhes, que apenas informa que “infelizmente, há camaradas mortos e feridos”. Apenas a Nóvaya Gazeta e alguns outros meios de comunicação ilustram a realidade da guerra com mortos ou veículos e casas destruídos. Mesmo com os combates nas maiores cidades da Ucrânia, dois grandes jornais como Vedomosti e RBK não tiveram uma única imagem de destruição, nem um único fio de fumaça, em seus sites neste domingo.

***

Por que temer a divulgação de imagens sobre a guerra, as destruições e a baixas entre os soldados russos?

Putin será tão popular na Rússia? Está o povo russo ao lado dessa declarada guerra contra a Ucrânia — que resiste heroicamente — ?

E por que fala Putin em armas nucleares como meio de chantagem contra o Ocidente?

Carta de jornalistas e cientistas

(…) “A carta aberta desses jornalistas não foi o único manifesto de um grupo profissional russo contra a guerra. A comunidade científica e os repórteres da área divulgaram outro comunicado em tom ainda mais duro. “As tentativas de usar a situação de Donbas como pretexto para lançar uma operação militar não inspiram nenhuma confiança (…) e, tendo desencadeado a guerra, a Rússia condena-se ao isolamento internacional, a ser um estado pária. Isso significa que nós, cientistas, não poderemos trabalhar normalmente”, denuncia o setor, que alerta que “uma maior degradação cultural e tecnológica está chegando para a Rússia” depois de ter dado “um passo para lugar nenhum”.

***

Rezemos pela brava Ucrânia, repudiemos essa invasão na qual Putin mostra sua face semelhante a Hitler, façamos sentir ao povo ucraniano nossa solidariedade e nossas orações.

Fonte: https://elpais.com/internacional/2022-02-28/prohibido-utilizar-la-palabra-guerra-para-describir-la-invasion-de-ucrania-en-los-medios-rusos.html

Detalhes do artigo

Autor

Mathias de Albuquerque

Mathias de Albuquerque

162 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados