Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Cardeal Parolin, a “sinicização” e a apologia do regime chinês

Por Marcos Machado

3 minhá 6 anos


     O Diário do Povo – jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista da China – tem um braço em língua inglesa: The Global Times que publica uma lamentável entrevista do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

 Comentários chocantes sobre a China comunista

     Courtney Grogan, Cidade do Vaticano, 13 de maio (CNA): O Cardeal Parolin, “saudou a oportunidade da China e a Santa Sé trabalharem juntas para “construir um mundo mais seguro e próspero”. “A perspectiva abre-se para que duas entidades internacionais antigas, grandes e sofisticadas – como a China e a Sé Apostólica – possam se tornar cada vez mais conscientes da responsabilidade comum pelos graves problemas do nosso tempo”.

    É chocante que o Secretário de Estado da Santa Sé faça esses comentários sobre a China comunista – que após o Acordo Provisório com o Vaticano – continua a perseguição aos católicos, demole igrejas e cruzes. Nosso site tem publicado várias notícias dessa implacável perseguição.

O que é a “sinicização”? Colocar os princípios comunistas na Religião

      Resume bem o articulista de CNA: “Desde que chegou ao poder em 2013, o presidente (vitalício) chinês Xi Jinping ordenou a “sinicização” de todas as religiões na China, uma medida que a Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional chamou de “uma estratégia abrangente para controlar, governar e manipular todos os aspectos da religião“.

   Uma espécie de TL que coloca a “fé em um molde socialista infundido com “características chinesas“”. A sinicização consiste em colocar os princípios comunistas chineses na Religião.

   O Cardeal Parolin acha positiva a “sinicização”

     Após tratar de “inculturação” continua o Cardeal Parolin: “Para o futuro, certamente será importante aprofundar este tema, especialmente a relação entre ‘inculturação’ e ‘sinicização’, tendo em mente como a liderança chinesa tem sido capaz de reiterar sua disposição de não enfraquecer a natureza e a doutrina da cada religião”. Como pode o Cardeal Parolin declarar isso contra a realidade dos fatos?

      “Parolin disse que há “uma confiança crescente entre os dois lados” desde que a China e a Santa Sé assinaram um acordo provisório em setembro de 2018 sobre a nomeação de bispos, dizendo que o acordo oferece “esperança de que possamos gradualmente chegar a resultados concretos“”.

Como o Cardeal Parolin vê as reações de católicos, sacerdotes e bispos contra o Acordo Provisório?

     “O Cardeal “Parolin disse ainda que não é de surpreender que haja críticas ao acordo entre a Santa Sé e o governo chinês, pois é isso que “geralmente acontece em questões complexas e quando se enfrenta problemas de grande importância”.

     Ao contrário do que diz o Cardeal, continua a notícia: “O acordo foi bastante criticado por grupos de direitos humanos e alguns líderes da Igreja, incluindo o cardeal Joseph Zen Ze-kiun, bispo emérito de Hong Kong”.

    “Desde que o acordo foi alcançado, tem havido numerosos exemplos de igrejas católicas e santuários sendo demolidos por agentes do governo”.

   “Mais recentemente, na capital da província de Guangdong, o Departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos de Guangzhou ofereceu uma recompensa de 10 mil yuanes (quase US $ 1.500) para informações sobre as atividades de grupos religiosos que poderiam levar à prisão de líderes importantes”.

* * *

   Como católicos, estudiosos das relações da Igreja com os países comunistas, lamentamos profundamente as declarações do Cardeal Secretário de Estado.

     Não há verdadeira liberdade para a Igreja nos países comunistas: prova-o o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em seu livro Acordo com o regime comunista: para a Igreja, esperança ou autodemolição. Obra que recebeu uma elogiosa aprovação do Cardeal Pizzardo, da Sagrada Congregação dos seminários e universidades (1)

https://www.catholicnewsagency.com/news/no-opposition-between-sinicization-and-inculturation-parolin-tells-china-media-56652

 (1) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/1964_161_CAT_A_liberdade_da_Igreja.htm

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados