Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Cardeal Zen, 90 anos em defesa da Igreja na China


“O cardeal Joseph Zen Ze-kiun, bispo emérito de Hong Kong e referência do catolicismo chinês, defensor indomável da liberdade da Igreja, completa hoje 90 anos. Queremos celebrar este aniversário com o testemunho de um dos nossos colaboradores que nos últimos anos teve a oportunidade de o acompanhar de perto.”

Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, bispo emérito de Hong Kong

“Em 13 de janeiro de 1932, Joseph Zen Ze-kiun nasceu em uma família católica em Xangai, hoje bispo emérito de Hong Kong e cardeal, uma das figuras mais proeminentes da cena católica contemporânea. Na virada dos noventa anos, o Cardeal ainda mantém seu espírito indomável e continua as batalhas que o viram engajado ao longo de sua vida.”

A resistência em defesa da Igreja na China

“Todos conhecem seu lado público, as lutas pela liberdade da Igreja na China, as lutas civis em Hong Kong, a insatisfação com a diplomacia do Vaticano nos assuntos chineses. Claro que o Cardeal é tudo isso, mas para quem o conhece de perto também é outra coisa, é uma pessoa de grande simplicidade e acessibilidade, uma pessoa de grande simpatia. (…)

“Muitos o acusam às vezes de não ser equilibrado, mas ele é, pelo menos no sentido dado a essa palavra pelo pensador brasileiro Plínio Corrêa de Oliveira: “O equilíbrio não é a posição de um homem sentado calmamente em uma poltrona. O verdadeiro equilíbrio é o do cavaleiro em seu cavalo, enquanto realiza todas as suas potencialidades com a máxima intensidade”. Se você conhece um pouco o Cardeal, não o imaginaria sentado calmamente em uma poltrona, mas certamente podemos imaginá-lo engajado naquelas batalhas que devem ser travadas para defender seu Deus, sua Igreja, seu povo.” https://lanuovabq.it/it/cardinale-zen-i-90-anni-di-un-guerriero-gentile

Carta elogiosa de Mons. Schneider

“Por ocasião do 90.º aniversário do nascimento de Sua Eminência o Cardeal Joseph Zen, quero agradecer a Deus por ter dado à Sua Igreja, em tempos difíceis, este exemplar Bispo e Cardeal da Santa Igreja. Que Deus recompense abundantemente o Cardeal Zen com os Seus dons celestiais pelo bom combate que empreendeu para defender os fiéis católicos, sobretudo na China, e advertindo contra o comunismo, um dos maiores sistemas políticos da escravidão do mal. Como bom filho de São João Bosco, o Cardeal Joseph Zen empenhou e continua a empenhar as suas forças para defender a verdade e a Santa Igreja de Deus. Ad multos annos, Eminência Reverendíssima!
+ Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maria Santíssima em Astana”

***

O Cardeal Yu Pin e a Resistência católica à Ostpolitik

Também, no século XX, a resistência católica do Cardeal Yu Pin, à política de Paulo VI em relação à China comunista.

Comentou o Prof. Plinio, na Folha de São Paulo:

“… chegou-me às mãos um documento de tal importância sobre a resistência dos católicos à política de aproximação do Santo Padre Paulo VI com os regimes comunistas, que não posso deixar de o levar ao conhecimento dos leitores. Trata-se de declarações do Emmo. Cardeal Yu Pin, Arcebispo de Nanquim, ora reitor da Universidade Católica de Taipé (Formosa). Publicou-as o boletim norte-americano “The Herald of Freedom”, de 15 de fevereiro passado, em despacho da “Religious News Service”.Declarou o Purpurado àquela agência não tomar a sério os rumores de que estariam em curso negociações entre o Vaticano e o regime comunista de Pequim. Acrescentou que “os católicos da China certamente não são simpáticos a esse tipo de atitude” e que o Vaticano não deve esperar que a China comunista modifique sua política anti-religiosa, “nem mesmo por razões de propaganda”.

“Não nos agrada a sermos pacificados por outros” — aduziu Mons. Yu Pin. “Isso se chama oportunismo. Queremos permanecer fiéis aos valores perenes da justiça internacional. (…) O Vaticano pode agir de modo diverso, porém não nos comoveríamos muito com isso. Penso que é ilusória a esperança de que um diálogo com Pequim ajudaria os cristãos do continente (chinês). (…) O Vaticano nada está obtendo para os cristãos da Europa Oriental. (…) Se o Vaticano não pode proteger a religião, ele não tem muita razão para continuar no assunto. (…) Queremos permanecer fiéis ao nosso mandato, mas somos vítimas da repressão comunista. Sob tal aproximação (do Vaticano com a China comunista), nós perderíamos a nossa liberdade. Como chineses, temos que lutar por nossa liberdade.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2074-05-12%20Mais%20um.htm#.YeAzUP7MKMo

***

Dois Cardeais da Santa Igreja, servindo a Nosso Senhor Jesus Cristo na China, se opõem aos Acordos com o PCCh: eles conhecem de perto a realidade da Igreja perseguida e as práticas comunistas de colocarem o Partido acima de tudo.

Nossa Senhora, Imperatriz da China, liberte os católicos daquela Nação das garras do PCCh.

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

330 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados