Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Chile, 50 anos depois: lições da História


Em 1970 subia ao Poder, no Chile, Salvador Allende. A midia alinhada à esquerda celebrava a “vitória” marxista no País irmão.

Em sereno, lúcido e objetivo manifesto a TFP publicou: Toda a verdade sobre as eleições no Chile. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/1970_238_CAT_A_posicao_da_TFP.htm

Brasil, 1970, face à “vitória” marxista no Chine

Não é nosso propósito aqui resumir o Manifesto do Prof. Plinio, facilmente acessível no link acima.

A chamada Terceira Força a serviço do comunismo

Destacamos, a propósito da tentativa de lançar uma “Terceira Via” no Brasil, o trecho abaixo, publicado em 1970:

“O Brasil ficou vendo, no exemplo chileno, a suma nocividade dos grupos de pressão da chamada “Terceira Força“, contra cuja atuação a TFP não tem cessado de alertar a opinião pública, em campanhas que já hoje fazem parte da História. Entre essas campanhas, merece no momento uma especial referência a difusão pelas vastidões de nosso imenso território, do livro “Frei, o Kerensky chileno” (Editora Vera Cruz, São Paulo, 1967), de autoria de um dos diretores da entidade o Sr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira.

“Essa obra teve edições na Argentina e na Venezuela, e repercutiu intensamente na imprensa de toda a América Latina. Escrita com uma notável lucidez de doutrina e de observação, provou, há 3 anos, que o resultado da atuação de Frei seria a vitória da minoria comunista.

Eduardo Frei, recordamos, era o símbolo vivo da Terceira Via. Ficou, para sempre, marcado pelo ferrete de “O Kerensky Chileno”. Lição para o Brasil, 2022!

Continua: “Entre nós, os grupelhos cripto-comunistas e os “sapos” não gostaram”, das denúncias da TFP. A História nos deu razão. Aqui estão os resultados…” acrescenta o Manifesto de 1970.

Lições da História

Terceira Via é a opção dos Kerenskys … rumo ao empodeiramento das esquerdas.

Nossa Senhora Aparecida salve o Brasil dessa chamada Terceira Via … e faça surgir uma grande reação no Chile, um acordar da querida Nação, como fizemos, nós brasileiros, derrotando as esquerdas na ruas e nas urnas.

O Manifesto de 1970 concluia com essas palavras:

Súplica

“Resta-nos pedir a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Chile, que se condoa desse país, querido irmão do nosso. E abra os olhos dos brasileiros para a tremenda nocividade das correntes que se rotulam de a-comunistas, mas estendem a mão ao comunismo.”

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/1970_238_CAT_A_posicao_da_TFP.htm

Detalhes do artigo

Autor

Mathias de Albuquerque

Mathias de Albuquerque

162 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados