Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Como o “metaverso” criará um Inferno virtual na Terra


Um mundo tão solitário, desconectado da realidade e da natureza das coisas, pode alimentar as paixões desenfreadas que odeiam toda restrição moral. Um espaço como este pode rapidamente se transformar de Alice no País das Maravilhas em um asilo de loucos.

(LifeSiteNews) – O próximo passo na revolução cibernética é o chamado metaverso, uma plataforma de computação poderosa que vai além de qualquer coisa conhecida. Está sendo comercializada como sendo a próxima geração da Internet, facilitando intensas experiências individuais e abrindo novos mercados. Alguns temem que o metaverso agrave os vícios que se veem atualmente nas redes sociais. Outros o veem como uma distração altamente prejudicial, especialmente entre os jovens.

No entanto, ninguém considera as implicações morais do projeto. O metaverso prejudicará as almas. Tragicamente, as pessoas não veem razão para envolver Deus e a moralidade em uma invenção tecnológica aparentemente fora do domínio privado da religião. Pior ainda, o clero não dá sinais de reconhecer o problema. Não está nem mesmo em seu radar.

Porém, o problema está aí. O metaverso é um ataque metafísico à cosmovisão da Igreja. Ele oblitera a natureza de um universo criado por Deus e tornará possíveis atos imorais que ofenderão gravemente o Criador.

Um processo de imaginação e destruição

O metaverso deve ser entendido no contexto de um processo de esforço contínuo da modernidade para colocar a humanidade, e não Deus, no centro de todas as coisas.

Na verdade, é uma obsessão da modernidade imaginar novos mundos sem Deus. O Iluminismo introduziu maneiras de levar a realidade ao limite, desenvolvendo novas tecnologias, filosofias e estilos de vida.

Os tempos modernos deram início à glorificação do indivíduo. A sociedade se tornou uma coleção de pessoas, uma “pilha de areia de indivíduos”, segundo Hobbes, cada qual guiado pelo seu próprio interesse e mantido em ordem por um forte estado de direito encontrado em seu Leviatã.

Assim, o individualismo moderno tendeu a destruir as estruturas externas – tradição, costume ou comunidade – que incomodavam o interesse próprio. Destruiu muitos mecanismos morais que facilitavam a prática da virtude em comum. Criou uma ordem acelerada em que o homem se tornou o centro de tudo e a religião foi relegada a um assunto privado.

A pós-modernidade destrói a sociedade

A ordem da modernidade foi destruída pela pós-modernidade da década de 1960, que propôs liberar a imaginação e remover todas as restrições morais. O pós-modernismo levou o individualismo ao extremo por meio do uso de novas tecnologias, filosofias e estilos de vida. A sociedade virou de cabeça para baixo com as drogas psicodélicas, a música rock e a revolução sexual.

Pela mesma lógica em que a modernidade idolatrava o interesse próprio, o individualista pós-moderno torna o “direito” à autogratificação o único direito absoluto – mesmo quando tal comportamento é autodestrutivo. O individualista pós-moderno busca destruir aquelas estruturas internas – a lógica, a identidade ou a unidade – que impedem a gratificação instantânea. As narrativas “desconstruídas” da pós-modernidade isolaram os indivíduos ainda mais e os levaram a criar suas próprias realidades fora de Deus e de Sua moralidade.

No entanto, a modernidade e a pós-modernidade ainda estavam ancoradas de alguma forma em uma realidade externa da qual as pessoas não podiam escapar totalmente. Havia limitações físicas e ontológicas que mantinham a imaginação sob controle. Um homem poderia identificar-se como algo que ele não era, mas aquele desejo não alterava a realidade. Além do mais, seus sonhos não se tornavam óbvios para todos ao seu redor.

Entrando em uma nova fase de percepção da realidade

A introdução do metaverso está alterando essa dificuldade de mudar a realidade. Ela faz parte do que muitos futuristas chamam de Quarta Revolução Industrial.

Seguindo a trilha da modernidade e da pós-modernidade, o próximo passo no processo é a autoimaginação fora da realidade. Os obstáculos que se interpõem a isso são a maneira atual de perceber a natureza, a existência e o ser.

A próxima onda de inovação e tecnologia permitirá aos indivíduos mergulhar em um mundo de sua própria criação. As pessoas tornar-se-ão avatares, ou seja, ciberrepresentações de homens, mulheres, animais ou coisas que “vivem” na ciberesfera. Serão capazes de estar onde quiserem – seja na lua, no topo de edifícios ou “em um campo de unicórnios”. Esta plataforma pode ser habitada por extraterrestres, anjos, demônios ou qualquer coisa que siga as fantasias envolvidas.

As pessoas farão coisas sobre-humanas em que seus atos aparentemente não terão consequências. Embora isso não vá mudar o que existe, cria a poderosa mentira de que a imaginação de uma pessoa é mais real do que a realidade.

Essa enorme plataforma virtual é muito mais do que uma extensão da Internet, que permite às pessoas acessar a rede mundial de computadores. Esta fase irá “incorporar a Internet, colocando as pessoas bem no meio dela”. Neste novo mundo, reina a imaginação.

Não se trata de ficção científica

Este projeto não é ficção científica. Ele é discutido em veículos da mídia do establishment, tal como The Wall Street Journal. Todas as empresas de mídia social estão colocando suas peças no lugar. Mark Zuckerberg acaba de mudar o nome de Facebook para Meta. Para construir este novo mundo, ele investirá US $ 10 bilhões e contratará 10.000 novos funcionários.

“O metaverso será a maior revolução em plataformas de computação que o mundo já viu – maior do que a revolução da mobilidade, maior do que a revolução da web”, disse Marc Whitten, da Unity Software, em artigo de fundo do Wall Street Journal.

Ele propõe um universo paralelo tridimensional de realidade virtual e aumentada, em que avatares digitais se reunirão em números ilimitados. As pessoas serão equipadas com óculos especiais e até mesmo equipamentos táteis avançados que lhes permitirão sentir e tocar coisas remotas em tempo real. Elas poderão misturar o mundo real com o imaginário.

Daren Tsui, executivo-chefe da Together Labs Inc., declara: “A experiência do avatar parecerá tão real que você dificilmente conseguirá distinguir entre uma reunião virtual e uma reunião física. E a experiência virtual será melhor.”

Criando um mundo de ilusão sem consequências

Existem três problemas principais com o metaverso.

O primeiro é que encoraja as pessoas a se desligarem da realidade, criando um mundo delirante, sem consequências ou significado. As pessoas são livres para desafiar a natureza fazendo coisas impossíveis, como caminhar na lua ou assistir a um jogo de beisebol da posição do arremessador. As coisas mais absurdas se tornam possíveis dentro de um mundo imaginário desvinculado da realidade.

As pessoas não estarão mais presas ao tempo e poderão viajar no que imaginam ser passado ou futuro. Até a morte é superada com avatares e algoritmos que conspiram para trazer de volta pessoas que aparentam ser parentes falecidos ou figuras históricas com as quais se poderá conversar e interagir.

As pessoas serão livres para fazer coisas a outros (que podem ou não existir), e até mesmo cortar seus braços sem consequências. No metaverso, toda fantasia, mesmo a mais macabra, poderá se tornar realidade. Assim, ele abrirá espaços obscuros e sinistros que facilitarão atos pecaminosos ou suas simulações.

Um mundo tão solitário, desconectado da realidade e da natureza das coisas, poderá alimentar paixões desenfreadas que odeiam toda restrição moral. Tal espaço poderá se transformar rapidamente de Alice no País das Maravilhas em um asilo de loucos. A intemperança frenética da Internet e das mídias sociais atuais já está causando problemas psicológicos e sociais. Quão mais exponencial será a capacidade do metaverso de afogar as pessoas em frenesis e depressões?

Destruição da identidade

A segunda razão para nos preocuparmos com o metaverso é o fato de igualar identidade com escolha. O paradigma pós-moderno já permite que uma pessoa se identifique como outra coisa. No entanto, essa identificação existe apenas na mente da pessoa iludida. O público, de modo geral, consegue perceber a ilusão.

No entanto, o metaverso muda essa percepção. A pessoa se torna o modelo perfeito daquilo que deseja e não pode ser. Ela não precisa ser uma pessoa, mas pode ser um animal, planta ou coisa. Neste mundo de fantasia, a pessoa não precisa ser um único ser, mas pode ser uma cacofonia de seres sem unidade.

O metaverso torna possível esta mentira de identificar o próprio ser com a liberdade. O filósofo existencialista Jean-Paul Sartre escreveu que “o homem é liberdade”, o que torna as pessoas essencialmente ilimitadas. Sartre disse, em seu livro O Ser e o Nada: “A liberdade nada mais é do que uma escolha que cria para si suas próprias possibilidades”.

O metaverso é a realização dessa ideia distorcida de liberdade que se revolta contra as limitações contingentes da natureza humana. Ele busca transformar os indivíduos nos deuses de suas fantasias.

Demolição da metafísica

Porém, o aspecto mais perigoso do metaverso é a demolição da visão metafísica da vida, que conduz a alma ao Criador.

Todo mundo, inclusive as crianças, se envolvem com a metafísica. A natureza humana, especialmente a alma, exige uma compreensão racional de si mesma e do universo. Assim, uma definição clássica diz que a metafísica é uma investigação filosófica dos princípios e causas finais. Ao se engajar na metafísica, os indivíduos buscam a natureza das coisas que existem e as encaixam em uma visão coerente.

Uma verdadeira visão das coisas torna dolorosamente clara a natureza finita e contingente de cada ser humano. No entanto, ao compreender os desígnios da Criação, as pessoas veem que o objetivo da existência transcende as limitações físicas e sociais. Elas procuram seguir este caminho refletido pela natureza rumo ao Criador. Esse processo confere significado e propósito à vida, à medida que as almas se esforçam para atingir seu objetivo final, que se encontra em Deus.

A revolução transumana

As filosofias que informam o metaverso são contrárias a essa visão metafísica clássica. Não há tentativa de compreender a natureza das coisas, mas apenas a experiência ilimitada de eventos aleatórios. Essa noção “transumana” do mundo entende a humanidade como um processo em constante evolução. Klaus Schwab, o engenheiro do Great Reset, descreve esta próxima fase como a “fusão dos mundos digital, biológico e físico”.

A ideia do metaverso é coerente com a visão de Yuval Noah Harari, autor best-seller do New York Times que escreve frequentemente sobre esses assuntos. Ele vislumbra abertamente um futuro sem alma, livre arbítrio, e um ‘eu’ unificado ou Deus. O seu é um mundo algorítmico de experiências aleatórias onde a pessoa é o que quer que venha a ser. Ele afirma que não existem religiões, mas apenas ficções poderosas como o metaverso, onde as pessoas “criarão mundos virtuais inteiros, completos com infernos e céus”.

Harari não está sozinho em acreditar neste futuro assustador. Ele fala por toda uma ala progressista de cientistas, empresários e acadêmicos do Big Data e do Vale do Silício, todos empenhados na tarefa de mudar a natureza e a realidade humana por meio de artifícios como o metaverso. Eles não fazem segredo de sua rejeição da Criação de Deus e da ordem moral.

Rejeitar o metaverso: uma necessidade

Em face do metaverso que se aproxima, essas preocupações são urgentes. Nem todas as suas aplicações conterão uma dose completa de tais planos destrutivos para a humanidade. No entanto, sua direção geral já leva a um admirável mundo novo sem Deus. Tais conclusões não vêm de teorias conspiratórias, mas dos próprios promotores do metaverso, que as revelam abertamente.

Assim, o metaverso deve ser rejeitado porque sua cosmovisão é contrária à da Igreja. É aflitivo que algo tão grande possa aparecer no horizonte e os pastores das almas tenham tão pouco a dizer sobre o assunto. Na sociedade atual sem Deus, a apostasia da prática da Fé é causada muito mais por tais invenções tecnológicas do que por disputas teológicas abstratas.

Igualmente aflitivo é o fato de as pessoas não desejarem ver aonde tudo isso vai levar. A história mostra que, quando a gente dá rédea solta às paixões, acaba no desespero niilista. A experiência esmagadoramente intemperante do prazer do metaverso acabará exigindo as sensações ainda mais intensas da dor existencialista. Assim, o processo de decadência da modernidade seguirá seu curso completo: do autointeresse à autogratificação, à autoimaginação e à autoaniquilação.

Na verdade, um mundo dominado por delírios, pelo absurdo e pela negação do ser, em que o significado (da vida humana) e seu fim são obliterados e governados por uma bizarra fantasia, deve mudar de nome. Os visionários laicos do metaverso estão projetando na terra, isto sim, um inferno virtual.

Detalhes do artigo

Autor

John Horvat II

John Horvat II

36 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados