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Geralmente pensamos que a publicidade é a chave para criar demanda. A propaganda nos faz conhecer a disponibilidade de produtos. Só que, muitas vezes, esse não é o motivo pelo qual as pessoas compram. Pessoas tendem a comprar de outras pessoas.

O sociólogo David Halpern observa que as redes sociais são muito importantes na condução dos mercados:

“Mesmo no mundo de alta tecnologia dos mercados mundiais (baseado na internet), a maioria dos negócios continuam a ser canalizados não apenas por sinais de preços, mas pelas redes sociais. Pessoas tendem a comprar – e a fazer acordos – com os conhecidos, sejam eles agricultores ou financiadores da cidade. E o almoço de negócios permanece tão onipresente hoje como sempre. O mercado atual é de alta tecnologia, mas ainda não é de ‘alto contato’” (David Halpern, Social Capital, Polity Press: Cambridge, 2005, p. 51) ¹.

 

(Tradução: Fabio Ramos)

¹ Título do livro: “Capital Social”, em tradução livre.

Fonte: http://www.returntoorder.org/2014/04/social-bonds-drives-markets/

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