Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Congresso de “católicos comunistas” intensifica perseguicao à Igreja na China


Wang Zuoan anunciou maior perseguição aos católicos neste ano
Wang Zuoan anunciou maior perseguição aos católicos neste ano.

A China continuará nomeando e sagrando bispos à revelia da Santa Sé, segundo o plano para 2015 da Administração do Estado para Assuntos Religiosos (SARA, em inglês), noticiou a agência UCANews.

A escolha e sagração dos bispos católicos é da alçada exclusiva da Santa Sé.

A sagração ilegal envolve excomunhão imediata de todos aqueles que participam dela, inclusive bispos canonicamente regularizados.

A decisão ilegal e despótica foi publicada no site do SARA como resultado do Congresso Nacional de Agentes de Pastoral realizado em Pequim no final de dezembro 2014.

Nela, o diretor do SARA, Wang Zuoan, anunciou que “2015 será um ano muito importante para o trabalho religioso”.

Wang explicou que esse “trabalho”, que melhor se chamaria de “perseguição religiosa”, “deve ser feito de acordo com os regulamentos religiosos do governo, para promover a vigência da lei e levar em conta a opinião dos fiéis na hora de programar políticas religiosas e diretivas do governo central”.

Em poucas palavras, a religião fica submissa a leis e portarias do socialismo.

Wang Zuoan, um dos chefes da perseguição religiosa na China troca presentes com o metropolita Hilarion do Patriarcado cismático de Moscou engajado em feroz hostilidade contra os católicos ucranianos. Moscou 15-07-2014
Wang Zuoan, um dos chefes da perseguição religiosa na China troca presentes com o metropolita Hilarion do Patriarcado cismático de Moscou engajado em feroz hostilidade contra os católicos ucranianos. Moscou 15/7/2014.

Uma das linhas mestras do plano é apoiar a Associação Patriótica, espécie de cisma promovido há décadas pelo governo maoísta.

Também será estimulada uma Conferência Episcopal capaz de eleger e sagrar bispos ignorando Roma.

Há um punhado de candidatos a bispos desejados pelo governo aguardando a aprovação da Conferência Episcopal. Mas eles não foram aceitos pelo Vaticano, como o Pe. José Tang Yuange, de Chengdu.

O plano oficial comunista também exorta os órgãos católicos a “promover a democracia na organização interna da Igreja Católica”, convite que tem muito eco nos ambientes progressistas do exterior.

Em nome da “promoção da lei”, o plano manda monitorar todas as pessoas que exerçam alguma função na Igreja e obriga instituições religiosas e seminários a abrirem suas contas bancárias.

O plano institui também certificados a serem emitidos pelo governo no Seminário Nacional de Pequim na hora da graduação dos seminaristas em qualquer matéria.

O referido Congresso Nacional de Agentes de Pastoral é composto por bispos, padres e leigos da Associação Patriótica e da Conferência Episcopal em ruptura com Roma. Ele se realiza cada cinco anos.

Em 2010, o Vaticano manifestou “profunda dor” quando se reuniu o 8º Congresso, e alertou o clero e o laicato para não participar dele.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados