Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Convite à reflexão: Pio IX combateu os males de seu tempo


O grande Pio IX combateu e condenou o socialismo e o liberalismo religioso. Enfrentou os males de sua época.

A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos. Ela contém ensinamentos para nossa época muito mais oportunos e mais profundos do que geralmente se pensa.

Dois grandes dogmas combativos

“Em nosso último artigo procuramos mostrar o êxito da energia apostólica do grande Pontífice.

“Quer pela definição do dogma da Imaculada Conceição, feito por meio da bula “Inefabilis” em 1854, quer pela convocação do Concílio do Vaticano e a definição do dogma da infalibilidade papal em 1869, o grande Papa enfrentou aguerrida e resolutamente o naturalismo e o racionalismo do século. 

A despeito da opinião em contrário, de leigos eminentes e até de Prelados, Pio IX julgou que a época era ainda menos propícia do que outra qualquer para uma atitude de impassibilidade sorridente, cujo efeito necessário seria o encorajamento dos maus e o entibiamento dos bons. Com isto, Pio IX, calcando aos pés qualquer falso sentimentalismo, enfrentou decididamente a impiedadeSua energia combativa venceu. Depois da definição do dogma da infalibilidade pontifícia pelo Concílio do Vaticano, a onda do racionalismo naturalista tem decrescido incessantemente, e, se bem que ela ainda conserve formas disfarçadas dignas da maior cautela dos católicos, é certo que ela perdeu aquela agressividade truculenta e blasfema com que se pavoneava nas altas rodas literárias, políticas e sociais da Europa do século XIX.

“Erraria quem pensasse que, agindo assim, Pio IX empregou uma estratégia de cunho exclusivamente pessoal. O que o grande Pontífice fez não foi senão a aplicação, ao seu século, dos tradicionais processos de apostolado da Santa Igreja. A estratégia de Pio IX foi a de todos os Pontífices que se viram em situação análoga à sua e que venceram as grandes crises que assediaram a Santa Igreja no passado.

“E não seria difícil mostrar, que foi idêntica a linha de conduta observada pelos Pontífices que depois de Pio IX se tem sucedido no trono de São Pedro. É a admirável continuidade pontifícia que atesta, de modo flagrante, a assistência indefectível do Espírito Santo aos Papas, através dos séculos. Todos os capítulos da História da Igreja, em todos os séculos, atestam esta admirável continuidade, e proporcionam aos fiéis ensinamentos de inestimável valorÉ o que o estudo do Pontificado de Pio IX demonstra, e o que queremos fazer ainda neste artigo encarando a ação do seu grande sucessor, o imortal Leão XIII.”

***

Que o imortal Pontífice que soube combater o liberalismo religioso, o socialismo e o comunismo vele pela Santa Igreja e a liberte das garras do progressismo e da Teologia da Libertação.

Que ele apresse a vitória da Santa Igreja sobre os seus inimigos no século XXI.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG%20381218_AestrategiaapostolicadeLeaoXIII.htm#.Y-GmIHbMJPY

Detalhes do artigo

Autor

Machado Costa

Machado Costa

55 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!