Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Corrigir erros que nos levaram às portas do comunismo


Numa entrevista para a TV Itacolomi (Belo Horizonte), em 16 de agosto de 1965, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira respondeu à seguinte pergunta: “O senhor acha que seria possível fazer retroceder o avanço do comunismo e do socialismo que se deu até hoje? Não lhe parece que isto é querer que a História volte para trás?”. Os comentários, que muito se relacionam com a atual situação do Brasil,* foram os seguintes:

“Essas perguntas contêm termos que pedem explicações. O que é propriamente ‘voltar para trás’? A vida de um homem não volta para trás? O que é voltar para trás na vida de um homem? Quando um homem erra, quando um homem peca, quando um homem reconhece nobremente seu erro e seu pecado, depois se regenera e volta às ideias ou aos costumes que tinha, ele não volta para trás? Então, quantos episódios da vida dos homens — episódios nobres, elevados, dignificantes — a História registra de homens que voltaram para trás.

A Espanha era cristã. Entretanto foi invadida pelos mouros, e depois de séculos de dominação moura ela recuperou a sua independência. Isso será, por acaso, voltar para trás? Corrigir os grandes erros da História, retificar as grandes catástrofes, isso é voltar para trás? Eu o contesto. Assim como na história dos homens, na história dos povos é possível voltar para trás.

O Brasil foi invadido pelos holandeses, e eles estabeleceram longamente aqui o domínio do herege invasor. Com a expulsão dos holandeses, nós voltamos para trás, isto é, ao estado anterior. Isso não foi um grande feito da história do Brasil?

A História, meus senhores, volta para trás sempre que ela anda mal e os homens corrigem seus erros. Os homens podem corrigir a série de erros que os levaram às portas do comunismo! Duvidar disso seria duvidar da misericórdia de Deus. Seria duvidar da missão da Igreja, que Ela com força e dignidade anuncia a todos os povos.

Sim, eu acredito que os homens podem voltar para trás, desde que se entenda que eles caminharam em rumo oposto a Nosso Senhor Jesus Cristo; mas que, voltando para Nosso Senhor, eles voltam para trás. Nesse sentido, Ele não está apenas na vanguarda, mas também está atrás de todos os caminhos e está também atrás dos maus caminhos, esperando o filho pródigo, esperando o pecador. A História pode voltar para trás”.

____________

(*) A íntegra da entrevista encontra-se disponível no seguinte link:

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/ENT_19650816_TVItacolomiBH.htm

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

550 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados